[Post atualizado em 24 de março de 2024]
Foi um final dos mais sensíveis...
A música mostrou o seu real poder no episódio que decretou o final de Shigatsu wa Kimi no Uso. O anime buscou enaltecer, ao longo de seu prosseguimento, que uma melodia tocada com emoção e profundidade poderia alcançar o seu alvo, independentemente de onde estivesse localizado. Porém, os momentos derradeiros desta obra focaram, na primeira metade de tal capítulo, justamente no Kousei e sua apresentação no concerto em destaque.
O jovem pianista não estava se contendo. Cada vez que uma nota era ressoada, todo o ambiente se transformava em puro sentimento. Ele, Kousei, estava naquele palco por cada pessoa que o tinha apoiado até então. Família, amigos e alguém muito especial que, naquele exato momento, estava em uma mesa de cirurgia, buscando apostar suas últimas fichas em uma operação arriscada. Para o rapaz, era a chance da música chegar na jovem Kaori e fortalecê-la. Ao mesmo tempo, a grande oportunidade de antigas feridas do seu coração sumirem para sempre estava ali.
A melodia era entoada. As cenas que se faziam seguir era do sincronismo perfeito entre a música e o sonho. O olhar do rapaz enxergava muito distante da vã realidade que o cercava. A garota, no hospital, estava em tal universo idealizado pelo jovem. Em tal visão ele estava no piano e ela no violino, fazendo um dueto dos mais belos e memoráveis. Com o final da apresentação real, o Kousei já estava entregue ao cansaço. E na sequência, a palavra "adeus" acabou sendo dita com muita tristeza, acompanha de sinceras e potentes lágrimas.
Observando a ostentação do sonho distante... |
A segunda metade deste episódio final ficou reservada para os momentos pertinentes à despedida e também para uma nova vida. No inverno, alguém havia deixado sua existência no mundo humano. Para quem ficara restou a saudade e, não muito distante disto, o afinco em ter conquistado uma vitória pessoal. Tudo isso graças aquela pessoa que nele confiou, apoiou até o último momento e que, para todo o sempre, marcou a vida do jovem Kousei. Realmente, este rapaz deve muito para a sua amiga, que não para menos foi (e ainda é) alvo dos seus mais tenros sentimentos.
Contudo, uma certa passagem deste episódio marcou o mesmo, fortemente, na mente e no coração deste humilde blogueiro. Quando o Kousei leu a carta deixada pela Kaori, que lhe foi entregue pelos pais dele, o que se fez passar na tela foram cenas e momentos dos mais sensíveis, cativantes, tenros e repletos de uma ternura incomensurável. Foi o ápice do capítulo final deste anime, que já tinha emocionado o bastante em sua primeira metade e que soube levar minha pessoa às lágrimas verdadeiras quando a descrita passagem ocorrera. Talvez a palavra lindo resuma bem tudo isso.
Shigatsu wa Kimi no Uso apresentou um desfecho digno, como se podia esperar do anime. Houve sentimento, veracidade de emoções, lágrimas, amor e contemplação. Deve pesar, claro, o fato da Kaori ser agora uma lembrança na mente e no coração do jovem Kousei. Porém, o capítulo que decretou o final desta obra não podia ter sido entregue de melhor maneira e execução.
As lágrimas não param de correr pelo rosto...
Momentos do episódio final...
"O desejo emanado pelo toque musical..."
"A beleza que confronta a realidade..."
"A pequena Kaori, maravilhando-se com o pequeno Kousei..."
"Quando alguém decidiu, inicialmente, não intervir em nada..."
"As saudades deixadas pelo sincero e único sorriso..."
"O retrato da saudade..."
Análise final de Shigatsu wa Kimi no Uso...
Kousei. |
Shigatsu wa Kimi no Uso teve uma premissa bem interessante, ainda na época de suas chamadas à partir de julho do ano passado. Fazia-se conotar a música como elemento de força motriz e que, por meio desta, haveria uma interação entre os personagens. Esperava-se, para muitos, que a parte sonora do anime sobressaísse de igual maneira (ou minimamente próximo) à outras obras que tiveram na música uma boa parte de seus alicerces, como Nodame Cantabile e Sakamichi no Apolon.
A verdade está no fato de que, quem esperava por algo como o enunciado acima (no que tange ao foco musical), pode ter decepcionado-se com o anime. Isto porque esta obra, recém terminada, teve sim as belas melodias em seu repertório mas com foco sendo centrado na vivência de seu elenco e no drama produzido pelo mesmo, fazendo com que inúmeros sentimentos pudessem ser experimentados no decorrer do título. E dada a segunda razão em destaque é que este humilde blogueiro pôde aproveitar ainda mais aquilo que o anime estava se propondo a trabalhar no seu enredo.
A estória mesclou muito bem momentos de humor leve com as tomadas mais sérias. Este é um ponto que merece ser destacado como muito positivo. Contudo, houveram episódios nos quais o anime aparentava se arrastar. Foram poucos na verdade, cerca de quatro no máximo, mas ainda assim esta é uma questão que não pode passar de maneira desapercebida. No balanço geral, o enredo conseguiu cativar e chamar a atenção no foco do sentimento e na busca pela superação pessoal.
Kaori. |
Tecnicamente, a arte de Shigatsu wa Kimi no Uso é simplesmente magnífica. Talvez sublime soe como uma definição melhor, mas isso se deve ao fato dos cenários, uso das cores e traçado dos personagens terem sido extremamente bem feitos. Contudo, quando a curva de racionalização move-se para o quesito animação em si, torna-se possível enfatizar que este anime passou por bons e maus momentos. Alguns episódios tiveram uma movimentação de maneira inconstante, mas por sorte este quesito acabou não atrapalhando em demasia a experiência em se assistir este anime.
Em sua parte sonora, não precisa muitas palavras serem aqui citadas. O anime conseguiu elevar-se, em especial com as melodias entoadas durante as diversas apresentações e ensaios que ocorreram na obra. Por sinal, o mesmo vale para o primeiro tema de abertura (sendo este a música "Hikaru Nara") e o segundo encerramento (com "Orange"). Melodias dignas e que souberam deixar as suas marcas entre as pessoas que assistiram esta obra.
Ao final do todo, Shigatsu wa Kimi no Uso é um anime muito bem recomendável. Vale pelas músicas presentes, a melodia por meio do piano e do violino, pelas lições de amizade e amor e, sobretudo, pelo drama orquestrado com simplicidade e muito carisma. O anime soube deixar a sua marca com estilo e, com certeza, já está no grupo das gratas obras da animação japonesa em 2015.
A mágica está no ar... |
Shigatsu wa Kimi no Uso
Temporadas: outubro'2014 e janeiro'2015 - Episódios: 22
*** Avaliação final: 8,5 pontos de 10,0 possíveis ***
Até a próxima!
O Netoin! está com você, no Facebook e no X (antigo Twitter)
[ made in Netoin! ]
Eu queria saber taaanto quando lançara a OVA ;-;
ResponderExcluirSaudações
ExcluirShigatsu OVA será lançado em maio próximo, nobre S-Chan.
Até mais!