Em pauta!

segunda-feira, novembro 25, 2013

O NETOIN! presente no Hanamachi, em Joinville/SC

A chamada...

Acompanhar eventos sobre a cultura japonesa é uma ação que minha pessoa tem feito com maior ensejo nos últimos três anos. Antes disto, 2008 havia registrado o retorno pessoal em tais momentos, quando na ocasião já haviam se passado quatro anos desde a primeira (e última vez) na qual a participação pessoal em um evento desta temática tivesse se concretizado.

Neste ano que caminha rapidamente ao seu final, surgiu a oportunidade de presenciar um evento de cultura e animação japonesa em solo catarinense, na cidade de Joinville. O mesmo chama-se Hanamachi e as impressões deixadas por tal foram bem positivas, amigos visitante. E um pouco do que lá tinha (ou que aconteceu) será compartilhado contigo nas próximas linhas.

Saberás um pouco mais sobre a cidade de Joinville/SC. Também ficará em sintonia quanto ao local do evento e, como não deveria deixar de ser diferente, fotos de cosplayers aparecerão aqui no NETOIN!, fechando de forma justa o presente post.

Aprecie, amigo visitante.

Um pouco de Joinville/SC

Tempo chuvoso na saída do evento (Joinville/SC - 16/11/2013).

Joinville é a maior cidade do Estado de Santa Catarina. Ela está situada a apenas duas horas de carro da capital paranaense, Curitiba, e a três horas por estrada de Florianópolis/SC. Sua população atual já passou dos quinhentos e cinquenta mil habitantes, o que situa a cidade como a terceira maior da região sul do Brasil.

Muito embora ela não seja a capital catarinense, Joinville ocupa o posto de maior cidade não apenas populacionalmente, como também é um grande centro de referência nos setores industrial, econômico e comercial. Os novos prédios que se fazem presentes ao longo da extensão da cidade não tomam o espaço das construções mais clássicas, provenientes de forma direta da época colonial brasileira.

Todos os serviços básicos são encontrados com tranquilidade em Joinville/SC. Para se chegar à cidade há o aeroporto municipal, que recebe voos de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP e Porto Alegre/RS. A estação rodoviária, localizada nas proximidades do cemitério municipal, atende uma gama considerável de cidades catarinenses e também de outros Estados.

No caminho de ida ao evento (Joinville/SC - 16/11/2013).

Como ocorrer em boa parte do Estado de Santa Catarina, em Joinville há a predominância dos traços arquitetônicos da Alemanha. Muitas áreas da cidade preservam este estilo visual, e a menção aqui é cabível tanto para o centro como para os bairros, onde ruas com pedra em lugar do asfalto não são difíceis de serem encontradas, aplicando todo um charme peculiar para a cidade em si.

No que tange ao clima, a cidade em questão está situada em uma área subtropical. Como Joinville está a apenas quatro metros acima do nível do mar, a sensação térmica é deveras tangente a de uma típica cidade litorânea. As montanhas que circundam-na auxilia em demasiado neste processo. Muito embora não tenha praias, a maior cidade catarinense esta´muito próxima de várias delas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Joinville/SC, é chegado o momento de falar sobre o evento em si, amigo visitante. E pode ter certeza de que o Hanamachi foi realmente muito bom.

Sobre o evento

O SESC América, em Joinville/SC (detalhe).

O Hanamachi de 2013 foi realizado no SESC América, localizado no bairro de mesmo nome. Nas imediações do lugar havia um Hipermercado e um centro de eventos (anfi-teatro). O local para a realização do evento foi muito bem escolhido, não apenas por onde o mesmo se situa na cidade como também pelo conforto que ele ofertou. Uma área grande, tanto territorialmente como em construção.

Em si, o evento apresentou uma gama considerável de atrações. O palco principal, situado no ginásio coberto, recebeu os concursos cosplay e também o animekê do Hanamachi, bem como também serviu de sede para um concurso de coreografia. No sábado dia 16 de novembro (data na qual minha pessoa esteve no evento) houve também a apresentação da banda The Kira Justice.

