Em pauta!

quarta-feira, junho 01, 2016

[Volta ao Passado] O início de K-ON! foi assim...

Eis a chamada da vez.
Música leve...

A temporada de abril'2009 se apresentou com ótimos animes em sua lista oficial. Alguns destes, inclusive, são lembrados até hoje. Nomes como Higashi no Eden e Saki, por exemplo, vem à mente deste humilde blogueiro com incrível força, mostrando a tamanha representatividade que tais obras acabaram deixando em suas exibições. Por sinal, estes não foram os únicos animes à merecem tal tipo de citação, até porque houve outro que também iniciou com vislumbre e muito destaque.

Trata-se de K-ON!. Uma vez mais, o estúdio Kyoto Animation (que já havia recém terminado Clannad After Story e MUNTO na ocasião) estava à frente de uma nova empreitada animística. Nesta oportunidade, a caracterização do conhecido moe ganhou amplitude além do esperado, no qual um novo visual de personagens foi apresentado para todos. Além das características mais técnicas, este título representou uma nova aposta por parte de tal estúdio, uma vez que se fez adotar um enredo mais carismático e menos dramático, fazendo um tipo de caminho inverso à maioria dos animes até então trabalhados pela KyoAni.

E no anime em pauta, o episódio em análise deixou bem clara e nítida todas as pretensões que o mesmo teria dali em diante. Inesquecível ver a Yui se levantar, atrasada e correndo com uma torrada em sua boca, indo até o colégio para iniciar o seu Ensino Médio. Para ela, um novo ciclo estava para começar, mas sem abandonar os costumes pessoais que a personagem em questão sempre teve consigo. Muitos deles conhecidos pela sua melhor amiga, a Nodoka, que já em sala de aula teve de intervir na calma acima do normal que sua amiga demonstrava ter.

Da formatura do Fundamental à realidade sonhadora da jovem Yui, no Ensino Médio.

Entrar para algum clube, e assim caminhar em um ritmo diferenciado no seu Ensino Médio, era a meta plausível da Yui. Mas a indefinição dela sobre em qual adentrar era um grande entrave. Paralelamente à isto, as jovens Mio e Ritsu também estavam na busca de atividades para o período pós-aulas. Aliás, a primeira destas duas já tinha um destino definido, mas sua amiga resolveu intervir bruscamente e levá-la consigo para outro percurso, sendo este o da música. Da surpresa indesejada até as tentativas de atrair pessoas para o Clube de Música Leve (buscando evitar seu fechamento), a Tsugumi acabou aparecendo e dando um fôlego à mais nas aspirações de Ritsu e companhia.

Com ideias precipitadas sobre as atividades do citado Clube, a Yui acabou preterindo nele adentrar. Nisto, o anime acabou tendo o seu real início e o ponto de atenção determinado. Foi muito divertido acompanhar as reações das três garotas perante a confusa protagonista. De igual maneira, tudo acabou ocorrendo tão harmoniosamente que, para a minha pessoa, a estreia de K-ON! acabou sendo uma das melhores não apenas para tal temporada, como também de 2009 no todo.

Em si, este anime mostrou de início o quanto teria de humor leve, ambientação escolar bem pacífica e muitas possibilidades para o chamado shoujo-ai (em grande parte, no que tange ao fandom propriamente dito). K-ON! teve uma marca bem sólida no seu capítulo de estreia, o que valeu cada palavra positiva citada ao mesmo nos parágrafos acima deste. O quarteto formado por Yui, Ritsu, Tsugumi e Mio teve ali seu ponto de partida, que mais tarde contaria com algumas provações e a entrada de uma nova e carismática personagem.

E assim se seguiu...

Recordações...


"A Nodoka tentando fazer a Yui fiacr atenuada com a realidade..."


"Ritsu e Mio, cuja amizade parece superar qualquer barreira..."


"A primeira impressão da Yui não foi exatamente das melhores..."


"Isto deve ter doído..."



"A Tsugumi adentrou ao Clube de Música Leve, mas..."


"O passado e o presente da Yui..."


K-ON!
Episódio #1: "Clube dissolvido!"


"E a Yui permaneceu como sempre, sendo esta a sua marca registrada..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Uma série que não tinha pretensões maiores de enredo, mas cativou bastante e virou febre na época. Também achei o destaque do ano, não a melhor, mas um dos destaques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Concordo contigo, nobre, mesmo pesando o fato de que o anime acabou desandando um pouco d ametade em diante.

      Ainda assim, a obra serviu muito bem ao propósito.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!