Em pauta!

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Análises em Geral - parte #46: o início saudosista de Ano Natsu de Matteru

Ano Natsu de Matteru.
A primeira temporada de animes neste ano já tem reservado as suas surpresas. Desde títulos que procuram manifestar um direcionamento restrito a um gênero específico, até chegar às obras que visam o divertimento descompromissado, tudo tem colocado o início de 2012 em patamar satisfatório. O espaço para sentimento de saudosismo está garantido, por intermédio de um anime que busca trazer um pouco daquilo que se fez mostrar no início da década passada, mas de uma forma que tende à ser diferente em algum ponto. Tal como se fez mostrar neste humilde blog ainda em outubro'2011, Ano Natsu de Matteru é o anime desta temporada que está trazendo à tona a fórmula que fez Onegai Teacher e Onegai Twins serem conhecidos e reconhecidos. Neste momento, a questão está em saber como o anime se saiu em seus três episódios iniciais. Este blogueiro irá dar uma opinião à respeito desta obra animada em seu período inicial. Saudosismo bem-vindo...
O olhar e modo de ser da Morino-senpai presentes
fielmente na Remon...
Logo no início do primeiro episódio, Ano Natsu de Matteru deixou no ar a impressão de que poderia se tratar de uma versão mais atualizada de Onegai Teacher, mesmo levando-se em consideração algumas pequenas diferenças. Entretanto, no decorrer dos fatos, o anime foi demonstrando ter um algo à mais em comparação com a série que está completando dez anos de sua exibição original. Absolutamente tudo se faz combinar com as aventuras da Mizuho-sensei, Kei-kun e companhia. Em Ano Natsu de Matteru, o jovem protagonista não possui uma doença mas acaba por adquirir algo similar, em virtude de uma queda que ele sofreu após uma nave espacial cair com tudo na Terra. Kirishima Kaito passou à ter a sua vida transformada até certo ponto, pela vinda da Takatsuki Ichika. Enquanto ele é bem resguardado e quieto, tendo na filmagem o seu hobby, a moça aparenta ser um pouco atrapalhada, mais pelo fato de desconhecer o local e a situação na qual está se envolvendo do que qualquer outra coisa. Os personagens que se fazem apresentar na sequência conseguem se diferenciar dos protagonistas deste anime e, de certa forma, dos outros presentes nas séries da década passada. A jovem Tanigawa Kanna possui um comportamento de autocrítica presente, além de ter uma queda visível pelo Kaito. Kirishima Nanami é a irmã mais velha do protagonista e responsável por ele, uma vez que eles perderam seus pais. O rapaz de nome Ishigaki Tetsurou tenta fazer com que a Nanami e o Kaito se juntarem, por conhecer os sentimentos da moça ( mas sempre a cutuca por certas razões ). A Kitahara Mio aparenta ser um verdadeiro doce de garota, mas tem forte tendência à fazer ligações sexuais de tudo que lhe é dito. O cérebro do grupo ( título atribuído ao seu poder de presença ) é a Yamano Remon, dona de pouca fala e de ação bem cautelar.
Inocência? Fanservice? Apenas um momento para se descontrair...
Ano Natsu de Matteru não tem procurado apenas resgatar uma fórmula já usada, mas sim apresentá-la de forma igualitária quando usada pelas séries Onegai já citadas. A afirmativa se faz justificar pelo modo como os personagens interagem, da forma como se comportam e, sobretudo, das situações nas quais acabam se envolvendo. Importante salientar que tudo tem ocorrido com naturalidade, bem previsível. Interessante notar que a Remon possui não apenas o comportamento idêntico ao da Morino Ichigo, como também suas expressões faciais e falas se enquadram perfeitamente às usadas pela presidente do Conselho Estudantil de Onegai Twins. Isso até pode ser classificado como um demérito para o anime mas, dada a base mostrada, acaba sendo um ponto positivo ( especialmente para quem nunca viu Teacher ou Twins ) por resgatar a figura de uma personagem que marca por sua soberba e poder com as palavras, o que faz qualquer um tremer perante a uma ameaça ( de qualquer espécie ) feita por ela. Um ponto de reflexão está no impacto à ser causado pelo anime. Justifica-se isso naquilo que foi gerado em 2002 e em 2003 pelas séries Onegai, mas que dificilmente pode-se aplicar no ano presente. Por usar de uma fórmula extremamente conhecida ( regada ao fanservice e à comédia romântica ), é possível que Ano Natsu de Matteru seja mal visto ou apenas encarado como uma cópia das citadas séries. Mas aí pode existir um erro fatal, pois o anime tem mostrado qualidade no seu repertório e, em seu início, tem inspirado grande confiança para o seu prosseguimento. Se for analisar o fanservice isoladamente, Ano Natsu de Matteru está ainda distante do que foi mostrado em Onegai Teacher. Caso haja algum receio, é bom salientar que a probabilidade do dito fanservice crescer no anime existe mas, talvez, não chegando ao que se pôde notar em Teacher e em Twins. E mesmo que chegue em tal patamar, a concepção enraizada de Ano Natsu de Matteru está distante daqui há dez anos atrás... Objetivamente
Da esquerda para a direita: Mio, Tetsurou, Kanna, Kaito, Ichika,
Remon e o mascote da série, Rinon.
Analisando diretamente, é justo e perfeitamente saudável concluir que o anime em questão tem provado seu valor neste seu início. Por mais que o mesmo possa não agradar ( por estar preso fixamente em valores de animes transmitidos dez anos atrás ), os pontos positivos existem ( não são poucos ). É possível que algum drama ou passagens condizentes à um romance possam tomar parte de Ano Natsu de Matteru em algum ponto mas, de momento, o anime tem conseguido sobressair-se ao seu modo. As imagens que remetem às lembranças deixadas por Onegai Teacher e Onegai Twins estão presentes mas, até aqui, em uma proporção um tanto quanto abaixo do que se fazia presumir há algum tempo atrás. Impossível não elogiar o padrão visual adotado para este anime. Poderia imaginar-se que a questão prioridade fosse reinar mas, felizmente, Ano Natsu de Matteru tem recebido um acabamento muito positivo, seja ele aplicado ao cenário ou no design dos personagens. Acusticamente o anime pode ser enquadrado como normal ( com ótimos temas de abertura e de encerramento ) sem causar alarde ou alvoroço mas, talvez, alguma insert song possa aparecer para fazer tal cenário mudar. Um início aprovado. Para um anime que promete doze episódios em seu total, há coisas ainda para acontecer. E na visão deste blogueiro, Ano Natsu de Matteru poderá se consolidar como um dos melhores não apenas da presente temporada, como também do ano. Aguardar é preciso. [ made in NETOIN! ] ----------------------------------------------------------------------------------------------- Visite o site oficial de Ano Natsu de Matteru, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

