Em pauta!

terça-feira, março 31, 2015

[Fim de Temporada] Yowamushi Pedal Grande Road...

A chamada da vez.
O "ciclismo impossível" venceu a guerra...

Yowamushi Pedal foi um anime de conceito dos mais difíceis de ocorrer na realidade, desde o início de sua exibição em outubro de 2013. A base de todo o seu desenvolvimento esteve acerca de um rapaz de baixa estatura, tímido e amante compulsivo de locais como Akihabara que tinha, consigo, uma incrível habilidade não antes percebida para a prática do ciclismo. Este é o resumo perfeito para o jovem Sakamichi Onoda, que na busca por membros para o seu clube de animes na acabou conseguindo algo muito importante, pois grandes amizades passaram a fazer parte de sua vida dali por diante.

Mas este carismático protagonista não teve vida fácil durante a obra. Na verdade, ninguém teve. Em si, Yowamushi Pedal havia usado de toda a sua primeira temporada (outubro'2013 à maio'2014) para apresentar o elenco, mostrar pontos fortes e fracos, desenvolver personalidades e, assim, fazer uma bela introdução para o Intercolegial de Ciclismo, que seria o ápice da obra em si para tal ponto em diante. Embora tenham existidos alguns episódios em que quase nada ocorreu, a grande maioria esteve imersa de competitividade, chamativa de atenção e muitas lições de confiança e amizade.

A sequência deste anime, batizada de Yowamushi Pedal Grande Road, tinha uma grande responsabilidade pela frente. A mesma estava acerca de mostrar todos os três dias de Intercolegial em seu prosseguimento. À princípio, o total de vinte e quatro episódios para falar de eventos durante tão curto período soou realmente estranho e imprevisto, porém desafiador. Desde outubro de 2014 até a data de ontem (30 de março de 2015), a obra em questão teve de passar por muitos percalços para chegar ao destino final desejado. Nobre visitante, este percurso foi deveras complicado e até inusitado em algumas partes, mas a linha de chegada acabou sendo passada.

Lágrimas sinceras.
Após vinte e três capítulos, o episódio de encerramento tinha apenas a obrigação de mostrar quem seria o grande vencedor. A escola que triunfaria com merecimento e alegria. Os desportistas que iriam ao pódio para receber o tão cobiçado troféu. Em linhas de fato, era possível traçar diversos finais para este anime. Porém, algumas ideias eram ainda mais fortes do que outras, com base no desenvolvimento deste título e de como tudo havia acontecido até o momento. Em si, o episódio final poderia ter caído facilmente no esquecimento e ser banalizado. Entretanto, tal prognóstico se mostrou muito falho e a realidade foi outra, coroando quem seguiu Yowamushi Pedal Grande Road com um encerramento emotivo, alegre e muito elogiável.

Atrás da vitória estavam o Onoda e o Manami. As escolas de Sohoku e Hakone apostavam todas as suas esperanças nestes dois jovens ciclistas. Assim que a linha de chegada foi cruzada, a emoção saltou para fora deste humilde blogueiro, como quem se sentia vendo a corrida ao vivo, torcendo fervorosamente por um encerramento digno e único. E isto não é fruto de um exagero demasiado. O anime que se prestou para tanto elegantemente.

Com o vencedor decretado, todo que ocorreu após fez parte das festividades mais do que merecidas. O time derrotado, reconhecendo a sua forma o resultado, aplaudiu os vencedores jurando um "troco" no ano seguinte. A figura do Onoda, aquele personagem que para muitos não passava de um "quatro olhos simplório e desajeitado", conseguiu realmente atrair a atenção para si pelo próprio modo de ser. Não apenas os eventos com o fim do Intercolegial foram marcantes, como tudo que se passou na sequência acabou fazendo com que as lágrimas secassem e que as risadas tomassem conta do ambiente, pois o pequeno protagonista acabou mostrando que possuía uma humildade única e fantástica no seu ser.

A festa dos campeões!
Na mente do Onoda, não havia nada melhor do que uma ida até Akihabara com os seus amigos (algo equivalente a visitar a Praça do Japão em Curitiba/PR ou curtir uma tarde no mítico bairro da Liberdade, em São Paulo/SP). Isto valia pelo passeio e por uma surpresa que ele desejava fazer aos seus senpais (veteranos). Com toda a certeza possível, nestes minutos finais do episódio o tão citado protagonista conquistou inúmeros selos de carisma, tantos quantos ele pudesse carregar e ostentar em seu peito. Não se esqueça, nobre visitante, de que Yowamushi Pedal Grande Road tinha um dos finais mais previsíveis dos últimos tempos para mostrar, mas o fez de maneira sublime e aprazível. Aplausos merecidos.

O anime, ao longo de seus vinte quatro episódios, havia oscilado muito em alguns destes. O enredo parecia estar trancado em um mesmo ponto, não aparentava desenvolver-se. Por sorte, não acabou sendo algo duradouro. Tecnicamente, Yowamushi Pedal Grande Road foi simples e objetivo, não possuindo visuais dos mais aclamados mas também não fez feio ao ponto do desagrado. Em sua parte acústica, bons efeitos sonoros e insert songs em muito cooperaram pela causa estabelecida, mas valendo aqui uma menção honrosa para as suas músicas de abertura e de encerramento, em boa parte vibrantes e condizentes com o anime em si.

De maneira geral, este anime merece uma grande e honrosa recomendação. O episódio final, em si, praticamente resumiu o espírito da obra e valeu por cada momento. Ver no trio Makishima, Todokuro e Kinjou chorando foi épico. Notar o sorriso de cada integrante da equipe campeã foi ótimo. E se maravilhar com aquilo que ocorria na tela foi deveras digno. Yowamushi Pedal Grande Road mostrou, ao seu modo, que mesmo algo dado como inevitável no enredo pode sim ser transformado em um encerramento repleto de sentimentos e elogiável.

Para sempre Yowapeda...

Momentos do último episódio...


"Quem venceu?"


"Mãos aos céus, o sinal da vitória suada!"


"A emoção sem limites..."


"O carinho sem limites..."


"O abraço sem limites..."


"A ação sem limites..."


"As lágrimas sem limites..."


"Manami e a tristeza do momento, mas com uma certeza sobre o futuro..."


"A felicidade em levar os amigos a um lugar bem especial..."


"Hime! Hime! Hime, Hime, Hime!!!"

O logo de um grande anime.
Yowamushi Pedal Grande Road
Temporadas: outubro'2014 e janeiro'2015 - Total de 24 episódios

*** avaliação final: 7,5 pontos de 10,0 possíveis ***


"A humildade latente..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!