Em pauta!

domingo, julho 13, 2014

[N! Drops] Jul'2014 #40: desafios em Baby Steps...

Eichii em ação.

Táticas e ensinamentos...

Tem um ponto em Baby Steps que está sendo trabalho com força, desde o início do anime em abril deste ano. Trata-se da temática do aprendizado. Por mais que treinos sejam essenciais em qualquer desporto que se preze, o tênis é um dos modelos que exige prática desde muito cedo por parte de uma pessoa. Grande parte dos tenistas começam à treinar bem cedo, com algo em torno dos seis anos de idade, e a razão disto prevalece com legitimidade.

O tênis, em si, requer uma atenção aguçada. Nos domínios pertinentes à quadra, o seu local de atuação, o atleta tem de aprender à dominar tal espaço, desde a rede até a linha de fundo. Como se apenas isto não bastasse é interessante, também, conhecer tudo aquilo que desenvolve por meio do comportamento de um tenista, que vai do modo com o qual segura a raquete até o fator velocidade na área de ação. O piso, tal como outras características pertinentes, influencia de maneira sucinta e ríspida em alguns momentos.

Tudo que foi citado acima requer anos de treinamento sério e bem orientado, visando unicamente que o desportista da área possa desenvolver todas as características necessárias para, com vontade, chegar à quadra e poder fazer boas partidas, tudo devidamente registrado com o conhecimento adquirido. Não à toa é mais do que necessária uma iniciação na tenra idade, pois tudo isso toma muito tempo de estudo e disciplina.

Uma partida densa.

Em Baby Steps existe uma pequena fuga à esta regra. Seu protagonista, Eichii, começou a praticar tênis já na adolescência, graças a um convite inusitado por parte de uma moça. Estudioso e perfeccionista ao extremo com tal responsabilidade, o rapaz foi introduzindo tal costume ao seu cotidiano na prática de tal esporte. Com anotações precisas em cadernos, onde constam mínimos detalhes de ação e até desenhos de movimentação em quadra, o jovem protagonista tem procurado fazer um balanceamento entre a prática e a teoria quanto ao tênis. E o resultado final disto também demorou à aparecer, algo em torno de dois à três anos, culminando com o primeiro resultado mais representativo em uma competição.

Seguramente, ao levar tal dissertação para a vida real, o que se tem é um cenário que pode ser mais próximo do ilusório e fantasioso (em tese). É difícil que um praticante deste esporte consiga um grande desenvolvimento com "apenas" três anos de prática no mesmo. O Eichii não está a disputar nenhum torneio do Grand Slam, nem tão pouco um qualificatório olímpico ou algo do gênero. O jovem em questão está indo às quadras em torneios regionais, de caráter municipais. E mesmo neles nota-se que o rapaz tem muito à desenvolver ainda. Isto não representa um ponto negativo, porém é algo que pode importar muito no momento em que, dados momentos, pode-se vir à analisar ligações entre ficção e realidade.

Após ler estes parágrafos, certamente você deve estar imaginando que minha pessoa está à fazer uma propaganda para que tu, visitante, não assista tal anime. Na verdade a proposta é totalmente contrária. Trazer para você tais palavras foi bem necessário, para que possas assim compreender melhor o que vem na sequência deste post. Seria fácil lançar os pontos de destaque sem exclamar, antes, algumas vertentes que se fazem necessárias.

Acreditar é sempre necessário.

O décimo quinto episódio da obra foi, com seguridade, preponderante e importante neste aspecto central. O anime já teve um salto temporal estabelecido à poucas semanas atrás. O Eichii já participou de alguns torneios. Teve uma eliminação na primeira rodada e, nas duas oportunidades seguintes, chegou à terceira rodada (ficando no top'32 de ambas). Mas o rapaz nunca se mostrou verdadeiramente satisfeito. Buscou treinar mais ainda, por mais que sacrificasse algumas de suas preciosas horas de estudo para tanto. E, no tempo presente de Baby Steps, o jovem está à disputar a sua primeira semi-final, após ter eliminado alguns dos principais cabeças de chave pós terceira rodada do torneio atual.

Ainda assim, o Eichii mostra que tem muito à aprender e mais ainda para desenvolver. Não se cita aqui o lado emocional, mas sim a sua técnica. O maior ponto positivo do rapaz está em seu fator de observação, densamente evoluído (provavelmente um resultado direto de seus estudos obstinados). E na partida do momento ele está à enfrentar Araya, um dos principais tenistas da região e auto-aclamado como um dos grandes rivais do Takuma. Graças a algumas características de seu adversário que foram passadas por seu colega de escola do desporto, o Eichii passou à ter uma mínima chance de encarar (de "igual para igual") o seu poderoso adversário. Mas conforme a partida tem se desenrolado, o jovem tem notado que apenas isso não bastará  em sua tentativa de chegar à final do torneio.

Com isso surge o grande trunfo de Baby Steps, que ficou ainda mais evidência no episódio em análise.  O jovem praticante não se rende ou busca conforto com facilidade, pois sua compreensão quanto ao aprendizado no desporto evolui a cada nova jogada ou confrontação em xeque. Ele se espelha em outros colegas da prática do tênis, o que gera algo à se ponderar positivamente. E o anime executa bem este trabalho, ao ponto de nada parecer forçado ou confuso em demasia. A questão maior está em saber sobre até aonde o anime assim se manterá. Mas com os últimos eventos, pode-se aqui ressaltar que aprender mais sobre o tênis, em si, tem sido uma experiência deveras interessante.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!