Análises em Geral - parte #82: o adeus de Plastic Memories... ~ Netoin!

sábado, 27 de junho de 2015

Análises em Geral - parte #82: o adeus de Plastic Memories...

A chamada da vez.
Chorar é inevitável...

A volta da seção Análises em Geral vem abraçar uma causa que durará algum tempo. É através deste canal do blog que alguns animes da temporada de abril'2015 serão comentados, de acordo com os seus encerramentos. Não houve um pré-julgamento ou uma seleção sintética para os títulos que aqui aparecerão. Apenas o apreço, de forma humilde, foi levado em consideração. E para dar inicio aos trabalhos as lágrimas pedirão passagem para você, amigo visitante, pois Plastic Memories será o anime que inaugurará a causa citada mais acima.

O último episódio deste anime fez conotação ao sentimento, e com base em tal buscou seguir adiante. A dupla Isla e Tsukasa, uma Giftia e um humano respectivamente, estava unicamente curtindo os seus momentos juntos, como era de se esperar. Neste ponto a novidade é nula. Contudo, tal evento ganhou trivial importância com o prenúncio de que este seria, infelizmente, o último dia de existência da Isla no mundo, ao menos da maneira como todos acabaram conhecendo-a.

Este capítulo foi muito rico e sucinto, no que tange à demonstração de um sentimento tão real quanto belo entre os personagens citados no parágrafo acima. Um episódio totalmente dedicado ao último de tal casal como amigos, confidentes e namorados. Buscaram aproveitar todo e qualquer tempo disponível para deixar, em alto e bom som, o quanto que se gostavam e como gostariam que aquele dia jamais chegasse ao seu final, proporcionando momentos e diálogos que souberam mexer com a mente e o coração deste humilde blogueiro.

 Alguns momentos: da conversa no amanhecer ao abraço no parque de diversões...

Contudo, mesmo sendo tão singelo, este episódio teve o seu ponto de abalo. Foi uma verdadeira tormenta no coração quando a Isla, com toda a sua simplicidade e sinceridade, disse ao Tsukasa tudo que queria há muito tempo. O ponto de coragem foi, justamente, o último dia de existência para ela. Mas, indo um pouco além disto, ela se sentiu pronta para não apenas declarar-se uma vez mais para o rapaz, como também para fazer um pequeno jogo de palavras no qual saiu, de ambas as partes, aquilo que o casal tanto via de importante, um para o outro.

Poucas músicas, quase nenhum efeito sonoro. Um capricho na animação que poderia ter sido uma vertente durante toda a exibição do anime. Vinte e quatro minutos que passaram de forma rápida, mas que canalizaram tudo aquilo que se pode entender como sentimento verdadeiro, sem cláusulas de escape ou pensamentos mais enfadonhos. O final de Plastic Memories acabou sendo, com muita alegria, extremamente preciso no ponto e na mensagem à ser passada.

Ficou um pequeno e sutil legado com esta obra pois o amor, sendo ele grandioso na essência e plenitude, independentemente de qualquer escopo ou situação, sabe ser verdadeiro para quem busca por tal definição e consolidação. De certa forma, a dupla Isla e Tsukasa demonstrou isso com exatidão. As lágrimas escorreram ao final como quem se sentisse parte daquela tão caprichosa história, sem devaneios. E assim, Plastic Memories fez o seu adeus.

Até qualquer dia, Isla e Tsukasa...

Momentos do último episódio
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Durante a limpeza do quarto, sujeira para ambos..."


"Nada como um bom banho para iniciar o dia..."


"A Isla queria aproveitar o seu último dia até trabalhando..."


"Gordices no parque? Sim!"


"Lágrimas sinceras na roda gigante..."


"Lágrimas sinceras fora da roda gigante..."


Plastic Memories
Episódio #13 - "Espero que um dia voltemos a nos encontrar"

*** avaliação final (do episódio): 4,5 pontos de 5,0 possíveis ***

Análise final da obra...

União até o último instante...
A sinceridade de costume...

