Em pauta!

terça-feira, junho 03, 2014

Volta ao Passado - O ótimo início de Kare Kano...

O logo da obra.

Uma estória de amor e confiança que iniciou com muita comédia...

O final do século reservou grandes surpresas no quesito animação japonesa. A maioria delas foram extremamente positivas. Por mais que nos padrões atuais o visual de boa parte de tais obras sejam obsoletos, a verdade é que o fator carisma é imenso o bastante para fazer com que certas características acabem sendo severamente ofuscadas, valendo aqui um grande elogio de ganho e causa. E um destes animes que deixou sua marca foi, justamente, Kare Kano.

O anime, exibido entre outubro'1998 e março'1999, teve um total de vinte e seis episódios. O estúdio Gainax foi o responsável pela conversão para a televisão desta obra, vinda diretamente do mangá escrito por Masami Tsuda (publicado no Brasil pela Panini). O enredo de Kare Kano se desenvolve ao redor do cotidiano de dois personagens, aparentemente distantes entre si no comportamental mas de aproximação extremamente evidente no desenrolar de toda a trama.

Em seu início, o anime já mostrou um primeiro episódio que passou, na totalidade, aquilo que poderia se esperar da obra dali em diante. Foi apresentada a realidade deveras interessante de uma jovem chamada Miyazawa Yukino. Ela é detentora de um comportamento duplo, sendo uma pessoa em seu vínculo familiar e outra deveras diferente na escola. A garota possui uma razão para assim agir, pois ela prefere mostrar aquilo que não é para os outros, buscando assim sustentar suas ambições pessoais sobre luxúria própria (no ego), reconhecimento e causar certa inveja para vários outros olhares. Ela prosseguia assim no seu cotidiano até conhecer um rapaz chamado Arima Souichiro.

Yukino e Souichiro.

Todo fator mais exuberante do episódio começa exatamente no momento relatado mais acima, pois a Yukino vê no Souichiro um rival em tudo, imaginando até que ele utiliza do mesmo modo comportamental que ela. Nas vezes em que conversam o anime mostra o "segundo eu" da garota agindo, dando veracidade ao que ela pensa no lugar das palavras que ela acaba falando para o rapaz. Além disto, ela se sente muito incomodada em ver todos buscando auxílio no rapaz e não na pessoa dela. Em sua mente, a Yukino precisava "se vingar" do Souichiro. E o melhor momento para isto seria, justamente, na divulgação das notas finais em mural escolar.

Entretanto, a garota de duplo comportamento acaba recebendo algo que não esperava pois, muito embora ela tenha ficado na frente do rapaz nos exames finais, ele a cumprimentou pelo resultado obtido com educação (e ela queria confortá-lo, imaginando que o rapaz choraria ou ficaria desesperado). À partir de tal evento, a Yukino começou a perceber certas coisas de pouco em pouco, que acabaram tendo dois clímax bem sucintos. Um deles quando o Souichiro disse estar apaixonado por ela (o que levou a moça aos mais diversos pensamentos sobre isto). O segundo foi quando o citado rapaz apareceu de surpresa na casa dela para emprestar um CD e, nisto, a cena mais inusitada possível acabou ocorrendo.

Kare Kano mostrou um belo e respeitável cartão de visitas em seu episódio inicial. Nobre visitante, não pense você que o rapaz é um exemplo em tudo ou que a moça seja má em sua concepção, pois a obra reserva muitas surpresas e desdobramentos. Levando em consideração o que foi descrito nos parágrafos acima, é fácil deduzir que esta obra fala sobre crescimento e amadurecimento pessoal do casal destacado, levando ainda em consideração sérios fatores que vão desde o romance em pleno crescimento até a força necessária para superar, em diversas linhas de ação, situações que exigem paciência e muito raciocínio dos mesmos. Por tudo isto, Kare Kano merece ser por você visto.

E agora, as lições da vida real...

Momentos...


Realidade - esta é a Yukino na verdade. Totalmente á vontade e sem cuidar de sua aparência. Mas, para ela, o que vale é a situação social à nível escolar...


Face - frente à frente, a Yukino procura ter um bom entendimento com o Souichiro. Ao menos, em seu semblante e falas...


Raiva - ela não suportava mais ver os colegas de classe e os professores dedicarem-se à elogiar o rapaz, aparentemente esquecendo-se da existência dela naquele lugar e função...


Exames - o resultado das provas colocou a Yukino à frente de seu rival declarado em um posto. Embora ela não acreditasse muito, a jovem estava pronta para a ação...


Felicidade - finalmente ela se sentia como na época do Fundamental. Agora no Colegial, a Yukino poderia reviver velhos bons tempos e hábitos...


Momento - a Yukino vê seu alvo maior se aproximando. Era o momento da redenção total. Mas algo acabou acontecendo...


Superioridade - deliciando-se com um cigarro de chocolate, a moça começou a se vangloriar sobre o fato do rapaz ter se declarado para ela. Mas as irmãs dela a fizeram pensar em um fator importante...


Cena - a imagem diz muito por si mesma. E o anime finalizava com êxito total o seu episódio inicial...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Poxa, sempre penso que faltou, que eles poderiam ter feito o anime todo, mesmo o final sendo tão polêmico, ainda queria mais e mais de KareKano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Na verdade houveram muitos problemas internos, polêmicas e discussões. O anime não vingaria decentemente até o fim em razão disto tudo...

      Ainda assim, KareKano é apaixonante.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!