Em pauta!

sábado, junho 20, 2020

[Fim de Temporada] Shin Sakura Taisen the Animation


Do jogo para o anime...

Lançado no continente asiático em 2019, e para as demais regiões da Terra no início de 2020, Shin Sakura Taisen (New Sakura Wars no ocidente) é um jogo de Ação/RPG, contendo simulação de encontro e momentos de visual novel, desenvolvido e distribuído pela Sega no console PlayStation 4. A título de curiosidade, a franquia Sakura Taisen surgiu no Sega Saturn durante a clássica era dos 32-bits, em meados de 1996. Contudo, novos títulos desta saga não eram lançados desde 2005 (desconsiderado-se ports e jogos para smartphone).

Nobre visitante, é bom considerar bastante os dados presentes no parágrafo acima, pois todo o desenvolvimento do anime a ser dissertado neste post veio, diretamente, do último e mais recente jogo citado. Passando-se na Terra da década de 1940, mas em um tipo de realidade paralela, Shin Sakura Taisen the Animation é um anime pertencente à temporada de abril-2020, que encerrou-se com doze episódios que, dentre outros pontos, trouxe consigo um bom trabalho em várias temáticas, sobretudo no que tange à busca por uma nova vida.

O enredo de Shin Sakura Taisen the Animation está ambientado - majoritariamente - no Japão da década de 1940, porém não exatamente na realidade conhecida (como explanado mais acima). Conta-se que, dez anos antes, as Divisões de Combate de Tóquio, Nova Iorque e Paris foram derrotadas na Grande Guerra Demoníaca. Após tal fato, várias nações fundaram a Organização Mundial de Revistas de Combate, cuja ação estaria em manter a paz e ordem no mundo. Torneios entre as diversas Revistas passaram a ser organizados, mostrando não apenas o combate em si, mas também toda a sutileza da dança e apreciação de boas apresentações teatrais.

A Divisão de Flores Revista Imperial de Combate de Tóquio. Kamiyama é quem lidera o grupo.

Agora em 1940, várias divisões já haviam ressurgido. A de Tóquio, no caso, era liderada pelo general Kamiyama. Sua equipe era composta por pessoas que trabalhavam na manutenção e atualização das máquinas de combate e, sobretudo, pelas guerreiras Sakura, Anastacia, Clarissa, Azami e Hatsuho. Estas cinco jovens eram as responsáveis por manter a ordem desde a capital japonesa, para todo o país. Contudo, em uma de suas idas para a Europa, o Kamiyama acabou trazendo conseguindo uma garota de nome Clara, cuja expressão de medo e preocupação eram uma constante no seu semblante.

Em meio a pronta aceitação da Sakura e nas dúvidas presentes em parte da equipe, a Clara tentou adquirir, em Tóquio, uma nova razão de viver e ter uma família. Toda a Divisão de Tóquio deveria tomar conta da recém chegada. Contudo, algo no passado recente atormentava gradativamente a pequena estrangeira, sobretudo após uma inesperada visita ter chegado à Tóquio. Tratava-se de Kaminski, auto-declarado como líder da nova Divisão de Combate de Moscou, trazendo consigo guerreiras como a Leyla, que era seu braço direito e alguém que muito queria ter a Clara novamente.

O desenvolvimento de Shin Sakura Taisen the Animation, a partir deste ponto, ganhou enorme consistência. Em meio às questões do passado da Clara e uma histórica tentativa de coexistência entre humanos e os denominados meio-demônios, estava a chamada obsessão pelo poder absoluto. A pequena estrangeira tem um grande poder a ser despertado e, para o Kaminski, ela é "a divindade cujo raio de luz salvou sua vida", após ele ter presenciado a aniquilação da original Divisão de Combate de Moscou. No momento em que as guerreiras de Tóquio tiveram acesso às informações sobre a Clara, ficou evidente - mesmo que não de imediato para elas - quais eram as intenções do tal Kaminski.

A chegada da pequena Klara dá início para a nova jornada das garotas em Tóquio.

No tocante ao sentimento, o anime em pauta explorou as intenções da Leyla, até então uma fiel seguidora às ordens do Kaminski. Por sinal, ele sabia se aproveitar tanto da lealdade de tal jovem para consigo, como também nos laços familiares que ligavam-na à Clara. A pequenina, por sua vez, estava começando a ter uma nova vida na companhia da Sakura e das demais guerreiras de Tóquio, quando o perigo passou a tomar conta do seu redor. A obra passou a explorar os desentendimentos e sérias ocorrências vindas disto, incluso a possibilidade de uma dominação mundial por meio de um tirano prestes à ascender para tal liderança, alegando dominar os poderes divinos para expurgar esta Terra corrupta. Boas sequências de combate, personagens secundários chamativos (como a mestra da Sakura) e seções dignas de momentos "off-topic" também fizeram parte do anime em si.

Tecnicamente, esta obra - adaptada pelo estúdio SANZIGEN - pode ser considerada como um claro exemplo do famoso dito popular "oito ou oitenta". Se por um lado os temas de abertura e de encerramento são chamativos e prendem bem a atenção, no outro espectro a apresentação visual do anime soou estranha para boa parte do público. Nisto, entrega-se que a animação e desenho geral - dos personagens e cenários - em muito seguem o exemplo do jogo já citado no início deste post, o que - teoricamente - não é exatamente uma unanimidade positiva ou negativa. Para este humilde blogueiro, o visual da obra não atrapalhou na experiência e, ao se tratar de um anime derivado diretamente de seu jogo homônimo, inexistiram maiores pontos de insatisfação.

Com uma sequência de episódios finais que clamaram pelo chamariz do poder às custas de uma relação familiar e sentimental, Shin Sakura Taisen the Animation acabou sendo uma experiência muito positiva para a minha humilde pessoa. Os personagens são interessantes, as situações se desenrolaram sem maiores atropelos - mesmo com o episódio final um tanto quanto "rápido demais" - e souberam manter a atenção. Não é um anime para marcar época e nem tampouco será lembrado por muito tempo mas, certamente, é uma obra que merece ser assistida.

-   Shin Sakura Taisen the Animation é um anime recomendado pelo Netoin!   -

E assim se segue...

Momentos...



"Sakura, uma jovem guerreira da Divisão de Flores Imperial..."


"O primeiro instante da Klara..."


"A busca por um laço familiar..."


"Diferentes momentos da obra..."


"As múltiplas facetas do Kaminski..."


"Leyla, uma importante e apaixonada guerreira..."

  
"Os acordes finais..."


"Para o Kaminski..."


"Um belo momento..."


Shin Sakura Taisen the Animation
origem: jogo para videogame  /  adaptação: estúdio SANZIGEN
temporada: abril-2020  /  total de episódios: 12

*** avaliação final: 7.5 pontos de 10.0 possíveis ***


"O que o futuro pode reservar a estes dois, é uma incógnita..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!