Em pauta!

quarta-feira, março 04, 2015

Volta ao Passado - Quando Uta~Kata muda de foco...

O logo da obra.
O momento que tudo começou a mudar...

Uta Kata foi uma obra singela a sua melhor forma. O anime, exibido na temporada de outubro'2004, teve ao seu final doze episódios trabalhos pelo estúdio Bandai Visual e uma trama que concluiu-se de maneira saudável. Além disto, um OVA (lançado em 2005) aliviou a saudade que muitos tiveram da obra em si. Com uma estória que falava sobre sentimentos humanos, tendo um suave toque shoujo-ai e um singelo momento de shounen-ai, a turma liderada pela estudante Tachibana Ichika e a misteriosa Manatsu soube levar adiante o compromisso selado pelo anime.

Dica de leitura aqui do NETOIN!

A figura dos Djinns teve papel fundamental no título. Até porque, a presença destes seres místicos fez com que a Ichika desfrutasse de um poder imenso, que lhe permitia enxergar o âmago das pessoas e aquilo que as rodeavam no mais abrangente mistério. Mais do que isso, a jovem protagonista passou a ter um conhecimento maior de seus próprios sentimentos e temores. Na medida em que ela via o que acontecia aos demais, seu coração ia sendo tomado por sentimentos hostis, escuros e doentios. O medo de usar do poder das divindades também crescia. Porém, este era mais forte do que ela para ser controlado.

E a paixão nutrida pela Ichika por um dos seus mentores, sendo este o jovem Sei-san, acabou fazendo com que um novo rumo fosse dado ao anime em si. Até então, a garota usava dos Djinns para ajudar os outros e com isto buscava estabelecer um elo de maior conhecimento sobre os demais. Porém, todos os poderes possuem um preço e, valendo-se do que foi dito no parágrafo acima, a Ichika começou a se deixar dominar por sentimentos como o ciúme e a aflição.

A Ichika não acreditando em quem foi visitá-la na sua casa...
O sexto episódio de Uta Kata marcou este divisor de águas para o anime. Em sua primeira metade, o capítulo desafiou a Ichika sobre seus próprios sentimentos. Ao ver o Sei-san junto da Saya-san, a garota começou a ficar muito inquieta. Pode-se dizer que foi a última vez na qual ela usou o poder dos Djinns por vontade própria, pois ela pairou acima das nuvens e observou tudo o que ocorria entre os dois, por mais que escapar da chuva fosse o seu real pretexto. As cenas que se seguiram, em seu lar, mostraram o quanto a garota já estava se entregando aos temores que tinha em si. Tendo início neste ponto, o anime começou a trabalhar este aspecto da protagonista com extremo afinco.

Não é possível aqui lançar culpados. É natural do ser humano que, em certos momentos de sua vida, ocorram situações nas quais os sentimentos (bons ou ruins) falem mais alto, ao ponto de dominar a pessoa e colocar cada ação de tal em uma esfera deveras cautelar. Entre gostar e odiar a diferença pode acabar sendo muito tênue. O que Uta Kata trabalhou, neste aspecto, foi o modo com o qual a Ichika acabou sendo atingida pelos seus grandes temores. Indo ainda além, mostrou também o domínio exercido por estes fatores e o quão difícil foi, para a jovem protagonista, suportar tudo isso e tentar agir de acordo.

O episódio aqui apresentado deu início à parte derradeira para o enredo da obra. Na medida que os capítulos finais se aproximavam, o anime começava ficar cada vez menos fofo e bem mais denso. Os conflitos eram sérios o bastante. Lidar com os sentimentos humanos nunca é uma tarefa fácil, mas seguramente Uta Kata soube agradar neste aspecto.

O grande poder dos Djinns...

Momentos...


"Antes de sair um pouco, um colar muito precioso é colocado pela Ichika..."


"O abatimento em razão de seus próprios sentimentos..."


"Saya-san e Sei-san em um momento não esperado pela Ichika..."


"A Ichika observando os dois conversando. Manatsu está preocupada..."


"O sexto Djinn foi invocado pela Ichika, que pairou acima das nuvens..."


"Manatsu e o Djinn do céu..."


"Sei-san checa a temperatura da Ichika enquanto ela dorme..."

Uta~Kata - Episódio #6
"The flush of damp skin" ("O resplendor da pele úmida")


"O domínio dos sentimentos que a Ichika não mais consegue controlar..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!