Em pauta!

domingo, novembro 30, 2014

Sora no Method - Episódio #9: o significado do adeus...

A Noel e sua expressão da dúvida...
Quando tentar entender uma linha de raciocínio se torna estressante...

Não era esperado algo assim. Ao menos, não na totalidade absoluta. Sora no Method apresentou, em seu nono episódio, uma personagem que prefere ficar envolta por uma espécie de escudo protetor no lugar de esboçar seus verdadeiros sentimentos para com os demais, em especial com uma certa garota no anime. Um detalhe marcante em meio à isto fica registrado no capítulo anterior, pois esta mesma personagem aparentava ter pedido perdão por suas ações. E para completar tudo isto, não se pode nem chamar de mentira o que ela fez, em comparação direta com suas últimas ações.

Esta personagem em especial, que parece não demonstrar adequadamente o que pensa ou deseja, é a própria Shione. A jovem parece viver um tipo de dilema existencial, proporcional a algo que ela tem de falar mas prefere calar-se à respeito. De antemão, ela pressupôs sabiamente que a ligação entre o disco e a carismática Noel é muito mais forte do que aparentava. E isso representa um problema, pois a pequenina de cabelos azuis poderá sumir se o desejo de anos atrás for realizado. Tendo isto em mente, a moça de fones consagrados em seus ouvidos não vê outra alternativa do que acabar negando, para si, aquilo que realmente deseja fazer.

Se houve um esboço de perdão entre a Shione e a Nonoka no episódio anterior, o mesmo aparentou nunca ter existido agora. A recém chegada continua sendo acusada pela jovem dos fones de ser mentirosa e de se aproveitar dos outros, ao prometer coisas que não pode cumprir. Parece, assim, que as feridas abertas por longos sete anos jamais cicatrizarão. Mas a verdade está realmente injetada neste escopo, pois ao mesmo tempo no qual a Shione destrata a Nonoka ela não deseja fazer isto. Prefere manter-se em sua penumbra emocional do que arriscar à algo maior.

Quando falta alguém no grupo...
Um verdadeiro emaranhado de sentimentos se formou ao longo deste episódio de Sora no Method. E não apenas isto ficou em franca e contundente evidência, como também a situação da Noel aparenta não ser das melhores. Sua existência se deve em prol de um desejo. Enquanto este não se realizar, ela existirá. É algo que soa indigno, talvez até injusto, mas trata-se da proposta alçada na obra. Nonoka e demais personagens terão muito trabalho pela frente e, seguramente, o festival escolar serviu apenas de ambiente central para toda esta trama ter se desenrolado, ao longo destes últimos dois episódios.

Uma parte de minha pessoa sente-se muito contente com Sora no Method, pois o anime tem agradado bastante no quesito dramático de seu enredo, levando o mesmo da maneira mais cadenciada possível adiante. Entretanto, a outra faceta deste humilde blogueiro começa a olhar com preocupação para o desenvolvimento da trama que, mesmo apresentando alguma coerência entre o elenco, demonstra certa fraqueza em seu desenrolar. E para piorar um pouco, tudo se segue em uma velocidade extremamente lenta e questionável. Para uma obra que deverá fechar com apenas doze episódios, isto poderá significar um grave erro.

De toda a forma, a obra tem entregado o drama na medida com a qual o prometeu anteriormente. Este é o dado de importância que fez este anime ser seguido, comentado e ainda se manter digno o bastante de atenção. Entretanto, sinais de alerta existem para serem ligados conforme a necessidade assim faz exigir. Com base nisto, os últimos três episódios que se seguirão poderão responder as dúvidas que o título apresentou, da mesma forma que poderá apenas ser raso o bastante e seguir apenas um caminho reto que ignore obstáculos.

Aguardar é preciso...

Trívia em Sora no Method #9


Ressentimentos - definitivamente, a Shione tem suas razões para agir de maneira tão duplamente qualificada neste anime. Entretanto, existem certos perigos na forma de ação adotada pela personagem em questão. Entre o certo e o errado, é fato que a personagem em questão possui as suas razões para assim seguir adiante. Muito embora sejam compreensíveis as suas atitudes, a verdade é que tal jovem poderá acabar marcada de uma maneira não muito positiva ao final do anime...

Momentos...


Imitação - quando a Yuzuki mostrou da melhor maneira possível a conversa que ela teve com a Shione no dia anterior...


Lembrança - uma foto que a Shione guarda com carinho. Refúgio para um passado no qual ela era mais alegre e feliz...


Preparação - toda a sala trabalhando com afinco no planetário, visando o festival escolar. E alguém está fazendo falta...


Mudança - aparentemente, a Shione não quer ninguém saiba de suas verdadeiras intenções para um futuro próximo. Certamente, sua feição não mudará facilmente...


Promessa - o exato momento no qual o disco acabou sendo chamado por uma inocente promessa, há sete longos anos atrás...


Distância - a Noel, pela primeira vez, estava para ficar um tanto quanto longe de seu precioso disco. Ela não imaginava, mas tal ação não terminaria muito bem...


Ação - a Shione diz odiar e manifestar repúdio à pessoa da Nonoka. Na verdade, suas ações estão começando à bater de frente com as da sua referida amiga há sete anos atrás...

Sora no Method - Episódio #9
avaliação final: 7.9/10.0


"Noel não pode ir para longe do disco,
senão coisas ruins acontecerão..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!