Em pauta!

quinta-feira, abril 24, 2014

Curtas em geral - parte #217: legião de notícias!

Ei, acorde!

Momento das notícias...

Saudações, nobre visitante do NETOIN!. É chegado o momento da seção Curtas em geral se apresentar para um bem maior, sendo este o dos informes acerca da animação e cultura japonesa pelo mundo. E nesta edição, você verá três chamadas que são de muita representatividade.

Prepare-se para novidades acerca de uma ação feita em Curitiba/PR. Por mais que a chamada seja um tanto quanto tardia, tu ficará à par dos mangás feitos por argelinos. E na sequência, fique atento a mais um episódio de anime que foi cancelado em razão de um trágico acontecimento na Ásia.

Desde agora, tenha uma boa leitura.

Além dos Olhos Grandes - Lançamento!

Uma chamada digna.

Uma iniciativa feita em solo curitibano está sendo levada adiante desde o segundo semestre de 2013. Trata-se do projeto Além dos Olhos Grandes, que visa publicar a história do mangá no formato mais propício possível para isto. Em outras palavras, como um mangá. Tal ação já recebeu uma atenção especial aqui no NETOIN! em novembro'2013 e, na ocasião, uma explicação bem direcionada foi feita sobre o mesmo.


Pois bem. Fique você à par de que, o talento e trabalho árduo por parte da equipe deste projeto chegou ao seu estágio derradeiro e impactante, pois as datas para o lançamento oficial do mesmo já foram divulgadas oficialmente. Está chegando o momento de se averiguar, frente à frente, o resultado final alcançado por tão representativa ação.

Além dos Olhos Grandes 
- lançamento oficial - 
dia 10/maio/2014 - Itiban Comic Shop, às 17 horas
dia 15/maio/2014 - Gibiteca de Curitiba (no Solar do Barão), às 19 horas

Se você é de Curitiba/PR e região metropolitana, não deixe escapar esta grande oportunidade e prestigiar a chegada oficial do Além dos Olhos Grandes.


Mangá feito na Argélia...

Bandeira da Argélia.

A notícia é deveras antiga, sendo a mesma datada de setembro'2013. Mas nunca pode ser considerado muito tarde para trazer à tona uma informação como esta. Até porque, é bem provável que seja desconhecido de parte das pessoas o fato de que, na Argélia, fãs de mangás japoneses fizeram a sua própria publicação, com inspiração direta da terra do Sol nascente.

Esta publicação argelina não recebeu um detonação como sendo mangá, mas foi chamada de DZ. O Z-Link foi considerado o primeiro editor de publicação ao modelo nipônico no País africano em citação. E o mais incrível disto tudo é que não se tratou de um processo recente, pois o DZ existe desde meados de 2008, perfazendo algo que realmente chama a atenção.

Torna-se importante fazer aqui uma observação deveras importante, pois a publicação em si possui traços e obedece aos conceitos culturais argelinos diretamente, mesmo tendo a fonte de inspiração japonesa em sua plena criação. Por exemplo, já foram criadas estórias que exaltam fatos históricos da Argélia, como a obra de nome "A Revolução" (de 2012), que veio à tona em vias de homenagear o quinquagésimo aniversário da independência argelina ante ao poderio francês.

Fonte: Enca.com (clique para ver a notícia completa, em inglês)

Episódio cancelado de Pokémon...

Sem a aventura inicial preterida por ti, Ash...

Um desastre ocorrido em águas sul-coreanas acabou fazendo com que um episódio de Pokémon XY, originalmente programado para ir ao ar nesta quinta-feira (24 de abril), fosse previamente cancelado e substituído por um capítulo que seria exibido à frente do mesmo.

Na quarta-feira (16 de abril), uma balsa acabou afundando na costa sul-coreana. A mesma tinha uma tripulação de maioria estudantes do ensino médio e, destes, um pouco mais de oitenta pessoas foram confirmadas como mortas e duas centenas de tal tripulação ainda estão desaparecidas. O episódio dos pocket monsters que iria ao ar na data de hoje teria um navio afundado em seu plot, o que acabou fazendo com que o mesmo não tivesse a sua pronta transmissão feita como programada (em razão do acidente na Coréia do Sul).

Não se pode esquecer que fatos como este possuem um histórico conhecido na animação japonesa. No ano de 2011, os últimos episódios de Puella Magi Madoka Magica acabaram indo ao ar semanas após a data original, graças ao trágico tsunami que atingiu a região japonesa de Fukushima (fato este que fez o anime Coppelion ser adiado, na época, por tempo indeterminado).

Fonte: Anime News Network (clique para ver a notícia completa, em inglês)

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!