7 comentários:

  1. esse anime ainda tá passando no japão?

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Lala, o anime está em exibição, sendo pertencente da atual temporada.

    Seu encerramento está previsto para o mês de março.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. é uma serie interessante a ponto de ser nostálgica, bem desenhada, parece que que vai agrada muito os fãs de Onegai com as sua semelhanças, mas parecer que vai ter um arco romanto mais complexo que seus antecessores.

    apos os primeiros 3 episodios eu ja me arisco dizer que a formula do sucesso vai ser no drama pessoal de cada personagem de AMAR e não ser amado.

    Yamano Remon vai assisti tudo de camarote e jogar isso no cara do povo no final...

    Kitahara Mio gosta do Ishigaki Tetsurou que este gosta da Nanami que esta gosta do Kaito Takatsuki que este gosta da Takatsuki Ichika que esta mesmo que goste do Kaito não vai ficar com ele porque não vai pode ficar na terra...

    a gravação que eles vão fazer juntos vai ser o que vai desperta a coragem de deixar este sentimento mais claro mas mesmo sem ninguem se declarar para ninguem cada um vai entender que Estar gostando de alguem que gosta da outra pessoa e seus sentimentos não vão ser correspondidos.

    enfim (lembra um pouco o anime: Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai) que passou em 2011.
    (ao menos esta é minha previsão)

    ResponderExcluir
  4. Finalmente alguém falando bem da série, já estava quase achando que estava sozinho nessa (até meu mestre me abandonou). A fórmula é a mesma, mas está sendo utilizada de maneira que combine mais com o gosto do público recente (que inclui eu e uma galera ai) sendo assim não acho que seja falta de criatividade ou nada do tipo.

