Em pauta!

quarta-feira, agosto 28, 2013

Free! - Episódio #8

Uma ducha para refrescar a mente...

Verdadeiramente, Free! emplacou o espírito slice-of-life de ser da Kyoto Animation. Isto já se fazia presente na qualidade visual da obra, que por si não é discutível. Mas o oitavo episódio fez questão de deixar algo à mais em franca evidência. Uma característica muito peculiar nas obras animadas pelo citado estúdio.

O fato central é que o capítulo em análise focou muito mais no drama de seus personagens do que, por exemplo, nos anseios do público-alvo de tal obra. Isto não é algo ruim, independente de você fazer parte de tal público ou não. A verdade é que, neste episódio, os quatro protagonistas sentiram-se envolvidos pela derrota do Haruka ante o Rin (no capítulo da última semana), e tal sentimento serviu como um tipo de estopim para a busca desenfreada pela redenção do quarteto.

Entretanto, os resultados obtidos pelo grupo de amigos não foi muito bom. Isto acabou fazendo com que uma atmosfera triste ficasse impregnada entre todos. Não tinha como ser muito diferente disto, mesmo com todo o esforço do Nagisa em sua busca para encontrar o Haruka no local de competição, momentos após a prova do mesmo.

O Makoto esbanjou carisma. Ao próprio modo, o rapaz mostrou que sua personalidade pacífica e sucinta podia realmente fazer a diferença, de forma que acabou assim acontecendo. Palavras sinceras e suaves, dirigidas ao propósito de unir a equipe e de fazer, acima de tudo, que todos compreendessem os sentimentos do Haruka.

Makoto e a inesperada decisão do Haruka.

O Rei realmente tem muito para melhorar no campo da natação. Porém o personagem deixou em evidência que, a cada novo episódio, ele acaba se tornando o ícone da irreverência em Free!. O grande detalhe está em, ao menos aparentemente, o rapaz não se importar muito com tal afirmativa. O jovem estudioso está aprendendo com os resultados pouco satisfatórios e, cedo ou tarde, poderá surpreender nas águas da natação.

Por sinal, a Kou (Gou) acabou sendo a dona deste episódio. Ela inscreveu o pessoal no revezamento, sem os rapazes saberem disto. Dadas as circunstâncias que se fizeram apresentar durante o capítulo, pode-se aqui dizer que a ideia da jovem foi a melhor possível, pois acabou unindo o grupo em torno do ideal da competição, que estava em pedaços em razão dos resultados obtidos pelos jovens nadadores.

E durante o revezamento, o jovem Rin mostrou que se reconhece ainda o estilo de seus ex-companheiros de piscina, com relativo afinco. É bem verdade que ele passou nervoso ao ver o Rei nadar, mas o episódio finalizou justamente no ponto alto, quando o Haruka iria para a água. Isto acabou abrindo as possibilidades para o próximo episódio, no qual muita coisa haverá de ficar em evidência. Talvez não, de qualquer forma.

Em si, o oitavo episódio de Free! ousou apostar no sentimental de seu elenco. É possível aqui conotar que tudo correu bem, muito embora este capítulo possa ser considerado o mais triste e/ou dramático do anime até o presente momento. A próxima semana promete ser festiva em algum ponto. Mas pode-se aqui afirmar que a Kyoto Animation realmente aprecia aquela dosagem de drama em suas obras animadas, e Free! não foi uma exceção a tal regra.

Momentos...


Competição - O Makoto mostrou possuir um desempenho bem satisfatório em sua especialidade. Entretanto, o segundo lugar em seu grupo das preliminares acabou sendo insuficiente para avançar de fase...


Fixação - Após o apelo do Nagisa, o Haruka acabou indo ao local da competição para ver seus amigos nadarem. Obviamente, o rapaz deve ter ficado pensativo ao ver seus companheiros fazendo o melhor que podiam naquele instante...


Revelação - A Kou (Gou) acabou revelando a inscrição secreta que havia feito para o grupo, no que dizia respeito à competirem no revezamento. Pode-se dizer que, à partir de então, o episódio foi à frente graças a ação desta simpática garota...


Livre - O Haruka ainda muito pensava sobre a derrota ante o Rin. Além disto, ver seus companheiros mostrando empenho durante as provas fez o rapaz muito refletir, enquanto nadava sob a Lua...


Revezamento - O pessoal pronto e perfilado para a prova de revezamento. Um momento sublime do episódio iria ali se iniciar, e certo alguém estaria assistindo a tal evento com muita surpresa no olhar...


Pensativo - O Rin não acreditava muito naquilo que via acontecer. Seus ex-companheiros de braçadas na água estavam ali, competindo em uma prova de revezamento, sem ele no elenco. É bem verdade que o rapaz ficou extremamente nervoso ao ver o Rei nadar, mas o final acabou lançando muitas ideias sobre o próximo episódio...

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!