Em pauta!

terça-feira, maio 31, 2016

[N! Drops] Mai'2016 #25: a temporada do slice-of-life...

A capa da vez.
O cotidiano com preguiça e muita magia...

De fato, a temporada animística de abril'2016 não está sendo digna o bastante de uma medalha de ouro, mas seguramente possui as obras que se destacam de maneira bem particular, seja isto dentro de um gênero específico ou pelo conjunto que oferece (o chamado combo entre características técnicas e prerrogativas do enredo/elenco/afins). Tomando este dado como verdadeiro, é possível aqui citar dois animes que tem se saído muito bem ambos os casos enaltecidos, e de uma maneira mais do que convincente.

Dentro dos mais de vinte animes que este humilde blogueiro está acompanhando no já citado período, Flying Witch e Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge merecem o selo de destaques da temporada, tanto dentro de seus gêneros como fora dos mesmos. Por mais que exista o apreço pelo slice-of-life em si, nem todas as obras deste grupo conseguem manter uma atenção mínima ou elevar a que se faça existir. Contudo, as desventuras de uma carismática bruxa e o cotidiano de um rapaz mais do que preguiçoso cativam além do esperado, sendo isto fruto daquilo que ambos os títulos tem trazido ao longo de seus episódios já exibidos.

Em primeiro lugar, deve-se aqui conotar a serenidade dos enredos que as duas obras tem demonstrado possuir. Se Flying Witch ganha pontos pela calmaria em uma dócil ambientação interiorana, na qual a bruxaria em extinção (segundo o anime) acaba caindo nas graças até de uma garotinha que antes se amedrontava com tal possibilidade, Tanaka-kun embarca no conhecido modal do mundo escolar para mostrar que até mesmo um "poço de tédio" (referência a como o protagonista da obra se encara) possui muitas e boas qualidades. Nestes dois animes, os personagens centrais (Makoto e Tanaka, respectivamente) sabem realmente manter o foco em suas personalidades e no raio de ação que tais podem propagar.

O slice-of-life está muito bem representado na temporada de abril'2016.

Torna-se até curioso isto, mas estas obras em pauta também ganham muitos pontos pela apresentação visual que possuem. Não vai ser citado aqui algo além do necessário, mas os desenhos dos personagens e a harmonia dos cenários em Flying Witch e Tanaka-kun resultam em um tipo de harmonia perfeita, que já teve precedentes em temporadas passadas mas que ganharam nova dimensão nestes animes. Ainda no que tange a conhecida parte técnica, a ramificação acústica de ambos os títulos pode até soar bem simples, mas cumpre com brilhantismo o papel à elas ofertado.

Obviamente, nem tudo é bom em demasia. Para estes dois animes, certos rótulos se fazem espalhar constantemente na opinião do fandom em geral. No caso de Flying Witch, a frase que mais se vê na ativa é a que define o anime como sendo elogiado além de seu próprio merecimento (cuja prerrogativa está no trabalho desenvolvido no mesmo, sem grandes atrativos no caso). Por sua vez, a maneira com a qual o jovem protagonista de Tanaka-kun age causa certo desânimo para várias pessoas, que definem o anime como sendo chato e afins. Muito embora a minha pessoa entenda tais linhas opinativas (e as respeita), a verdade é que o gênero slice-of-life quase sempre foi assim "rotulado", sendo esta uma afirmativa que provém de muito tempo atrás até os dias de hoje.

De toda a forma, estes dois animes estão sendo muito representativos nesta temporada. Existe, além disto, a possibilidade de um deles (ou ambos) aparecerem no já tradicional post de destaques em aberturas e encerramentos, cuja próxima edição está programada para meados do mês de junho. Este humilde blogueiro está sempre exibindo um franco sorriso em Flying Witch e conseguindo rir e se divertir em Tanaka-kun. São obras que, mesmo sem haver a intenção, se complementam. E isto é mais do que positivo.

E assim se segue...

Imagens...
Clique nelas para vê-las em tamanho real...





"Isto é Flying Witch..."





"Isto é Tanaka-kun..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!