Em pauta!

segunda-feira, fevereiro 14, 2022

[Especial] Destaques da animação japonesa (2021) - A visão do Netoin!


Mais um ano...

Embora atrasado em um pouco mais de um mês, o tradicional post de destaques do ano se faz presente aqui no Netoin! para você, nobre visitante. Para a edição de 2021, o total de animes elegidos é de quarenta e seis, sendo este montante maior em duas unidades em comparação ao ano anterior. Entretanto, antes de continuar aqui, é necessário tu saber como que tais animes chegaram até este ponto e como foi o processo, ou seja, as regras para tanto. Desta forma, leia antes o post de preparação para este presente, que poderás acessar ao clicar aqui.

Curiosamente, e contra os prognósticos que a minha pessoa tinha, o total de animes elegíveis acabou sendo uma surpresa, dado o fato de que se esperava uma quantidade menor dos mesmos para este simbólico pleito. E isto nada tem a ver com o ano de 2021 na esfera animística em si, no que tange a razão para imaginar uma quantidade menor de obras para este post destaque. Na verdade, o ano que passou foi muito bom no que diz respeito aos animes e, de maneira geral, este blogueiro assistiu poucos títulos por dois fatores bem importantes, sendo eles a faculdade e o trabalho. Alegremente, e dentro do total já citado de obras assistidas, o saldo final foi extremamente positivo.

Para o post deste ano tudo será mais simplório, e isto provavelmente será um tipo de regra para os próximos anos. As imagens farão as devidas apresentações para cada tópico de destaque e, abaixo delas, haverá um parágrafo contendo breves explanações para tanto. Estejas ciente de que este texto contém unicamente a opinião pessoal deste humilde blogueiro, que por ventura talvez respingue em algo de dados técnicos. Use o que lerás daqui por diante como um tipo de apoio, caso não tenhas assistido a nenhuma das obras elencadas e/ou citadas, e nunca pense neste texto como uma "verdade absoluta" ou algo próximo a isto, nobre visitante.

Tenha uma boa leitura...


Ao longo do ano que passou, diversos animes causaram surpresas bem positivas em minha pessoa, visitante. Entretanto, dois deles merecem ser aqui citados com algo de maestria. Por um lado, tem-se Dragon, Ie wo kau, contando as aventuras do poderoso elfo Dearia que era vendedor de imóveis nas horas vagas (talvez o contrário), que estava "ajudando" o dragão Letty a encontrar um lar, sendo tudo envolto por um ambiente descontraído e bem-vindo. Na outra ponta está a comédia romântica Horimiya, que fez a minha pessoa se divertir bastante, a um nível que obras deste gênero não conseguiam tem alguns anos, graças ao casal formado por Kyouko e Izumi.


No quesito de aberturas e encerramentos, seguramente 2021 apresentou ótimos trabalhos. Não obstante, diversos outros animes poderiam ser aqui citados sem maiores cerimônias. Contudo, no ponto de vista deste humilde blogueiro, os destaques ganharam as respectivas primazias por pouca diferença, uma vez que a concorrência foi grande. Desta maneira, a abertura de Fruits Basket: The Final ("Pleasure", WARP's UP) e o encerramento de Shiroi Suna no Aquatope ("Tsukiumi no Yurikago", Mia Regina) acabaram ficando no topo de suas respectivas listas, tanto pela beleza das melodias como também pela combinação perfeita com as respectivas obras.


Se fosse para escolher um anime em desenvolvimento de personagens, ao menos cerca de três títulos fariam aqui uma grande disputa. Entretanto, para o pleito de 2021, foi preferido dar destaque para personagens que se destacaram no citado quesito. Tendo isto em mente, duas protagonistas mereceram repartir a simbólica conquista. De um lado está a candidata a Rainha do Grande Oceano, sendo ela a sereia Laura, diretamente de Tropical-Rouge! Precure. No outro extremo se encontra a melhor aranha que este universo já viu, conhecida como Kumoko, vinda do anime Kumo desu ga, Nani ka?. Cada uma, a sua própria forma, mostrou uma evolução digna de nota em suas respectivas obras. Para tanto, o Fushi de Fumetsu no Anata e não adentrou aqui por bem pouco.


