Em pauta!

quarta-feira, agosto 01, 2012

No topo do NETOIN! - parte #1: personagens femininos em animes...

A Shiomiya Shiori, de Kami Nomi zo Shiru Sekai: menção honrosa merecida.

Deixar à vista clara os gostos pessoais pode aparentar ser uma tarefa fácil. Mas, à bem da verdade, pode acabar se tornando mais complicado do que se pode imaginar. Isto acontece em razão de vários fatores cooperarem para tanto, entre os quais pode se destacar o receio e a falta de certeza.

Porém, este blogueiro acredita que um laço convidativo tem de ser feito com você, que visita o NETOIN!. Em outras oportunidades textos deste naipe já se fizeram aparecer por aqui e, com o intuito de fazer com que você conheça um pouco mais da pessoa que está a frente deste humilde blog, o chamado top pessoal se fará presente uma vez mais.

O tema da vez são os personagens preferidos de animes. Em si, este especial estará dividido em duas partes: a primeira será direcionada às personagens femininas, o que já leva à crer que a segunda parte compreenderá a opinião pessoal quanto aos personagens masculinos.

Desta forma, em meio à Olimpíada que se faz realizar na capital britânica, o NETOIN! lhe convida à acompanhar este especial dividido em duas partes, sobre os personagens preferidos de animes. Na torcida para que este texto seja de seu agrado, se faz desejar uma boa leitura para você, amigo visitante.

Entre elas, despontam...

A Shindou Chihiro, dona de uma triste realidade...

Um dos animes que mais reservam boas memórias para este blogueiro é Ef - A Tale of Memories. Sua história está centralizada em três casais que, de uma forma chamativa e muito interessante, acabam conduzindo um anime forrado de drama e de romances. Seja pela ação do tempo ou dos próprios envolvidos na trama, toda a narrativa se segue com reviravoltas, lições de confiança e de amor verdadeiro.

Acabou ocorrendo, em meio ao que já foi descrito, que uma história de amor presente no anime em questão tornou-se contundente o bastante para este humilde blogueiro. Nela, o jovem Asou Renji teve que passar por difíceis provações para ficar ao lado da Shindou Chihiro, que era portadora de uma sequela das mais graves, proveniente de um acidente de carro ocorrido em sua infância.

A jovem Chihiro possuia uma personalidade muito tímida, sendo uma pessoa tristonha e confinada em um destino nada agradável. Possuia mudanças de comportamento vindas diretamente de sua sequela, que afetara seu cérebro de forma contundente, onde as memórias da garota se apagavam dentro de um ciclo estabelecido em doze horas. Isso fez Renji levar um pouco mais à sério seus sentimentos acerca da garota.

A Shindou Chihiro provou até aonde o amor e os sentimentos verdadeiros podem prevalecer. Além disto, conduziu uma das histórias de amor mais incríveis que este blogueiro já viu não apenas em animes, mas na vida como um todo ( entenda-se por filmes, seriados e outros meios de entretenimento ). Uma personagem digna de grande menção e que, na atualidade, tem a medalha de bronze por parte deste blogueiro.

A Sawatari Makoto: senhorita ~auuu para muitos...

O anime Kanon 2006 ( remake do original, datado de 2002 ) é o anime preferido deste blogueiro há longos cinco anos. Um posto que dificilmente lhe será tirado algum dia. O grupo de personagens e a história desta obra animada são motivos mais do que suficientes para fazer, deste título, um verdadeiro marco pessoal no que diz respeito ao dito entretenimento com animes.

Em especial, uma de suas personagens conseguiu canalizar muito daquilo que pode ser melhor definido como "a visão infantil do mundo". Uma garota que, por intermédio da mágica ( ou milagre, segundo o anime em questão ) pode reencontrar aquela pessoa especial. Inicialmente o ensejo da jovem era para um tipo de acerto de contas que, mais tarde, acabou se convertendo em uma passagem sentimental de cunho emocional alto com impacto direto.

Esta personagem é a Sawatari Makoto, dona de um comportamento inicial infantil, metido e arrogante que, mais tarde, deu lugar à delicadeza e ao minimalismo profundo de suas ações se esquecer, em nenhum momento, daquele jeito criança de ser. Para a Makoto, ser transformada em humana para poder reencontrar o Aisawa Yuiichi foi algo determinante, mas que requeria um pagamento maior do que se podia imaginar...

Do início ao fim, a Sawatari Makoto conseguiu protagonizar um dos mais belos e interessantes arcos de Kanon 2006, sem o mínimo de exagero nesta afirmativa. Desta forma, a pequena garota raposa carrega consigo, atualmente, a medalha de prata por parte deste humilde blogueiro.

A garota gênio, Ichinose Kotomi.

Parece que animes de drama atraem este blogueiro de forma impactante. O pódio pessoal se completa, harmoniosamente, com mais uma representante de um anime que possui o citado gênero como alicerce. No caso em questão, Clannad é o nome da obra ( possuindo Clannad After Story como sequencia direta ).

