Em pauta!

terça-feira, março 14, 2023

[Especial] Vem aí o top de 2022!


Com muito atraso...

Nobre visitante, muitas coisas ocorreram com a minha pessoa ao longo de 2022. Algumas boas e outras nem tanto. Pode-se aqui citar a Colação de Grau universitária e o início da pós-graduação como pontos de atenção que, embora muito positivos e importantes para o presente e o futuro, acabaram requerendo menos tempo de atenção para o Netoin! em si. Dentre tantos outros pontos, o presente post acabou sendo atrasado em, pelo menos, dois meses.

Tendo por base tudo que foi acima citado, é chegado o momento de apresentar para você a temática da vez. O presente post vem aqui esclarecer quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2022. Do montante de animes assistidos pela minha pessoa ao longo das quatro temporadas passadas, sairão aqueles que receberão a premiação simbólica da parte deste humilde blog.

Espera-se que as explanações estejam bem sucintas para você, nobre visitante. Muitas das regras do pleito anterior se mantiveram, o que por si já é um indicativo de tradição desta casa sendo mantida. Se você visita o Netoin! a algum tempo, já deve ter em mente o que virá pela frente. Caso esteja acessando o blog de maneira recente, perceberás que as regras daqui são um pouco diferentes, em comparação direta a vários outros portais.

Tenha uma boa leitura!

As regras necessárias



O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Com isso, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2021 (também em algum momento do citado ano ou anterior a este) e que terminaram em 2022 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: 86: Eighty Six - 2nd Season; e Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020).
* Observação: Tropical-Rouge! Precure, que encerrou em fevereiro de 2021, já fez parte do pleito anterior e não concorrerá novamente para 2022.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2022 (ou antes) e que prosseguirão na temporada de janeiro'2023 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2023 serão: Fumetsu no Anata e 2nd Season; e Urusei Yatsura (2022).
* Observação: além da exceção natural a esta regra está nos animes da série Pretty Cure, para esta oportunidade a obra Isekai Oji-san também estará enquadrada em tal. 

Como quarta - e última - menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2022, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Nesta ocasião, Spy X Family será o anime a fazer parte deste grupo com as suas duas temporadas.

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

As obras elegíveis



* [janeiro'2022]: 86: Eighty Six - 2nd Season, Akebi-chan no Sailor-fuku, CUE!, Delicious Party Precure, Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020), Leadale no Daichi nite, Ryman's Club, Sabikui BiscoSasaki to Miyano Totsukuni no Shoujo (ONA).
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* total de animes elegíveis: dez (10).

* [abril'2022]: Aharen-san wa Hakarenai, CUE!, DeaimonDelicious Party PrecureDragon Quest: Dai no Daibouken (2020)Healer Girl, Honzuki no Gekokujou 3rd Season, Kakkou no Iinazuke, Kaginado 2nd Season, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic, Love all Play, Paripi KoumeiRyman's ClubShingeki no Kyojin: The Final Season Part 2, Spy X Family e Summertime Render.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em marrom: anime pertinente à quarta regra.
* total de animes elegíveis: doze (12), incluindo o anime da quarta regra.

* [julho'2022]: Amewo Tsugeru Hyouryuu Danchi (filme/ONA)Delicious Party PrecureDragon Quest: Dai no Daibouken (2020)Fuuto Tantei (ONA), Hataraku Maou-sama!!, Hoshi no Samidare, Isekai Oji-sanIsekai Yakkyoku, Kakkou no IinazukeKumichou Musume to SewagakariLove all PlayLycoris Recoil, Shadows House 2nd Season, Summertime Render e Tokyo Mew Mew New.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: dez (10).

* [outubro'2022]: BLEACH: Sennen Kessen-hen, Bocchi the Rock!, Chainsaw ManDelicious Party Precure, Do It Yourself!!Dragon Quest: Dai no Daibouken (2020)Hoshi no Samidare, Isekai Oji-san, Mushikaburi-himeFumetsu no Anata e 2nd Season, Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo, Koukyuu no KarasuPoputepipikku 2nd SeasonRomantic Killer (ONA), Seiken Densetsu: Legend of Mana - The Teardrop CrystalSpy X Family (part 1 - 2nd cour)Urusei Yatsura (2022) e Yuusha Party wo Tsuihou.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2022).
* em marrom: anime pertinente à quarta regra.
* total de animes elegíveis: onze (11), excetuando os da terceira e quarta regras.

Total de animes elegíveis no pleito de 2022: quarenta e três (43)


Nobre visitante, agora tu tens o conhecimento sobre as regras do Netoin! para a escolha dos destaques do ano, bem como sabes todos os animes que são plenamente elegíveis para tanto. Ainda acerca disto, e como fator de curiosidade, é interessante frisar que a cada ano o total de obras elegíveis tende a diminuir pelas mais diferentes razões, que se enquadram desde a laboral até a acadêmica. Se faz citar: 2014 (setenta e seis); 2015 (setenta e sete); 2016 (noventa e quatro); 2017 (sessenta e sete); 2018 (sessenta e quatro); 2019 (cinquenta e seis); 2020 (quarenta e seis); 2021 (quarenta e oito); e 2022 (quarenta e três).

Para o pleito de 2022, apenas o top'10 será plenamente destacado., ficando igual ao post especial deste tema em 2021. A título de recordação, em algumas oportunidades existiram três classes de top do ano, que chegou - inclusive - a totalizar trinta animes em tais ocasiões, enquanto que em outras oportunidades existiram duas listas (denominadas como "A" e "B"). Mesmo com apenas uma lista sendo tratada de maneira especial, obras diferentes aparecerão em destaques pontuais, como melhores aberturas e visual, por exemplo. Contudo, na principal categoria, somente o top'10 se fará presente, o que certamente deixará muita obra interessante de fora.

Se entre 2014 e 2016 existiram posts para destacar os pontos negativos dos animes a cada ano, no período de 2017 a 2020 tal categoria "de baixo" acabou sendo diminuída e inserida no mesmo texto que os ditos melhores de cada ano. Igual ao mostrado em 2021, não haverão os destaques negativos na presente oportunidade, sendo esta uma simples e pura opção de minha pessoa, amparado pelo fato de que - dentre os quarenta e três títulos assistidos - não houve algo que pudesse ser citado como realmente ruim. Ainda assim, mais abaixo você poderá acessar todos os posts de destaques por ano, sendo esta uma tradição desta humilde casa na internet.


Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013
2016 - piores  /  2016 - melhores  /  2017  /  2018  /  2019  /  2020  /  2021

Até a próxima!
O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!