Em pauta!

quarta-feira, setembro 10, 2014

Free! Eternal Summer - Episódio #11: presságios...

Iwatobi.
O final se aproxima...

Os últimos acordes de Free! Eternal Summer foram dados com uma certa antecedência. Tem-se a impressão de que o anime resolveu acelerar algum processo nisto, mas a verdade é que a maneira escolhida para fazê-lo soou muito bem. Por mais que a estória já tenha começado a acenar com um honesto "tchau" não se pode aqui traçar ideias deveras negativistas, pois a obra correspondeu a diversos anseios neste ponto.

O fato é que esta obra tem na extensão do seu nome o código central sobre o que rege seu desenvolvimento. Como já se fazia pressupor semanas antes da estreia deste anime, o "Eternal Summer" que dá a nomenclatura definitiva à segunda temporada de Free! não é fantasioso, mas sim real bem presente. E tem-se, neste escopo, quatro personagens que souberam dividir as atenções no décimo primeiro episódio do título em questão.

O Rin, com seu ótimo rendimento no Torneio Regional, chamou a atenção de mais universidades. Entretanto, uma certa carta parece que dará números finais às pretensões do rapaz em se tornar um grande nadador à nível mundial/olímpico. Obviamente, o Sousuke já não tem mais o que esconder após o revezamento. Sem nenhuma possibilidade de praticar natação a nível profissional suas ambições diminuíram um pouco, mas nem por isto se tornaram menos importantes.

O Rei não esconde sua preocupação sobre o Haruka...
O jovem Makoto continua com sua expressividade tristonha, a mesma que o acompanha desde meados do quarto episódio deste anime. Não se trata de cansaço emocional, mas sim de preocupação (pois ele precisa dizer o que quer para uma certa pessoa). O alvo da atenção sincera dele, no caso, é o Haruka, personagem este que dividiu opiniões com as suas últimas ações e que continua indeciso quanto ao próprio futuro. O rapaz que vive sob o slogan do "nado livre" parece estar pensativo não apenas com isso.

O problema, no caso, é que o estado atual do Haruka acaba preocupando à todos. O episódio em análise soube focar muito bem nisto. O treinamento do time de Iwatobi, visando o Torneio Nacional, não está seguindo conforme o ideal primário. Jovens como Sousuke, Rei e Nagisa demonstram claramente que estão sendo afetados, direta ou indiretamente, pelo momento presente do Haruka. Por fim, o próprio rapaz acaba se perdendo nos anseios que o consome. É algo similar a um tipo de auto-destruição, de dentro para fora. Ideais acabaram fazendo parte de uma certa discussão neste capítulo do anime, que soube mostrar com honestidade o quanto certas coisas precisam mudar, com alguma urgência, para determinado personagem.

No âmbito geral, Free! Eternal Summer não pegou caminhos longos e foi, linearmente, ao ponto que queria passar. Em si, isto foi muito digno. Os ares do adeus começaram a aparecer na obra. Surpresas deverão fazer parte do próximo episódio estando, entre as quais, uma certa cena que pode ser visualizada após os créditos do episódio em análise. A natação, a amizade e os questionamentos da juventude estão muito próximos do fim.

Aguardar é preciso...

Trívia em Free! Eternal Summer #11


Amizade - quando se tem amigos a ajuda vai além de palavras de consolo, gestos gentis ou conforto em ideias e sugestões. Uma amizade de verdade também possui seus solavancos, intrigas e discussões. Somente o Haruka, em tese, teria o poder supremo de fazer com que o Makoto gritasse de raiva e/ou desespero. Um flagelo comportamental que acabou contagiando o outro jovem...

Momentos...


Errado - algo não está certo com o Haruka, que nos últimos dias não tem mostrado disposição para nadar...


Tristeza - o Nitori comentando, ao Mikoshiba, que este será o último verão do Rin como membro da mesma escola...


Questão - o Rin tem uma resposta direta e conclusiva do Sousuke, após tal rapaz ter sido questionado sobre o quê iria fazer após o ensino médio...


Diretrizes - Sousuke e Haruka, durante o momento de uma séria e impactante conversação...


Solidão - o Haruka está irreconhecível, ao ponto de negar o convite dos irmãos do Makoto para jantar em sua casa...


Pensamentos - Rin e uma carta suspeita ao seu lado, sendo que tal pode conter algo sobre o destino de seu futuro...


Presente - eis aquilo que o Mikoshiba queria dar para a Kou/Gou, visando provar o quanto o rapaz gosta da irmã do Rin...


Recapitulação - durante uma pausa nos estudos, Nagisa e Rei começam a trocar ideias sobre o momento atual do Haruka...


Grupo - todos tentando fazer o Haruka se sentir melhor, mas...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!