    ResponderExcluir
  5. Ao assistir esta série, pude identificar em cada personagem um paralelo com os personagens de Onegai Teacher, mas isso de maneira nenhuma foi negativo, aliás me diverti muito com esta série.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de dizer aqui que sim Ichigo Morino e Remon Yamano, são a msm pessoa, a base para isso esta na própria doença q Ichigo tem, algumas falas de Remon e o final de onegai teacher e tbm o de ano natsu metteru além do fato delas terem o mesmo comportamento a mesma voz, os mesmos gostos e obsessões e a mesma aparência apenas com algumas diferenças de evolução gráfica normais para animações com 10 anos de diferença, pois bem vamos aos SPOILERs: Ichigo tem Tetai, a msm doença de Kai-kun, porem nela os efeitos foram maiores fazendo com q seu corpo envelhecesse ainda menos do q o de Kai--kun (kai ficou em torpor por 3 anos enquanto ichigo ficou por 6 anos) e nada impede q após onegai teacher e onegai twuins ela possa ter ficado parada novamente e assim se mantendo ainda na forma de uma colegial e ai é um ponto legal, varias vezes Remon tenta dizer q é mais velha do q parece ser e depois desconversa ate q em certo momento ela encontra a irmã de um de seus amigos e em conversas elas falam q estudaram juntas no passado e essa irmã do amigo questiona o q Remon ainda esta fazendo no colégio... continua....

    ResponderExcluir
  7. continuação... o lance é q essa irmã do amigo é casada e ja tem la seus 30 e poucos anos e se estudaram juntas faz com q Remon tbm tenha essa idade q seria explicada pela doença de Ichigo, mas então pq Ichigo estaria no colégio ainda e pq mudaria seu nome para Remon Yamano? isso tem a ver com o final de ambas a series, no final de onegai teacher (OVA) Ichigo não chega a descobrir q a professora Mizuho é uma alienígena, porem ela viu a nave da mãe de Mizuho decolar por traz das montanhas onde seria o lago em q as naves ficam escondidas, em onegai twins Ichigo volta a ter uma experiência incomum fotografando um fantasma e ela acaba sempre se gabando dessas coisas então vamos para Ano Natsu Matteru para finalizar; em ano natsu matteru Remon diz algumas vezes q a amiga deles é uma alien e que ela, Remon, é fundadora da MIB (isso mesmo homens de preto, organização de controle extraterrestre) e que teria q prender a amiga Takatsuki, mas ela sempre acaba dizendo q é brincadeira... e durante o momento q eles estão procurando o local onde estão as evidencias de que no passado ja houveram contatos de outros aliens (contato entre Mizuho e Kai-kun) para q Takatsuki e Kaito possam defender sua permanência na terra é Remon q mostra a localização desse lugar q por sinal é idêntico ao lago onde a Mizuho de onegai teacher deixava sua nave e tbm o msm lugar de onde Ichigo viu a nave da mãe de Mizuho partir por de trás das montanhas, logo Remon conhecia o lugar pq ela é Ichigo e viu a nave decolar de lá, após esses acontecimentos para tentar ajudar Takatsuki e Kaito, Remon revela q ela realmente fundou a MIB (homens de preto) no Japão e usa de seus recurso para tentar ajudar seus amigos, no final (OVA) de ano natsu Remon esta investigando as naves q consegui para poder inserir a terra na federação galáctica assim como foi instruída, sem saber, pela irmã de Ichika... conclusão Ichigo funda a MIB e como tem conhecimento de que naquela cidade ha aparições extraterrestres ligadas aos colégios ela usa sua doença para se manter infiltrada nas escolas e tbm para satisfazer suas vontades sórdidas e perturbadoras kkkkk como é normal pensar ela muda seu nome para não gerar problemas. PS: vale lembrar q Remon é a única no colégio q usa um uniforme diferente, quando questionada do pq disso ela fala q não pode dizer, mas se reparamos o uniforme tem algumas semelhanças pelos usados em onegai teacher e onegai twins. então Ichigo e Remon são a mesma pessoa, uma brincadeira bem interessante dos criadores pq em onegai twins ela aparece com grande importância para os desfechos da serie e o publico gostou de rever a presidente do conselho de onegai teacher aparecer em onegai twins e assim ela reaparece com igual importância em Ano Natsu Metteru e como em onegai twins rouba a cena do núcleo cômico do anime. ha varias outras coisas q indicam q elas sejam a msm pessoa mas o comentario ja esta enorme, sugiro q revejam os 3 animes e vcs vão perceber q tanto em onegai teacher e onegai twins, quanto em Ano natsu mettru a baixinha é a mesma malandrinha oculta e dissimulada de todos eles. vlw galera espero q não tenha haters pra cima de mim kkkkkkk

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!