O saguão principal era o lugar dos encontros e desencontros do Hanamachi'2013. Em certos momentos andar por ali era sumariamente impossível, tamanha a concentração de pessoas acerca dos estandes e também das pequenas tendas com aquelas guloseimas e bebidas conhecidas de um evento sobre cultura pop japonesa. Das camisas aos mangás, passando pelas figures e apetrechos de bolso, as possibilidades para aquisição de produtos era bem diversificada.

O saguão principal do Hanamachi (detalhe).

Passado o saguão principal, o Hanamachi'2013 contou também com uma sala de descanso. Em tal lugar era possível deitar e relaxar ou, simplesmente, assistir a um anime. Como não poderia deixar de ser, havia também uma Sala Lolita (monster + lady). Era a oportunidade para aquela conversa com os amigos em um ambiente aconchegante. Adentrar no Maid Café do evento (coffee princess e prince) resultou em uma experiência muito boa, na qual minha pessoa se arrepende por não ter fotografado adequadamente.

O Hanamachi'2013 contou também com salas de jogos. Os fãs de Pokémon podiam, por exemplo, aventurar-se em seus card games. De igual maneira, os adeptos de uma boa jogatina podiam aventurar-se na sala com alguns videogames e seus jogos de luta, prontos para saciar o espírito combativo de quem adentrasse em tal lugar. Work Shops também estiveram presentes no evento, agregando na experiência de visitação ao mesmo.

Haviam aulas gratuitas de instrumentárias musicais típicas da tradição japonesa. Chamou a atenção de minha pessoa a demonstração de shamisen, um instrumento que requer muito mais atenção para ser manuseado do que uma vista ao longe poderia pressupor. De modo geral, o Hanamachi'2013 se saiu muito bem, com muitos locais de atenção para o público e possuindo muitos eventos e atrações para cativar os presentes.

Cosplayers!

Caso você tenha feito um cosplay no dia 16 de novembro de 2013 durante o 
Hanamachi em Joinville/SC, e deseja a exclusão da imagem desta post ou queira
a original para si, favor entrar em contato pelo e-mail oficial do NETOIN!
[blognetoin@gmail.com]

Nobre visitante, à seguir terás acesso a algumas fotos de cosplays que foram tiradas no sábado, durante o evento em análise aqui no NETOIN!. Estas imagens foram selecionadas com cuidado e esmero. Nobre visitante, aproveite o momento.


Cosplay #1


Cosplay #2


Cosplay #3


Cosplay #4


Cosplay #5


Cosplay #6


Cosplay #7


Cosplay #8


Cosplay #9


Cosplay #10


Cosplay #11

Objetivamente

Uma panorâmica do saguão principal do Hanamachi (detalhe).
- Sábado, 16/11/2013, 18:05hs -

No âmbito geral, o Hanamachi'2013 foi um evento realmente digno. Por mais que minha pessoa só tenha presenciado o mesmo em um de seus dois dias de realização, é possível mensurar muitas palavras boas para os seus responsáveis diretos. Houveram algumas falhas (como no concurso de cosplay individual), mas nãda que tirasse a experiência positiva que foi estar neste evento.

Desta forma, começa a contagem regressiva visando o Hanamachi'2014. O NETOIN! espera estar lá novamente, possivelmente participando dos dois dias do evento e podendo trazer para você muito mais conteúdo sobre o mesmo, tanto em texto como principalmente em imagens.

Até a próxima, visitante!

Acesse o site oficial do Hanamachi ao clicar aqui

Curta a página do Hanamachi no Facebook, clicando aqui

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. moro em joinville, uma pena não poder ter ido :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Uma pena, nobre.
      Fui no sábado dia 16/11. Estava muito bom por lá.


      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!

    Evento de anime para mim já se tornou meio que obsoleto. Por ir em tantos é difícil algum que me surpreenda, ainda mais quando o lugar em questão se tornou pequeno para o evento.

    Esse dai parece ter sido bastante agradável. E curti as fotos dos cosplay. Comprou alguma coisa? xD

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Ouvi falar dos últimos eventos em São Paulo, nobre Natália.
      Muitas pessoas em um pequeno espaço não agrega positivamente em quase nada.^^"

      Mas este de Joinville/SC me surpreendeu positivamente.

      Sim, comprei uma nendoroid petit da Mami (Madoka Magica) e um chaveiro em forma de onigiri (extremamente grande).XD

      Fico feliz por teres gostado do post, nobre.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!