Em pauta!

segunda-feira, setembro 04, 2017

[Informação] Sobre o noivado da princesa Mako


Uma notícia chamativa em muitas frentes...

Faz alguns meses que uma notícia chamou totalmente a atenção no arquipélago japonês (para não dizer do restante do mundo). Isto porque a neta mais velha do imperador Akihito, a princesa Mako, estava se relacionando com o jovem Komuro Kei e havia planos de noivado para o casal. Tais ideais foram oficializados recentemente, pela própria integrante da Casa Imperial Japonesa, com o anúncio do noivado entre ela e o citado rapaz.

Enfaticamente, nobre visitante, o enlace da princesa Mako e do Kei poderia render uma história de amor, digna dos mangás, doramas e animes provenientes justamente da terra do Sol nascente. Isto porque os dois jovens se conheceram na faculdade e, mesmo sendo atualmente ex-colegas do ensino superior, o relacionamento entre ambos continuou adiante.

Ocorre que, tecnicamente, se a princesa Mako vier à se casar com o Kei, ela perderá todo e qualquer direito e status que possui como integrante da Casa Imperial Japonesa. Não por ser ela, unicamente, mas sim pelo fato das leis do país serem bem rígidas no que tange aos casamentos das integrantes femininas da família real. De maneira resumida, se um homem da linhagem real tiver um matrimônio com uma mulher que não tenha tal sangue, não haverá nenhum empecilho. Contudo, caso os sexos se invertam, a afirmativa também passará por igual mudança, ou seja, a mulher deixará de ter laços imperiais e passará a levar a vida de uma cidadã considerada comum, ao lado de seu marido. Não seria algo inédito, uma vez que em 2005 a irmã mais velha da princesa Mako se casou com um homem "da plebe" e, assim, perdeu os seus status reais.

A questão em pauta é uma doutrina da Casa Imperial Japonesa que já perdura há muito tempo, cujas mudanças em sua execução não aparentam ter uma mudança no horizonte. Vale aqui ressaltar que, no mundo moderno, a monarquia japonesa é justamente a mais antiga, na qual várias de suas leis internas vigoram desde séculos passados.

De toda a forma, a princesa Mako levar adiante uma ação tal como o fez sua irmã mais velha, na década passada, tende a demonstrar para este humilde blogueiro que um status social (com o adendo do sangue real) realmente não é tudo no mundo. Se para alcançar a felicidade pessoal plena (ao lado da pessoa que tanto ama) exige abandonar esta linhagem (e tudo que se aplica a tal, desde os deveres até os benefícios), então não se pode diminuir a decisão ou abalar a pessoa dela por isto (pois soaria bem injusto).

E quanto à normativa real local, já explanada no terceiro parágrafo deste post, é algo com o qual a minha pessoa não consegue concordar. Mas isso é a opinião de alguém que nem japonês é, mas que não deixa de ver com bons olhos o exemplo dado pela princesa, no que tange à ir atrás da própria felicidade.

E assim se segue...


De cima para baixo, da esquerda para a direita, as imagens em algumas de suas
chamadas originais: sites Made in Japan, El País Brasil e UOL Notícias (propósitos de divulgação).

Fontes desta chamada
El País Brasil  /  Made in Japan  /  UOL Notícias

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!