Em pauta!

segunda-feira, novembro 18, 2013

Mercado de mangás nacional: etapa novembro'2013

Izumi Konata, ao dispor de todos.

O mercado brasileiro de mangás é, uma vez mais, parte da temática constante aqui do NETOIN! para você, visitante. O projeto liderado pelo blog parceiro Anime Portfólio já tem mais de um ano na ativa e, de forma tão sadia quanto se pode presumir, acaba de chegar em mais uma edição dentro de sua sistemática.

Como já se faz saber de longa data, o objetivo desta pesquisa está em mensurar, de forma prática, alguns limiares sobre o público brasileiro que adquire mangás. Como as editoras nacionais ainda não disponibilizam os números oficiais de vendagem, o nobre Evilásio acabou tendo a ideia desta pesquisa em meados de 2012, justamente com o intuito de trazer alguns valores mais próximos possíveis da realidade que cerca à todos sobre esta temática.

A ação encabeçada pelo Anime Portfólio conta com o pronto auxílio desta humilde casa na internet, o NETOIN!, e também de outros blogs que também aderiram ao ato, tais como o Animecote, o Mangatom,  o Naty in Wonderland, o Only Good Animes e o Otaku Inside.

Para você você participar é fácil, bastando 
preencher a pesquisa que pode ser aqui visualizada

Faça a sua parte amigo visitante, acessando o formulário e preenchendo-o conforme a sua vontade determinar. Caso você seja dono de algum blog ou site e queira contribuir com a ação, basta entrar em contato com o nobre Evilásio em seu blog, o Anime Portfólio.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Oi Carlírio! Não conhecia essa pesquisa... Achei a ideia muito interessante, e já respondi, =). Não acho que ela consiga ser 100% exata (pode não parecer, mas existe um número considerável de compradores casuais de mangá, que compram esporadicamente e não frequentam a blogosfera voltada para este tema), mas é uma boa maneira de nós termos ao menos um parâmetro para "sentir" como anda o nosso mercado. Quem sabe esse tipo de iniciativa não incentiva nossas editoras a divulgarem números, né? (duvido, mas não custa torcer, rss).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Você está certa, Angélica, no que diz respeito ao raio de alcance desta pesquisa. Nem todos frequentam os blogs e sites da área e, além disso, existem mesmo muitos comprados "de momento", que adquirem mangás uma vez ou outra.
      Mas a ação é bem interessante e válida.^^

      Quanto às editoras, acredito que à nível Brasil isto ainda demandará tempo (sobre a disponibilização de vendagem dos mangás). Até porque, isto ainda é considerado algo como publicação de nicho em nosso País e, de fato, o interesse é extremamente baixo na revelação de tais números.

      Vamos, o bom é mesmo seguir confiante sobre isto. =)


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!