Em pauta!

terça-feira, abril 07, 2015

[N! Drops] Abr'2015 #28: a calma de Hibike! Euphonium...

O logo da obra.
E ao som de conhecidas óperas...

Não se trata de uma volta no tempo, mas existem similaridades bem notórias. O elenco possui uma identidade própria, mas de alguma maneira te faz lembrar da temporada de abril'2009. As duas frases citadas fazem uma alusão totalmente justa com um certo anime da Kyoto Animation que, há exatos seis anos atrás, dividiu opiniões e atraiu muitos fãs em prol de uma causa. Se em tal época estreava K-ON! e o seu famoso clube de música leve, agora em 2015 as apostas do conhecido estúdio se voltam para Hibike! Euphonium. Amigo visitante, você notará na sequência deste texto o quanto que as ligações foram válidas entre as obras citadas.

O episódio de estreia do anime em pauta foi muito tranquilo. Aliás, o rótulo de "introdução ao enredo" coube muito bem para tal. E tudo tem início em algum ponto na mente da jovem Oumae Kumiko. Ela conhece a tradição do local onde estuda, a conceituada Escola Kitauji, que outrora se fez presente nos campeonatos nacionais de bandas musicais mas que, nos dias atuais, mal consegue seguir adiante nas qualificatórias. Kumiko possui uma aparência calma e reservada, mas acaba sempre falando o que vem à mente (com irrestrita sinceridade) sem muito pensar antes de fazê-lo. Como estudante do primeiro ano colegial, ela ainda não definiu em qual clube haverá de entrar, embora possua grande habilidade para tocar o Euphonium (conhecido como Eufônio ou Bombardino no Brasil, sendo este um instrumento musical pertencente à família das Tubas).

Durante sua passagem neste episódio, a Kumiko acabou sendo recepcionada pela banda musical local, da mesma maneira que os demais estudantes. Contudo, o fato da música ter saído desafinada não empolgou a garota. Como seu comportamento mais sério e fechado, a protagonista de Hibike! Euphonium acabou sendo convidada pela amigável Katou Hazuki à ir com ela embora. Ao encontrarem com a simpática Kawashima Sapphire (que prefere ser chamada de Midori), resolveram irem juntas visitar a sala da banda musical da escola. E à partir deste ponto o anime mostrou aquilo que se pode esperar de seu enredo, pois a Kumiko não mudou sua forma de pensar com a vice-presidente da banda (Asuka), mas sentou-se abalada com a chegada da Kousaka Reina (estudante conhecida à distância por ela, em virtude de seu vasto talento para a música).

Da esquerda para a direita: Hazuki, Kumiko e Sapphire (Midori).
Todo o episódio acabou fazendo uma introdução ao ambiente da obra, sem pestanejar, mas deixando no ar aquela ideia de que poderia ter sido melhor. O trio formado por Kumiko, Hazuki e Sapphire foi bem apresentado e o modal destas personagens lembra muito o anime de seis anos atrás (guardadas algumas diferenças para tanto). Diferentemente do anime cujas lembranças vem à tona, alguns personagens masculinos apareceram neste capítulo inicial (destacando-se o jovem Tsukamoto Shuiichi, que é amigo de infância da Kumiko e cuja indiferença dela parece não afetá-lo muito). Entretanto, os quase vinte e quatro minutos de episódio acabaram se resumindo em uma ação similar a leitura de um livro de grande prefácio e introdução, não apresentando algum ponto de grande distinção ou que chamasse a atenção de maneira vibrante.

Na divisão técnica deste início de exibição, a Kyoto Animation mostrou uma vez mais porque é um dos melhores estúdios na área, seja na parte visual ou sonoramente. A apresentação do anime é quase uma bênção para os olhos do telespectador pois o detalhamento dos cenários, a ambientação e o desenho dos personagens estão realmente dignos de alta nota positiva. O acústico da obra também mantém a tradição já mencionada, graças a uma abertura interessante que lembra K-ON! em pontos distintos (com a música "Dream Solister" de True) e um encerramento um tanto quanto mais festivo (ao som de "Tutti!"). Nestes quesitos, o anime teve uma estreia realmente merecedora de alta nota.

Contudo, nem tudo são flores. Mesmo em se tratando de um episódio inicial, Hibike! Euphonium deixou passar a oportunidade de chamar de maneira mais incisiva a atenção. Notórios são alguns pontos do enredo (em especial sobre a "devoção" da Kumiko para/com a Reina) e que a música será mais incisiva na obra. Mas o capítulo foi tranquilo em demasia. Espera-se que, com a sequência do anime, o mesmo possa mostrar um avanço bem-vindo no enredo e também em seu elenco já apresentado. Foi agradável, mas faltaram incrementos. De momento, o anime tem uma recomendação mediana.

Adiante, Kumiko. Adiante...

Momentos...


"Um triste recordação..."


"Kumiko e sua nova ambientação..."


"Ao escutar a banda do colégio, o contraste com a Kumiko se tornou visível..."


"A timidez da Sapphire (Midori) em seu esplendor..."


"A Hazuki tem um sonho: fazer novas amizades durante o ensino médio..."


"Uma conversa trivial..."


"O susto com a vice-presidente da banda escolar..."


"A surpresa da Kumiko com o pedido da Reina..."


Hibike! Euphonium
Episódio #1 - "Bem-vindo ao ensino médio"

*** avaliação final: 6,5 pontos de 10,0 possíveis ***


"Aproveite o visual e arrase daqui em diante, Kumiko!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Um começo tranquilo para uma obra que se mostra com grande potencial, ainda mais que ela promete uma abordagem mais madura dos acontecimentos.

    Gostei da comédia leve sem contar como adoro orquestras.
    Vou me divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Concordo bastante com o seu comentário, nobre.
      Especialmente pelo fato do segundo episódio ter se saído muito bem.

      O anime tem realmente um bom potencial para ser explorado.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!