Isto é algo novo na história do Netoin!, pois nunca antes houve a simbólica premiação para o destaque em casais. Para uma primeira vez, a minha pessoa preferiu registrar uma conquista dupla aqui, cujos enlaces vieram de duas obras bem diferentes entre si, cujos finais de tais romances também acabaram sendo bem distintos. Mesmo que por caminhos tortuosos sociais, Taishou Otome Otogibanashi brindou este humilde blogueiro com o simpático casal Yuzuki e Tamahiko. Atravessando duros percalços até a declaração ocorrida em um momento de salvação no anime Fumetsu no Anata e, a dupla Rean e Gugu protagonizaram algo que pode ser definido como "a força do amor", em diferentes sentidos.


Diversão e descontração são duas características que, para este humilde blogueiro, toda boa comédia deve apresentar. As risadas aparecem de acordo com o trabalho apresentado nas mesmas. Dito isto, dois animes fizeram por merecer serem aqui citados, nobre visitante. Um deles é o altamente carismático Senpai ga Uzai no Hanashi, cujos episódios não perderam o ímpeto da diversão bem-vinda em nenhum momento. Por sua vez, o anime de curta duração episódica Kaginado trouxe toda a descontração possível das obras oriundas da Key Visual Art's, sempre marcadas pelo alto nível de drama presente nos seus títulos.


Animes de drama sempre terão um canto reservado no coração de minha pessoa, e isto é algo que dificilmente mudará em algum momento. No pleito de 2021, houve uma disputa segura e acirrada entre cinco animes, sendo que dois deles acabaram brilhando como os maiores destaques da categoria em pauta. O primeiro título é Fruits Basket: The Final, que não apenas emocionou bastante a minha pessoa, como também encerrou com extrema dignidade toda a saga desta obra. Não obstante, o segundo anime que merece ser citado é Kageki Shoujo!!, que brindou os olhos deste humilde blogueiro sob as mais diferentes perspectivas diferentes, muito embora o final não tenha tido "a cara" de ser realmente o fim da obra em si.


No quesito coadjuvantes, cujos personagens dão aquele suporte necessário aos protagonistas e/ou às suas obras como um todo, o ano de 2021 foi muito bem servido. Diversos nomes poderiam se fazer aqui presentes. Entretanto, apenas dois podem adentrar como destaques feminino e masculino. Desta maneira, e vinda diretamente do anime Odd Taxi, a alpaca Shirakawa Miho soube aparecer com primazia, por vezes fazendo valer o velho ditado conhecido como "escrevendo certo por linhas tortas". Na parte masculina deste quesito, quem realmente brilhou foi o simpático e carismático Gugu do anime Fumetsu no Anata e, cuja coragem e modo de ser foram muito mais do que dignos de nota.


Para falar de protagonismo, é necessário ressaltar que este é um dos pontos para os quais este humilde blogueiro mais dá atenção ao assistir um anime. Uma atuação convincente e predominante, que leve adiante seus anseios e busca na realização dos objetivos propostos em cada obra, já servem o bastante para demonstrar o quão importante é tal protagonista. E muito embora o ano que passou tenha apresentado ótimos nomes que mereceriam ser aqui citados, dois deles conseguiram brilhar com uma força ainda maior do que o necessário. Do lado feminino, quem se destacou com honrarias foi a extremamente simpática Tachibana Yuzuki de Taishou Otome Otogibanashi. No extremo masculino desta categoria, quem apareceu para brilhar foi o Fushi, vindo da obra Fumetsu no Anata e. Definitivamente, as respectivas coroas de excelência em protagonismo estão mais do que em boas mãos.


Por fim, e o tópico mais chamativo, o top'10 do ano de 2021. Unindo tudo aquilo que faz este humilde blogueiro gostar de animes, ainda mais assistindo a alguns deles com grandes e importantes amigos, seguramente a listagem mostrada na imagem acima resume muito bem aquilo que, para o Netoin!, representa o que de melhor o ano que passou teve a oferecer. De Taishou Otome Otogibanashi, formando o pódio junto de Fumetsu no Anata e e Kageki Shoujo!!, passando por obras incríveis e entretidas como Tropical-Rouge! Precure, Komi-san wa, Komishou desu., 2021 soube deixar uma ótima marca.

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013
2016 - piores  /  2016 - melhores  /  2017  /  2018  /  2019  /  2020

Muito obrigado por ter acompanhado este post, nobre visitante!

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!