Em pauta!

quinta-feira, julho 21, 2016

[Especial] "Gentle Jena", de Planetarian...

A capa da vez.
O poder de uma música...

Planetarian está seguindo o seu fluxo. Para a alegria da minha pessoa, o anime está seguindo à risca cada parte do roteiro da novel original, por mais que soe estranho o fato de cada episódio até aqui exibido ter uma duração deveras diferenciada. A atuação dos dois personagens estão chamando a atenção da maneira mais positiva possível, no qual o carisma da robô Yumemi tem enfrentado a seriedade com a qual o humano Junker tem se apresentado.

Diante disto tudo, e com o apelo fortalecido pelo que deverá aparecer no terceiro episódio desta obra, uma música acaba se encaixando totalmente na compreensão entre ambiente e enredo. Ela serve de ligação justa, apaixonante e sentimental, sendo este um ponto de veracidade que se estende desde o lançamento do jogo de Planetarian, no distante ano de 2004. Tal melodia representa todo o escopo das ações da dupla de personagens deste anime. Trata-se de um verdadeiro embate entre a simpatia e a seriedade.

Além do explanado acima, a música em pauta revela também um fator de grande importância, uma vez que ela sensibiliza pelo fato de representar um ser inanimado da obra. A grande máquina do planetário (cuja o Junker está fazendo grandes esforços para consertar) acaba sendo o foco de toda a atenção, sendo Jena o seu nome. Ela era a força motriz das apresentações da Yumemi no passado, antes da guerra que assolou a Terra, a qual faz imensa falta para a pequena robô na atualidade.

O nome da música em pauta é "Gentle Jena" (de tradução aproximada como sendo "Gentil Jena"). Esta melodia faz parte da OST de Planetarian desde que o jogo se fez aparecer, tal como foi citado nos parágrafos acima. Kirasagi Akihiro foi quem elaborou as letras desta melodia tão especial e profunda e, no link citado ao final deste post, tem-se esta música sendo cantada pela YuKi.

Sentimentalmente, as linhas mais acima resumiram perfeitamente o significado central de "Gentle Jena", sendo que a mesma serve de preparo mais do que conceitual para o terceiro episódio de Planetarian. Para a minha pessoa, esta melodia está na lista das mais belas de que se tem nota. E se você aceitar como verdadeira a ideia de que a música em pauta serve como preparação para a sequência do anime, então seguramente serás contemplado por muitas emoções onde, possivelmente, as lágrimas haverão de se fazerem presentes.

Emocione-se...

A Yumemi aguarda pela sua visita no planetário.
"Gentle Jena" com vocal 

"Gentle Jena" e sua letra musical

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Realmente Gentle Jena é uma das músicas mais belas de planetarian. Envolvente, terna, como a própria Yumemi.

    Não conhecia essa versão cantada mas sim outra, feita por um fã e usando a Vocaloid Hatsune Miku, o que achei bastante apropriado. A letra é totalmente diferente, mas também condizente. Aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=Na3C7NknaQ4

    Talvez por estar mais acostumado, mas gosto mais desta versão, por dar a impressão de um robô cantando em um mundo devastado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, escutei a versão que tu aqui colocou o link e me surpreendi positivamente. Gostei muito, mesmo.

      Porém, acredito que "Gentle Jena" possui algo deveras especial em sua melodia e letra. Não sei ao certo, mas é uma impressão que guardo comigo desde longa data.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!