Em pauta!

terça-feira, abril 15, 2014

Volta ao Passado - Certificando o amor em Onegai Teacher...

A estrela da vez será a Herikawa!

Dos ciúmes para a declaração...

Onegai Teacher já pode ser considerado um anime muito datado. Sua exibição original se deu no ano de 2003 e, na época, foi considerado por boa parte da crítica como sendo um dos melhores animes produzidos no citado ano. O enredo central deste título é bem conhecido, inclusive da parte de quem nunca tenha assistido a série, uma vez que seu nome gerou um tipo de impacto que o faz ser lembrado até os dias de hoje.

Onze anos se fizeram passar e, ainda assim, a história do jovem Kei e da professora Mizuho propaga inspiração por onde se faz passar (frase feita para fanfictions e afins). Além disto, todo o enredo de Onegai Teacher girou em torno da comédia romântica, partindo da saída dada pela ficção com direito à ótimas dosagens de drama e romance. Até porque, não é sempre que você fica à par de uma estória na qual um jovem de dezoito anos (quinze na verdade, ao se contabilizar os três anos nos quais ele ficou inerte em razão de sua estranha doença) se casa com uma professora vinda do espaço sideral que, originalmente, veio à Terra em uma missão de investigação planetária.

Seria bem fácil tratar este post com um dos vários momentos nos quais todo o foco se dá para a dupla de protagonistas. Entretanto, a chamada para a ousadia soou bem melhor. Com isso, uma das amigas de classe do Kei servirá de pauta direta aqui, uma vez que ela sempre nutriu muitos sentimentos singelos pelo rapaz mas, como se podia esperar, nunca teve a coragem necessária para expô-los adequadamente. Isto é, não até o oitavo episódio da obra.

Um momento delicado...

No caso, todas as atenções se voltam para a Herikawa. Ela é o tipo de moça que chamaria facilmente a atenção de vários rapazes, não apenas por sua beleza, mas principalmente por seu comportamento respeitoso e muito amigável. A jovem sempre prezou muito por suas amizades e, neste contexto, sempre se fez presente um dos receios em ela não ter se declarado prontamente ao alvo de seus sentimentos. No caso, o Kei. Mas seus pensamentos lhe causavam muito medo e receio, ao ponto de cedo ou tarde ela ter de criar coragem para seguir adiante.

No oitavo episódio de Onegai Teacher, tudo se iniciou com um desentendimento banal entre a Mizuho e o Kei (que já estavam casados mas que, tirando os parentes do rapaz, ninguém mais na cidade sabia disto). Com isso, uma verdadeira birra entre os dois se fez presente na escola (com condições entre aluno e professora, ressalta-se). Mais à noite, em sua casa, o casal começou a esboçar um entendimento. Porém, tudo começou a se perder quando o Kei (inocentemente) citou que seu amigo, Matagou, falava que iria se declarar para a professora Mizuho. Piorando um pouco toda a situação, a Herikawa ligou na sequência, com o intuito de marcar uma conversa com seu jovem amigo, para aquela mesma noite.

Pequenas trocas de palavras ciumentas se fizeram presentes e, com isso, foi a vez da Mizuho ter sua "vingança". Isto se deu graças a uma ligação do Matagou, chamando sua professora para conversar. Ela mostrou a língua para o Kei de uma maneira tão gentil e provocativa, que ficar sem dar risadas nesta cena é quase impossível. Entretanto, com ou sem ciúmes ambos saíram para conversar com as pessoas que os chamaram. Ela foi para uma praça. Ele, para a estação de trem da cidade. E ali estava a Herikawa, com seu expressão de sempre, pronta para uma ação definitiva.

Dor...

Definitivamente, o Kei não estava totalmente preparado para o momento que aguardava a pessoa dele. Por outro lado, a Herikawa estava totalmente determinada para algo fazer, possivelmente graças às constantes chamadas de atenção por parte da Morino (que no recreio, naquele mesmo dia, já havia dado certas coordenadas para a jovem apaixonada). Uma conversa tímida e "fria" teve ali o seu início peculiar e transigente. E no momento em que o rapaz estava para se despedir, a Herikawa tomou a ação definitiva e, abraçando o seu amado Kei, acabou se declarando para ele com toda a vontade do mundo. E não foi uma ação vazia ou forçada, pois as palavras que ela soltou ressoaram com grande sinceridade e potência, ao ponto de deixar visivelmente sensibilizado o rapaz.

Contudo, nada é perfeito. Nem ter o porque de ser, para ser bem sincero. O Kei afastou o corpo da Herikawa e, sem coragem de olhar em seus olhos, acabou dizendo que não poderia corresponder aos sentimentos dela (pois já gostava de alguém). A Herikawa fingiu ter recebido bem a negação, ao ponto de não chorar nem um pouco na frente dele, além de fazer uma força para o rapaz ir logo se declarar para quem desejava. E no momento em que o Kei saiu, a jovem apaixonada mostrou como é dolorido o coração ficar partido. Suas sentidas lágrimas começaram a cair naquela estação de trem, se estenderam durante toda a sua caminhada e ganharam força ao chegar no local de trabalho de um professor, para quem ela se abriu e permitiu lançar para fora toda a sua dor interna.

É seguro nem citar como terminou o episódio, pois o foco desta edição da seção Volta ao Passado foi dar margem e valor a uma declaração de amor. É certo definir que a Herikawa não merecia o que passou, mas talvez sua declaração tenha sido muito tardia. Também pode-se aqui dizer que o Kei agiu corretamente, ao não dar falsas esperanças naquele momento e dizer o que pensava. Mas o olhar e a tristeza da jovem apaixonada são momentos que ficaram na mente da minha pessoa, por muito tempo. A lembrança é bem forte.

Foi a primeira vez que minha pessoa torcia por um casal de anime, e o mesmo não se concretizou...

Momentos...


"Quem mandou não me esperar? Vai ficar no corredor!"


"Como estão as coisas entre você e o Kei?"


"Não está ocorrendo nada demais por aqui..."


"O local de um grande momento..."


"Eu... Te amo!"


"O momento no qual o coração bate mais e mais forte..."


"A hora da verdade vir à tona..."


"Uma sinceridade que machuca..."


"Eu fiz algo de errado?"


"Eu... Fui rejeitada..."

Dica de leitura aqui no NETOIN!

Onegai Teacher - Episódio #8
"Noite longa..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!