Em pauta!

segunda-feira, junho 23, 2014

Volta ao Passado - Um poder odioso em Casshern Sins...


Quando o poder é um mártir para a própria vida...

Um estranho ser começa a caminhar, de maneira incauta, por um tipo de vale. Trata-se de um local que aparentava estar abandonado há muito tempo. E tal área parece estar tomada pela destruição, em sua forma mais letal e compulsiva. Tudo, em absoluto, está morrendo aos poucos. Mas não se espante, pois não existem plantas neste lugar, uma vez que as mesmas já deram o seu "adeus" em oportunidade anterior. O que ocorre, de fato, é a tentativa de sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico.

Este ser está conturbado nos próprios devaneios mentais. Ele não aceita a própria existência, que é contemplada por um poder que mais se assemelha a uma maldição, pois o dom da imortalidade é ofertado a esta criatura. Uma existência que, para os olhos externos, precisa ser exterminada em virtude de uma grave ocorrência no passado não muito distante.

Conta-se que, em certo momento, um poderoso ser invadiu o castelo onde vivia o Sol que era chamado de Lua. Tratava-se de uma presença terrena que mantinha o mundo ainda vivo, livre da eminência de uma catástrofe. Este ser acabou com tão importante existência no mundo com um único golpe letal e derradeiro. Propagou-se a informação de que o responsável por tal fato foi um homem chamado Casshern.

A preocupação...

Nobre visitante, Casshern é o ser vivente que vagava pelo vale citado no primeiro parágrafo deste texto. Ele estava tentando escapar de uma verdadeira horda de robôs que queriam destruí-lo. Existe uma razão para isso pois, segundo se faz constar na lenda, quem conseguir matar aquele que aniquilou o Sol que era chamado de Lua, trará a paz ao mundo e será recompensado com a vida eterna. Com isso, Casshern é a criatura mais procurada por todo o planeta, por mais que o mesmo não saiba disto (pois ele se esqueceu completamente do passado e vaga por todos os lugares, em busca de respostas para a sua própria existência).

Geralmente calmo, este ser se torna extremamente monstruoso - internamente - quando está em modo de batalha. Quaisquer outra presença naquele mundo teria orgulho de tamanha força e do dom da imortalidade, mas para Casshern ambas as características são motivos de ódio. Se ele pudesse aniquilaria a própria vida, mas tal ser não consegue fazê-lo, pois seu corpo regenera com imensa facilidade após uma sequência de golpes ou o acumulo de feridas. Por isto a entonação à definição de maldição, pois a vida de Casshern resume-se à buscar por respostas difíceis e torturantes.

E neste episódio inaugural da obra, Casshern conhece uma criança robô, chamada Ringo, que se encanta com a beleza de tal ser. Com toda sua inocência a pequenina oferece sua amizade, palavras acolhedoras e uma concha, como amostra de amizade e de respeito para o poderoso homem. Em dado momento, Casshern é obrigado a demonstrar a sua força, pois um gigante robô anseia em tirar a vida de Ringo que, ao ver "o outro eu" de seu novo amigo, passa a ter um grande medo do mesmo. Nobre visitante, Casshern Sins é verdadeiramente uma obra que lhe convida à acompanhar a existência de alguém que deseja a morta, mas que nem à isto tem direito.

Tem um grande poder mas deseja mesmo morrer...

Momentos...



"A busca por uma identidade..."


"O estado de fúria..."


"Ringo, a promessa de um mundo melhor..."


"Uma conversa inesperada..."


"O risco iminente..."


"A entrega para o poder..."

Casshern Sins

Indicação de leitura aqui no NETOIN!


"O choro da pequena presença..."

Casshern Sins - Episódio #1
"Até o Fim do Mundo"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

4 comentários:

  1. Ótimo texto, resumiu boa parte da minha impressão inicial de Casshern Sins e os sentimentos que permeiam toda a série. Impressão esta que foi se transformando em uma fantástica experiência dificilmente reproduzida por outras obras. Também, com uma ótima atmosfera, discussões provocantes, histórias envolventes, e ainda por cima robôs se matando por aí, o que mais se pode pedir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fico feliz que tenhas gostado da análise, rapaz...
      E concordo muito contigo, pois Casshern Sins é digno demais pelo seu plot e situações simplesmente emotivas, em todos os sentidos.


      Até mais!

      Excluir
  2. Haha, olha quem tá aqui! Graças a Deus consegui ressuscitar das cinzas, Carlirio, e até peço perdão pela demora pra comentar aqui, mas de olho eu sempre estou ;)

    E antes de mais nada, que legal que você inseriu o Disqus! aqui no NETOIN! Particularmente, gosto bastante do serviço que ele oferece e penso em posteriormente utilizá-lo caso eu faça uma mudança de domínio no AN ou comece um novo blog, mas vamos ao que interessa: Casshern Sins.

    Ainda não assisti o anime como você mesmo recomendou, mas com certeza pelo seu texto e tweets, faz a obra ser beeeeeeeeeeem convidativa pra mim, pois ela parece estar repleta de reflexões tendo como foco os pecados que o personagem principal vê em seu mundo, como sugeri o título. >D

    Verei o mais breve possível e peço mais e mais recomendações dignas deste blog, dignas do grande Cacá-dono que sempre escreve! GO GO NETOIN! AEAEAEAEAE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tu tem muito para comentar, nobre, mas o pontapé inicial foi dado em grande estilo. Este anime merece a máxima atenção de todos, seguramente.

      Sim, estou fazendo um testes com o Disqus. Estou enfrentando alguns problemas quanto à indexação de posts por ele mas, de resto, segue tudo muito bem, nobre amiga.

      Casshern Sins é um anime que prende e cativa. Emotiva ao extremo e não lhe permite ficar desguarnecida nisto... É uma obra que te leva ao raciocínio mais profundo, por alguns momentos não muito lógico, mas sensível o bastante para lhe emocionar com vontade e esmero.

      Tens dicas, nobre? Estou com algumas ideias em minha mente por agora...

      Muito bom, nobre amiga.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!