Quando Plastic Memories teve o seu início em abril, foi apresentado um escopo de enredo moldurado pelo drama fortificado. Com base em tal, a arquitetura de existência dos Giftias (um tipo de androide com muitas características pertinentes aos humanos) ganhou conotação pelo seu tempo limitado de vida (um pouco mais de nove anos). O anime soube explicar o porquê disto antes de chegar ao sexto episódio, sendo este um ponto extremamente positivo. Além disto, o elenco apresentado teve muitas ações de extrema dignidade, por mais que alguns personagens não tenham sido devidamente aproveitados, enquanto outros foram sugados até onde deu, em prol da obra como um todo.

A obra buscou ser tocante no quesito sentimento, muito embora o drama tenha sido ofuscado gradativamente por um slice-of-life que, metodicamente, aparentou não ter sido executado da maneira como se pretendia ou que parecesse estar de acordo com o enredo deste anime. Com isso surgiu o grande ponto negativo de Plastic Memories, pois o anime começou a se perder neste contexto de apresentar um enredo/premissa e deixar tal foco estabelecido "de lado". Em muitos momentos foi possível verificar isso. Na verdadeira ondulação na qual o anime se lançou, o saldo final acabou ficando positivo unicamente no chamado detalhe. A obra, infelizmente, falhou onde não se esperava.

Rasgam-se elogios para a arte do anime e sua trilha sonora. O segundo quesito não foi impactante, verdade seja aqui dita, mas soube apresentar um trabalho digno e que se encaixou com a premissa e ambientação deste título. Contudo, o visual de Plastic Memories foi primoroso. Muita qualidade nítida nos ambientes, construção de cenários, desenhos de personagens e uso das cores, expressamente vívidas e exuberantes. Estes foram os grandes pontos à se destacar no anime em pauta, com toda a sinceridade possível.

De modo geral, Plastic Memories soube agradar. Os pontos citados aqui como negativos não chegaram à atrapalhar a experiência obtida ao se assistir este anime, mas não deixaram de ser tópicos que tiraram preciosos números da média final desta obra. Este título, que soube encantar na sua mensagem e com o envolvimento da dupla Isla e Tsukasa, pode não ter forças para ser o grande destaque da temporada de abril'2015. Mas certamente soube emocionar na medida, nos momentos mais precisos para tanto. Com isso, a recomendação do NETOIN! para que você veja este anime é positiva, nobre visitante.


Plastic Memories
Temporada abril'2015 - Total de treze episódios

*** avaliação final (de todo o anime): 7,0 pontos de 10,0 possíveis ***


"Obrigada! Obrigada por chorar por mim..."
Isla, na roda gigante ao se dirigir para o Takeshi...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

  • 20Blogger
  • Disqus

20 Comentários

  1. Nossa, como posso dizer, foi lindo, chorei de inicio ao fim [normal], mas eu realmente achei lindo, de como a Isla foi forte até o final, de como Tsukasa reagiu, foi emocionante demais, eu não achava que seria tão bom assim, o anime em si :) valeu a pena rsrs ^^,
    Obrigada por seus comentários nobre amigo, digno como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Me deixaste sem jeito aqui, nobre Ingrid...

      Mas é verdade mesmo...
      O final de Plastic Memories soube entregar acima do esperado. Foi um ótimo e emocionante episódio, com total certeza.

      Uma vez mais, agradeço à ti por tão importante comentário.


      Até mais!

      Excluir
  2. Um anime realmente muito bom, que diferente do que boa parte das pessoas, me agradou do inicio ao fim. Assim como disse, notei alguns pontos que acabaram deixando a desejar, mas isso não atrapalhou nem um pouco no decorrer da história o que me deixou muito feliz. Recomendo esse anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, nobre, este anime merece muito uma recomendação positiva e justa.

      Agradeço por sua visita e comentário, João.
      Volte sempre que desejar.


      Até mais!

      Excluir
  3. Nossa chorei muito no final quando isla tem ser desligada caramba velho namoral isso e muita corvadia pro santomi namoral ele sofreu muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O final deste anime foi bem emotivo mesmo, nobre. Concordo contigo.


