Em pauta!

quarta-feira, agosto 08, 2012

Curto, interessante e emocional: isto é Traveling Daru!


Existem obras que podem cativar pelo fator singularidade. Para tanto, o tempo de duração entra como característica de observação, mas não como fator que auxilie na definição da ideia proposta. E não apenas o tempo pode ser um fator no processo, como também a temática entra diretamente na proposta lançada.

A obra que será comentada agora possui uma temática ligada de forma íntima à sua proposta, que procura mexer com o emocional do espectador sem comprometer o entendimento de sua história. Conta ainda com o fator tempo ao seu lado, propiciando minutos extremamente prazerosos.

Amigo visitante, estejas convidado à conhecer um pouco sobre Traveling Daru, uma animação curta mas de mensagem direta e emocionalmente impactante.

O todo da obra...


A garotinha, feliz em cuidar de seu pequeno Daru.

A história de Traveling Daru gira em torno de um brinquedo de criança. É muito natural que as pessoas guardam, fisicamente ou apenas como lembrança em suas memórias, aquele objeto da época de infância que tenha um valor muito sentimental. No caso desta animação tal ideia vai um pouco mais além, pois se trata de um objeto feito manualmente, com muito cuidado e carinho.

Aqui, o Daru é este objeto em destaque, sendo o mesmo um brinquedo feito de pelúcia. Sua dona o tem com muito zelo, fato este que se observa logo nos segundos iniciais da animação, que se passam em um aeroporto. É neste local que se tem o marco zero de Traveling Daru.

Correndo o risco de perder o voo, a mãe da garotinha corre atrás dela e a leva rapidamente até o saguão do aeroporto. A pequena menina deixa cair o Daru, em razão de tal fato, sendo desnecessário enfatizar que a mesma entra em pratos por ter perdido seu brinquedo tão especial. E uma lágrima desta menina, caída desde grande altura nos céus diretamente no Daru, faz com que o brinquedo de pelúcia comece à procurar por sua dona exaustivamente.

O pequeno Daru...

O que se tem, a partir deste momento, é a razão de ser do nome desta animação. O Daru percorre, praticamente, boa parte do mundo em busca de sua dona. No momento da separação a garotinha seguiu para os Estados Unidos, enquanto que o brinquedo de pelúcia iniciou a sua longa jornada no sudoeste asiático.

O toque emocional desta obra está na sua concepção. Enquanto o brinquedo estava atrás de sua dona por várias localidades do globo, a garotinha crescia com o passar do tempo. E este fator, denominado como tempo, era o responsável por aquela pequena menina se converter em uma adolescente e, consequentemente, em uma adulta.

A evolução natural citada acima se deu não apenas na forma física da garota. Aparentemente, o crescimento ofuscou um pouco das lembranças que a mesma tinha daquele brinquedo que, outrora, foi tão especial para ela. Não há um resquício de maldade aqui, pois se trata de algo bem comum de acontecer. Mas nas circunstâncias desta animação, uma valorosa lição sobre lembranças se fará presente.

Uma arte maravilhosa...

O pequeno Daru passou por grandes provações ao redor da Terra, sempre na busca incensante de encontrar pela sua dona. E a palavra "aparentemente", usada no parágrafo anterior sobre a menina já crescida, foi realmente usada de forma correta e oportuna, pois a animação mostrou que o tempo pode conseguir fazer tudo, até mesmo a controvérsia sobre uma ideia que parecia ser muito óbvia.

No que você assistir à Traveling Daru, poderás notar sobre o que este humilde blogueiro está à se referir. É algo muito simplório em sua duração, mas chamativo em sua execução e extremamente emocional em seu prosseguimento. Sem sombra de dúvidas, uma animação convidativa tanto ao relaxamento como também à racionalização sobre o crescimento e as lembranças pessoais.

E tudo que foi descrito acima está amparado por uma qualidade visual muito bonita. O estúdio responsável por Traveling Daru é o mesmo que esteve à frente dos ótimos Byousoku 5 Centimeter e Kumo no Mukou, Yakusoku no Bashô tratando-se, no caso, do Comix Wave.

Objetivamente


Não deixe que as suas lembranças se percam...

Interessante notar o como que, uma animação curta como esta, pode vir à proporcionar momentos tão esplendorosos de resgate do passado. Traveling Daru fez este blogueiro voltar rapidamente às tenras épocas da infância, onde aquele sentimento quanto a um brinquedo especial ou à momentos singelos era algo comum e, ao mesmo tempo, muito especial.

Esta animação tem uma mensagem muito clara em seu entorno. É um convite aberto às lembranças, sobre o modo como elas são mantidas e também se as mesmas podem vir à "morrer" um dia ou não. Nobre visitante, esta animação poderá ser imensamente de seu agrado, independente de seu gênero preferido de animes.

Inclusive, é possível assistir Traveling Daru pelo Crunchyroll (clique aqui para visualizar a animação). São cerca de seiscentos e trinta e sete segundos de uma história singela e simples, mas muito bem-vinda. Assista-o, pois Traveling Daru é altamente recomendado.

...pois correr atrás é bem trabalhoso.

[ made in NETOIN! ]
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Para ter uma ideia simplificada e outras informações acerca de Traveling Daru, acesse o fórum oficial do Crunchyroll, ao clicar aqui.
Veja um pequeno vídeo introdutório de Traveling Daru, disponível no portal YouTube, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!