Em pauta!

terça-feira, agosto 01, 2017

[Informação] Ago2017 #1 - Funimation e Daisuki em pauta


Agitação total...

Os serviços de streamings oficiais para animes ganharam novidades de grande interesse no início desta semana, visitante. No caso, fala-se aqui da Funimation (que oferece os seus serviços para o mercado norte-americano) e Daisuki (plataforma japonesa para o mundo, provinda de um acordo local). Assim como ocorre com o Crunchyroll e a novíssima Hidive, as duas plataformas anteriormente citadas como alvo de pauta possuem características próprias que as diferem das demais.

O mercado de animes com exibição via streaming tem apresentado significativo crescimento desde meados de 2013. Com base nisto, houve um aumento (mesmo que tímido perante o avanço de tais serviços) na concorrência em geral, levando os usuários a optarem pela(s) plataformas(s) disponível(is) em suas regiões, que mais se adequam às necessidades de cada para a causa. Contudo, o ano de 2017 já mostrou que o aumento de animes no catálogo da Netflix, alinhada à chegada da Amazon Prime, estão longe de serem considerados como meras "obras ao acaso".

Após tão longa introdução dos fatos à serem explanados, o momento é de elucidá-los para você. Em um primeiro plano, é necessário saber que a Funimation foi adquirida pela Sony Pictures Television. Este informe possui alto nível de impacto, no caso não apenas para o mercado norte-americano como também (e principalmente) para uma possível expansão (em teoria) de seus serviços para outras regiões do globo, como a América Latina. Além disto, é importante ressaltar que a Sony Pictures detém a propriedade do estúdio A-1 Pictures e da distribuidora Aniplex, o que ajuda bastante a reforçar o alicerce por detrás desta aquisição.

Funimation (divulgação).

Atualmente a Funimation detém os direitos para o streaming de grandes hits da animação japonesa e, há poucos meses, possui um tipo de aliança com o Crunchyroll (visando a disponibilidade de obras em comum para ambos, incluindo nisto alguns animes dublados). Contudo, o seu modal de operação é bem diferente daquilo que se tem por mais conhecido no Brasil, uma vez que você paga por episódios (onde valores variam para cada série) e não por uma assinatura que lhe provém um pacote de serviços. Por mais que não seja totalmente sabido se haverá uma expansão da Funimation (embora a hipótese tenha grande força), o dado anteriormente citado tem grande valia (o que poderá ser modificado ou não, dependendo unicamente dos novos gestores da plataforma).

No segundo plano, tem-se o Daisuki. Esta plataforma surgiu em abril de 2013, proveniente de uma joint-venture entre a Ansatsu-DK e seis grandes estúdios de animação japonesa. Poucos meses após, já em 2014, houve a fundação da Daisuki Inc e sua aliança com a Anime Consortium Japan (ACJ). O seu modelo operacional foi quase que majoritariamente de streaming gratuito ao redor do globo, cabendo aqui uma exceção a algumas séries Gundam mais antigas que, para serem visualizadas, requeriam um pagamento exclusivo para cada um de seus episódios.

O que efetivamente mantinha o Daisuki operacional eram as suas parcerias, por meio de propagandas colocadas durante os streamings e, também, com áreas do site destinadas às vendas de produtos provenientes das séries com exibição na plataforma. A qualidade de seus serviços, na visão deste humilde blogueiro, sempre foram boas e foi graças a tal que a possibilidade (oficial) para acompanhar animes como One Punch Man e Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans, "par e passo" com as suas exibições originais no Japão, acabou sendo real.

Daisuki (divulgação).

Contudo, em março de 2017 a ACJ passou a ser totalmente controlada pela Bandai Namco (veja a nota original aqui), sendo que a Bandai foi originalmente uma das criadoras da própria Anime Consortium Japan. Enfaticamente, este dado já poderia fazer uma presunção sobre o possível futuro do Daisuki que, não para menos, diminuiu muito a presença de novos animes em seu catálogo (mesmo levando em consideração o fato de que este nunca foi o real foco da plataforma). De toda a forma, neste dia primeiro de agosto, o Daisuki lançou uma nota oficial em seu site sobre o encerramento de suas atividades, previsto para ocorrer em 31 de outubro de 2017 (veja os maiores e importantes detalhes no link ao final deste post).

É muito provável que os dados inseridos no parágrafo acima coincidem com o término do Daisuki, muito embora a minha pessoa não possa dar a mínima certeza neste ponto. A verdade, contudo, está no fechamento de uma das portas oficiais de exibição de animes via streaming. Vai deixar sim uma boa dose de saudades para a minha pessoa, que via nesta plataforma uma boa fonte de acesso gratuito (e legal) às animações japonesas. É compreensível que o ideal por detrás de sua criação possa ter falhado em alguns pontos, mas isso não diminui o impacto negativo a ser deixado com o encerramento de suas atividades.

Desta maneira, nobre visitante, este post sobre o futuro da Funimation e o encerramento do Daisuki acabou sendo direto no seu propósito. É verdade que as empresas com atuação atual nesta área buscarão manter-se e/ou aumentar seus serviços, da mesma maneira que fusões e/ou o surgimento de novas plataformas é algo que não pode ser descartado. Fica válida, assim, a chamada para a troca opinativa e racionalização sobre o tema.

E assim se segue...



Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!