      Até mais!

      Excluir
  4. Eu me segurei mais não deu eu chorei muito foi difícil não chorar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Rafael, o final deste anime foi realmente bem sentimental, tanto quanto o primeiro episódio do mesmo. Isto é bem digno de nota.


      Até mais!

      Excluir
  5. Tente não chorar no final ! Impossível!!! :( Queria uma segunda temporada dele recomeçando com a "nova Isla".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      As emoções são válidas mesmo, nobre.

      Entretanto, e infelizmente, o anime terminou de maneira "tão redonda" em seu enredo, que uma segunda temporada para o mesmo acabou não soando como uma boa ideia para o time de produção (fora as vendagens baixas e afins).

      Porém, Plastic Memories foi um anime que eu adorei acompanhar, do início ao final.

      Agradecido pela sua visita e comentário.


      Até mais!

      Excluir
    2. Nossa não sabia desse anime terminei de assistir hj nossa ate agora estou segurando as lagrimas...

      Excluir
    3. Saudações


      Assiste-o sem medo, nobre.


      Até mais!

      Excluir
    4. me desculpa, mais, recomendar um anime que vai te deixar na bad com final triste? sem segunda temporada? nao quero mais ver nenhum anime desse gênero, me apeguei muito pra simplismente acabar de uma forma feels bad, me deixaria muito feliz se ela lembraçe dele, eu to revoltado mesmo, tá, é so um anime, bastava fazer um finalzinho so um tico felizinho?

      Excluir
    5. Saudações


      Animes de drama, em sua grande maioria, possuem finais considerados mais tristes ou de felicidade bem moderada. Plastic Memories, ao meu ver, está no segundo caso.

      Para a simpática personagem da história "voltar a viver", só era possível com sua memória sendo apagada. Se ela recordasse de algo, após tal ação, todo o roteiro do anime seria jogado fora, uma vez que foi mostrado no mesmo muitas passagens nas quais mostrava-se o sofrimento das pessoas em razão de seus Giftias estarem sendo levados embora (por consequência teriam suas memórias apagadas).

      E como já relatei mais acima em outro comentário-resposta, o final de Plastic Memories foi redondo demais. Fazer uma segunda temporada deste anime poderia não soar muito bem (embora eu confesse que um OVA com eventos pós retorno da simpática robô fosse bem-vindo, ao meu ver).


      Até mais!

      Excluir
  6. Perfeito a analise do anime. Curti do inicio ao fim muito bom mesmo. Ao contrario do q o nobre amigo acima colocou em seu comentario, nao apostaria em uma nova isla, mas sim em um romance de michiru. Se reparar na festa de despedida isla olha para eles com a kra dando a entender q ela ficaria feliz com isso e na roda gigante ela comenta de uma nova namorada para ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Fico agradecido pelas suas palavras sobre esta análise de Plastic Memories, nobre.

      Realmente, o anime soube emocionar na medida. Houveram momentos nos quais as interrogações eram presentes, mas isso não atrapalhou a obra no todo.

      E, em um ponto de vista bem pessoal, fico contente pelo anime não ter tido uma continuação direta. Mas um OVA com a Michiru em pauta seria bem-vindo.

      Agradeço pela sua visita e pronto comentário.


      Até mais!

      Excluir
  7. Esta obra teve momentos felizes mas também teve momentos que me deixaram com algo no peito . Espero poder apreciar esta obra mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porfavor falam para mim que no último segundo do ep final é ela que aparece, nem que seja com uma nova memória.

      Excluir
    2. Sempre quando eu lembro dele choro. Espero que tenha uma nova temporada e que os criadores lutem pela segunda temporada porque eu e todos que assitiram estão ansiosos por ela.

      Plastic Memories vai deixar saudades ; (

      Excluir
    3. Saudações


      Não quero ser estraga prazeres, nobres, mas...
      Eu também gostaria de uma nova temporada para este anime, mas isso não ocorrerá. Ao menos, não tão 'cedo".


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2017
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons