Em pauta!

domingo, julho 10, 2016

[N! Drops] Jul'2016 #29: diretamente da Máfia do Licor...

A capa da vez.
Nada é fácil...

Por diversas vezes, noticiários de caráter internacional trouxeram à tona ocorrência envolvendo grupos de criminosos mais do que bem organizados, conhecidos como Máfia. Países como a Itália sempre tiveram pontos de interesse nesta temática e, doravante ao fato, muitas obras de diferentes formatos tiveram a citada Máfia como ponto de alicerce em sua histórias. Nisto, obviamente, entra em jogo a animação japonesa também. E esta premissa acaba recaindo muito bem para uma das estreias desta temporada, que o NETOIN! analisará neste momento.

Trata-se de um anime chamado 91 Days. É um trabalho original, orquestrado e trabalhado pelo estúdio Shuka, com Shochiku na produção desta obra. A temática está ambientada em uma cidade chamada Lawless (convenientemente, seu nome em português seria "Pouca Lei"), na qual a produção ilícita de um certo tipo de bebida não apenas mantém a localidade ativa financeiramente, como também os conflitos entre grupos rivais costumam ser mais rotineiros do que quaisquer outra coisa. Seria, literalmente, a Máfia do Licor.

Um jovem protagonista, de nome Angelo Lacuza, estava tendo uma noite normal em casa ao lado de sua irmã e o melhor amigo do mesmo. Após a despedida do convidado, ele e a pequena garotinha acabaram presenciando (às escondidas) uma cena muito forte. Com a sua mãe indo ao chão depois de ser violentamente agredida, a irmã de Angelo foi ao seu socorro (para o desespero dele). Nisto, o rapaz acabou assistindo sua família ser morta covardemente, tudo em virtude da Máfia local. Ele escapou, mas sua vida mudou radicalmente deste ponto em diante.

O antes e o depois do protagonista desta obra.

Tendo adotado Avilio Bruno como sua nova nomenclatura (por razões bem óbvias), ele voltou para Lawless após longos sete anos. Seu desejo é de vingança total e absoluta contra aqueles que acabaram com a sua família. O nome de Nero Vanetti está fresco na mente do protagonista, como sendo o principal mentor da chacina de tantos anos atrás. Ele reencontrou o seu velho melhor amigo, Colteo, convidando-o a vender seu trabalho (um tipo de bebida artesanal muito boa). E após mais uma série de encrencas e desentendimentos, ambos iniciaram uma nova jornada em suas vidas. Contudo, a surpresa maior para o Avilio está justamente em uma das pessoas que ele ajudou a salvar nesta oportunidade.

O primeiro episódio de 91 Days foi muito mais do que satisfatório. Em si, o trabalho técnico (arte, visual, personagens) apresentou-se agradavelmente e convincente em grande nível, dada a ambientação na qual se passa a obra. Os seiyus tiveram uma atuação que seguiu em similar ritmo e, como não podia ser diferente, o repertório sonoro foi extremamente conciso com cada momento do episódio de estreia, mesmo tal sendo bem simples. Em vias de fato, este anime consolidou muito bem a química satisfatória entre enredo e parte técnica, sendo este ponto de grande e irrefutável importância no prosseguimento do mesmo.

Para a minha pessoa, esta foi uma das melhores estreias entre os animes de julho'2016. Não é um tipo de obra na qual a palavra "clemência" parece ser detentora de algum poder ou importância, sendo isto bem visível na personalidade sofrida de seu protagonista, o Avilio. Mas 91 Days tem, desde este momento, ingredientes suficientes para ser aclamado como um dos destaques desta temporada, caso assim se mantenha até o seu final.

Aguardar é preciso...

Momentos...


"O triste e abalado adeus de Angelo Lacuza..."


"Colteo, o melhor amigo do protagonista deste anime..."


"A insanidade de um criminoso..."


"O rapaz, sete anos depois, agora como Avilio Bruno..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!