Em pauta!

quinta-feira, maio 19, 2016

[Volta ao Passado] Sentimentos ante o combate em Shurato...

A capa da vez.
Amigos que duelam por algo...

Shurato, anime este que foi exibido no Japão ao final dos anos de 1980 e que chegou no Brasil em 1996, possui em si duas metades distintas ao longo de seus trinta e oito episódios. Na primeira delas, que se segue até o vigésimo quinto capítulo, tem-se um tipo de guerra interna pelo poder, onde o Mestre Indra acabou traindo a Honorável Vishnu (sendo ela a Deusa da Harmonia no Mundo Celestial). Por conta do evento máximo, dois lados acabaram se chocando, onde alguns dos Guardiões Celestiais se colocaram ao lado do dito traidor (sem conhecer a verdade por detrás de tal), enquanto os outros acreditaram no Hyouga (que presenciou a ação da traição) e ficaram junto dele e de Shurato.

No décimo primeiro episódio, exatamente, ocorreu uma das lutas mais tristes de todo o anime em seu prosseguimento. Shurato e seus companheiros buscavam chegar até o Palácio Celestial, para libertar Vishnu da sua prisão de pedra e restaurar o mundo ao seu estado real. Neste momento, os Guardiões Celestiais estavam lutando entre si, defendendo as suas razões e convicções. Dentro de uma construção havia um objeto que geraria a Luz Sagrada da Vida (que geraria um tipo de portal até onde Shurato e os demais queriam chegar) à partir da energização de tal pelo Soma (o poder místico no anime), a convicta Lenge e o guerreiro Hyouga travaram uma luta recheada de sentimentos e muita tristeza.

As palavras ditas pela poderosa Guardiã Celestial, ante o seu antigo companheiro de causa, estavam sempre carimbadas por um tipo de visão na qual o Mestre Indra jamais enganaria a ninguém. Ela o defendia de todas as formas, fazendo com que o Hyouga apenas desperdiçasse palavras em vão, no que tange a tentar fazer com que ela enxergasse a verdade de toda a situação. Era, definitivamente, um momento bem desesperador. Isto durou, até que um fato extraordinário acabou ocorrendo e, com tal, houve a esperança da guerreira em citação pudesse saber da realidade quanto a quem havia transformado a Honorável Vishnu em pedra, trazendo assim o caos para o mundo.

O conflito que separa amizades e amores...
O objeto conhecido como Luz Sagrada da Vida, mesmo sem estar energizado em sua potencialidade, mostrou a ambos os Guardiões Celestiais em combate a verdade sobre o que havia acontecido no Palácio Celestial. Com a apuração dos fatos, a Lenge ficou extremamente confusa e cada vez mais nervosa. Era impossível culpá-la, uma vez que havia um sentimento que movia fervorosamente a guerreira, sendo este o sempre inapelável amor. Ela estava apaixonada pelo Mestre Indra e, mesmo após ver a verdade de todos os fatos, acabou dizendo ao Hyouga que não se importaria em mudar a direção de suas ações, se esta fosse a vontade de seu amado. Não era apenas uma paixão cega, mas sim um sentimento real que a movia adiante.

Durante o confronto, entretanto, tanto a Lenge quanto o Hyouga se recordaram de grandes momentos junto ao Mestre Indra, pessoa esta que treinou tanto eles quanto os outros quatro Guardiões originais do Mundo Celestial. Por mais que ele estivesse enfurecido com o traidor, não tinha como deixar passar as lembranças de grandes e belas ações do mesmo no passado. Para a guerreira, tais imagens em sua mente só faziam seus sentimentos pelo Indra serem cada vez mais fortes. Ao final do todo, a batalha teve aquele que venceu sem direito a uma comemoração, ao mesmo passo que a pessoa derrotada teve sentimentos mixados quanto aquilo que tanto acreditava e ao que acabou vendo.

Shurato foi um anime bem marcante neste quesito. Vários de seus episódios acabaram sendo levados adiante justamente por razões similares ao da pauta deste texto, nobre visitante. Contudo, para a minha pessoa, a convicção das causas levadas sempre à frente pela Lenge foram mais do que suficientes para mostrar o poder do dito amor, a comoção que o mesmo pode causar e o quão verdadeiro o dito sentimento pode ser, mesmo que as pessoas envoltas em tal acabem mirando suas atenções para outras ações e fatores, visando alcançar a pessoa que venha à ser o alvo de seus verdadeiros sentimentos.

Lenge, uma brava guerreira...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Uma visão nada cordial..."



"Lembranças fantásticas. Porém, cada vez mais restritas ao passado..."


"A visão da 'nobreza demoníaca' do Mestre Indra..."


Shurato
Episódio #11: "Lenge, a tragédia da fiel guerreira!"




"O triste retrato de um combate sentimentalmente injusto..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Uma coisa que sempre pensei: assim como em Saint Seiya o "Herói" (em um sentido diferente de "Protagonista") era Shiryu, em Shurato esse papel era de Hyouga, que teve uma caracterização muito melhor que a do personagem principal. O confronto final dele com Indra também foi marcante, com vários sentimentos conflitantes em seu coração.

    E também não podemos nos esquecer da luta de Renge com Marichi, que também foi muito bonita, como disse Laksh. Mas ao mesmo tempo muito triste.

    Shurato teve muitos momentos marcantes. Pena que a partir da Guerra com os Asuras o desenho perdeu força, com uma animação sofrível e quedas nos quadros de movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      A menção que tu fez a luta de Kyouga contra Indra é realmente algo que devo considerar muito para um futuro post, nobre. De fato.

      No mais, suas palavras foram extremamente felizes sobre Shurato. Apenas discordo da parte técnica que, para mim, foi sofrível do início ao fim do anime (obviamente eu nem notava isso na época, em 1996, mas sim atualmente).


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!