A personagem que representa este anime, ostentando o topo da preferência deste humilde blogueiro, possui qualidades que chamam a atenção à qualquer momento e de diferentes formas. Sua inteligência é assustadora, seu comportamento é tímido e restrito, mas seus sentimentos são sinceros e puros. Esta é a Ichinose Kotomi, a garota gênio do anime em questão, que teve de passar por algumas provações para fazer amizades...

Com um passado marcado por um trágico acidente com os seus pais, a Kotomi passou à estudar muito para assegurar a promessa feita em épocas inocentes. Com seu modo de ser tão restrito e quieto, não conseguia fazer ter nenhum amigo e, aparentemente, dava-se a impressão de que isto não a perturbava tanto. Mas esta situação mudou assim que o jovem Okazaki Tomoya apareceu, aspirando confiança para a jovem garota e garantido-lhe alguns momentos de felicidade, há tanto tempo esquecida em sua vida.

A Kotomi, tal como se fez apresentar da primeira vez, no episódio inicial de Clannad ( em outubro de 2007 ) fixou-se no top'5 deste humilde blogueiro desde então. Atualmente, a garota gênio ostenta com todas as honrarias a medalha de ouro e, aparentemente, isto não deverá mudar tão cedo...

Objetivamente

A pequena e graciosa Kaga Rin, do anime Usagi Drop.

A preferência deste blogueiro, tal como se fez aqui mostrar, não mudou muito em relação aos últimos anos. De igual forma, o máximo que tem acontecido é uma alternância de posições entre as três personagens citadas neste texto mas que, num todo, há tempos não deixam de se fazer presente no pódio.

Mas o trio aqui apresentado possui uma pronta companhia próxima: tratam-se das duas outras personagens que aqui apareceram, no início e no fim desta postagem. São elas a Shiomiya Shiori ( bibliotecária quieta, tímida e de pouquíssima fala ) e a Kaga Rin ( adorável garotinha como esboço da filha perfeita ).

Menções honrosas são dignas de citação: Testarossa Fate, Chitanda Eru, Kotobuki Nanase, Taneshima Poplar e Sagisawa Misaki ( a Yoriko de Da Capo ). Um seleto grupo de personagens favoritas que, a cada novo ciclo, acaba mudando em alguns nomes. Ainda assim, algo para ser considerado.

No próximo post deste especial, será a vez de se citar os personagens masculinos que formam o pódio do blog NETOIN!.
Amigo visitante, não perca o próximo texto que, de alguma forma, poderá chamar a sua atenção.

Até a próxima.

[ made in NETOIN! ]

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

6 comentários:

  1. Três fortes candidatas que também tenho meu apreço e concordo plenamente que o arco da Makoto foi o melhor de Kanon, mas acho que o da pequena Uchio leva em Clannad ao da Kotomi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      A Ushio tem um carisma sem igual, e concordo muito quanto ao arco dela em Clannad ser bem mais expressivo e sentimental do que o da Kotomi...

      Entretanto, a Kotomi é uma personagem muito mais especial para mim, tendo em vista que gostei dela já na primeira aparição, logo no primeiro episódio de Clannad, em outubro'2007.^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Se eu fosse fazer a minha listinha a Hinata (Naruto), sem dúvidas seria a primeira dela ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      A Hinata é a única personagem de Naruto com a qual simpatizo. Acho ela muito especial, tenha certeza disto. E a mesma já esteve em meu top de preferência em outras épocas...^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Eu acho muito válidas as listas com gostos pessoais, pois assim começamos a conhecer um pouco mais as pessoas e é tão divertido fazer essa troca de pensamentos e gostos. Sei lá. Acho que nos tornamos mais sábios.
    E claro, sempre respeitando os gostos dos outros!!! Respeito acima de tudo!
    Meu top 3 de personagens femininas de animes seria difícil de escolher. Eu sempre sou péssima pra isso, principalmente quando se trata de personagens femininas. A maioria segue uma linha de inutilidade que me deixa brava, exemplo: Saori de Cavaleiros do Zodíaco. A única capacidade dela é ser sequestrada.
    1º lugar: Yuuko Ichihara (xxxHolic) - Eu sou muito fã da bruxa das dimensões e de como ela vê, convive com a vida e suas missões nela.
    2º lugar: Reiko Natsume (Natsume Yuujinchou) - É uma pessoa que por conta de uma habilidade incomum, foi maltratada e subjugada pelas pessoas ao seu redor. Mesmo assim ela viveu a vida como escolheu.
    3º lugar: Ono no Komachi (Uta Koi) - Num tempo onde era importante o casamento, ela escolheu ser poetisa e espalhar sua arte por seu país. Gosto da coragem dela.
    Parabéns pelo post e por essa troca de ideias com o pessoal que acessa o blog. ^^/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Respeito é essencial sob qualquer circunstância ou lugar, nobre Red Kim. Mesmo nos hobbies...^^

      Seu comentário sobre a Saori me tirou umas risadas agora, pois me lembrei de como ela era chamada nos anos 90: "cabelo de beterraba". Putz, como fui me lembrar disto agora?XD

      Mas o seu top é bem interessante, Red Kim.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!