Em pauta!

quinta-feira, março 10, 2016

[N! Drops] Mar'2016 #14: a palavra é "alegria"...

A chamada da vez...
As peças se juntaram...

A atual temporada de animes tem realmente brindado os fans com aquele apreço variado por diferentes temáticas, enredos e/ou personagens. Algumas obras chamaram destaque mais do que outras e, entre elas, Boku Dake ga Inai Machi se postou em um tipo de pódio, ao lado de títulos como Showa Rakugo. Isto não é algo que veio do acaso, pois o anime teve merecimentos bem nítidos para figurar de tal maneira.

A grande questão é que a trama de Erased (o outro nome pelo qual se faz conhecer Boku Dake ga Inai Machi) chamara tanto a atenção, com suas vertentes de viagem temporal e um drama/suspense digno de nota, que não chega a soar injusto o fato de uma grande expectativa ter sido criada no entorno de tal obra. Convém aqui destacar que, mesmo com passagens que davam uma margem clara e óbvia sobre quem teria a responsabilidade pelos atos nos quais o jovem Satoru corria atrás de desvendar, a prerrogativa sobre o merecimento do enredo permanece intacta.

Pode-se aqui dizer que a previsibilidade não atrapalhou maciçamente o fluxo do anime em si. Porém, com a exibição recente de seu décimo episódio (cujo nome pode ser interpretado das mais diferentes razões), o que se teve foi uma explosão de sentimentos conflitantes. E para isto existe uma explicação plausível, pois a forma como tudo articulou-se no referido capítulo não tentou, sequer, esconder seu real objetivo (fosse este para o bem ou para o mal). A grande intriga do título estava oficialmente "resolvida".

O Satoru feliz: a conversão de uma cena, do comum para a raridade...
Contudo, nobre visitante, observe que a palavra "resolvida" se faz presente junto das famigeradas aspas. A definição para isto é simples, uma vez que se teve um tipo de caça ao culpado que chegara em sua linha final, mas que ao mesmo tempo abriu uma severa brecha para outras questões que, deixadas de lado em boa parte da obra (pelo êxtase dos eventos que ocorreram na mesma), são tão importantes quanto a "descoberta do grande e poderoso vilão". Nisto enquadra-se, nitidamente, o estranho poder que o Satoru possui, além das dúvidas quanto ao futuro do citado personagem.

O protagonista da obra, que lutava para resolver os tristes eventos do futuro em vias de evitar os tristes acontecimentos do passado, acabou percebendo que nem sempre se pode confiar em todas as pessoas (ao menos não deveria). Além disto, sua bondade e senso de urgência provaram ter um grande e irrefutável valor, mas que parece não terem sido suficientes o bastante para mostrar, à ele, a verdadeira face de alguém que o rapaz via como digno de grande confiança e respeito. Talvez a frase "salvando o salvador" se encaixe bem nesta singular proposta.

Boku Dake ga Inai Machi ainda é, para este humilde blogueiro, um dos grandes nomes da atual temporada de animes (e pelos méritos próprios, deve-se aqui ressaltar). Mesmo com os eventos no episódio desta semana, vale aqui um ponto positivo à maneira com a qual tudo acabou sendo apresentado. Existem dúvidas à serem sanadas e questões que clamam por resposta. Mas, de forma bem sucinta, o nome Erased parece fazer sentido agora, pois (aparentemente) alguém deverá estar desejando que o próprio passado (ou futuro) seja apagado.

E assim se segue a obra...


"A frustração pelo engano..."


"O olhar da condolência maligna..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!