[Informação] Ago2017 #1 - Funimation e Daisuki em pauta ~ Netoin!

terça-feira, 1 de agosto de 2017

[Informação] Ago2017 #1 - Funimation e Daisuki em pauta


Agitação total...

Os serviços de streamings oficiais para animes ganharam novidades de grande interesse no início desta semana, visitante. No caso, fala-se aqui da Funimation (que oferece os seus serviços para o mercado norte-americano) e Daisuki (plataforma japonesa para o mundo, provinda de um acordo local). Assim como ocorre com o Crunchyroll e a novíssima Hidive, as duas plataformas anteriormente citadas como alvo de pauta possuem características próprias que as diferem das demais.

O mercado de animes com exibição via streaming tem apresentado significativo crescimento desde meados de 2013. Com base nisto, houve um aumento (mesmo que tímido perante o avanço de tais serviços) na concorrência em geral, levando os usuários a optarem pela(s) plataformas(s) disponível(is) em suas regiões, que mais se adequam às necessidades de cada para a causa. Contudo, o ano de 2017 já mostrou que o aumento de animes no catálogo da Netflix, alinhada à chegada da Amazon Prime, estão longe de serem considerados como meras "obras ao acaso".

Após tão longa introdução dos fatos à serem explanados, o momento é de elucidá-los para você. Em um primeiro plano, é necessário saber que a Funimation foi adquirida pela Sony Pictures Television. Este informe possui alto nível de impacto, no caso não apenas para o mercado norte-americano como também (e principalmente) para uma possível expansão (em teoria) de seus serviços para outras regiões do globo, como a América Latina. Além disto, é importante ressaltar que a Sony Pictures detém a propriedade do estúdio A-1 Pictures e da distribuidora Aniplex, o que ajuda bastante a reforçar o alicerce por detrás desta aquisição.

Funimation (divulgação).

Atualmente a Funimation detém os direitos para o streaming de grandes hits da animação japonesa e, há poucos meses, possui um tipo de aliança com o Crunchyroll (visando a disponibilidade de obras em comum para ambos, incluindo nisto alguns animes dublados). Contudo, o seu modal de operação é bem diferente daquilo que se tem por mais conhecido no Brasil, uma vez que você paga por episódios (onde valores variam para cada série) e não por uma assinatura que lhe provém um pacote de serviços. Por mais que não seja totalmente sabido se haverá uma expansão da Funimation (embora a hipótese tenha grande força), o dado anteriormente citado tem grande valia (o que poderá ser modificado ou não, dependendo unicamente dos novos gestores da plataforma).

No segundo plano, tem-se o Daisuki. Esta plataforma surgiu em abril de 2013, proveniente de uma joint-venture entre a Ansatsu-DK e seis grandes estúdios de animação japonesa. Poucos meses após, já em 2014, houve a fundação da Daisuki Inc e sua  aliança com a Anime Consortium Japan (ACJ). O seu modelo operacional foi quase que majoritariamente de streaming gratuito ao redor do globo, cabendo aqui uma exceção a algumas séries Gundam mais antigas que, para serem visualizadas, requeriam um pagamento exclusivo para cada um de seus episódios.

O que efetivamente mantinha o Daisuki operacional eram as suas parcerias, com as propagandas colocadas nos streamings e as áreas do site destinadas às vendas de produtos provenientes das séries com exibição na plataforma. A qualidade de seus serviços, na visão deste humilde blogueiro, sempre foram boas e graças à mesma é que foi possível acompanhar animes como One Punch Man e Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans "par e passo" com as suas exibições originais no Japão.

Daisuki (divulgação).

Contudo, em março de 2017 a ACJ passou a ser totalmente controlada pela Bandai Namco (veja a nota original aqui), sendo que esta foi originalmente uma das criadoras da própria Anime Consortium Japan. Sendo bastante enfático, este dado já poderia fazer uma presunção sobre o possível futuro do Daisuki que, não para menos, diminuiu muito a presença de novos animes em seu catálogo (mesmo levando em consideração o fato de que este nunca foi o real foco da plataforma). De toda a forma, neste dia primeiro de agosto, o Daisuki lançou uma nota oficial em seu site sobre o encerramento de suas atividades, previsto para ocorrer em 31 de outubro de 2017 (veja os maiores e importantes detalhes no link ao final deste post).

É muito provável que os dados inseridos no parágrafo acima coincidem com o término do Daisuki, muito embora a minha pessoa não possa dar a mínima certeza neste ponto. A verdade, contudo, está no fechamento de uma das portas oficiais de exibição de animes via streaming. Vai deixar sim uma boa dose de saudades para a minha pessoa, que via nesta plataforma uma boa fonte de acesso gratuito (e legal) às animações japonesas. É compreensível que o ideal por detrás de sua criação possa ter falhado em alguns pontos, mas isso não diminui o impacto negativo a ser deixado com o encerramento de suas atividades.

Desta maneira, nobre visitante, este post sobre o futuro da Funimation e o encerramento do Daisuki acabou sendo direto no seu propósito. É verdade que as empresas com atuação atual nesta área buscarão manter-se e/ou aumentar seus serviços, da mesma maneira que fusões e/ou o surgimento de novas plataformas é algo que não pode ser descartado. Fica válida, assim, a chamada para a troca opinativa e racionalização sobre o tema.

E assim se segue...



Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

  • 0Blogger
  • Disqus

Deixe o seu comentário

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons