Em pauta!

sábado, setembro 27, 2014

[N! Drops] Set'2014 #53: o fim de Mahouka...

Tatsuya, é você?
De problemas na escola ao prenúncio de uma guerra...

Um dos animes de enredo mais curioso neste ano de 2014 chegou ao seu fim, não sem mostrar um pouco daquilo que certamente deverá aparecer mais adiante. Obviamente se fala aqui de Mahouka Koukou no Rettousei, uma obra que utiliza de certos elementos conhecidos de séries como To Aru Majutsu no Index e os lança em um futuro deveras chamativo, no qual a magia tende à superar a tecnologia como objeto de trabalho, estudo e sobrevivência da espécie humana.

O conceito da obra gira em torno de uma Terra que sobreviveu após a Terceira Guerra Mundial, uma vez que tal conflito chegou ao fim apenas com o intermédio da magia. Tal período de lutas bélicas acabou mudando drasticamente o mapa político do mundo. Neste contexto acabou aparecendo a importância carregada pelo nome da família Shiba, mais precisamente nas figuras do jovem Tatsuya e da bela Miyuki. Enquanto ele mostrou-se ser bem reservado e sem nenhuma motivação visual aparente, ela sempre agiu nas conformidades de seu irmão, seja apoiando-o ou defendendo-o de algo ou alguém.

No que tange ao início do anime houveram muitas discussões acerca de um tipo de preconceito existente na instituição de ensino frequentada pelos irmãos Shiba. Alunos de grande potencialidade e de menor poderio com a magia foram separados em duas classes distintas (Bloom e Weed, respectivamente). Tratava-se de um cenário propício aos desentendimentos e combates desenfreados, uma vez que as citadas facções não se entendiam na maioria das ocasiões. Mais adiante, a obra partiu para uma temática mais agressiva em sua estrutura de enredo, começando com um torneio escolar de magia que teve ligação íntima com a chegada de um ataque ao melhor estilo terrorista de ser.

Acima do bem e do mal...
Mahouka Koukou no Rettousei teve na figura da Shiba Miyuki o divisor de águas para a obra. O modo com o qual tal garota se comportara com seu irmão, Shiba Tatsuya, fez com que muitos acabassem se irritando com o anime, abandonando-o. Por outro lado, a ótima sequência de desventuras com ataques terroristas e conspirações políticas acabou rendendo muitas citações positivas para a obra em pauta. O último episódio, exibido na data de postagem deste texto, não apenas mostrou que o Tatsuya era alguém acima dos outros em poderio mágico, como também acabou deixando algumas brechas propositais para uma possível segunda temporada. Entretanto, a prerrogativa do jovem Shiba Tatsuya como sendo um rapaz extremamente poderoso também levou à vários questionamentos sobre a qualidade do roteiro deste título.

Tecnicamente este anime foi um dos melhores do ano, analisando nisto tanto o seu visual quanto a parte sonora. A ambientação, uso de cores e desenho dos personagens foram bem trabalhados. As músicas e efeitos sonoros presentes nesta obra em análise foram extremamente condizentes com a proposta de tal. Destaque claro e direto para os dois temas de abertura e de encerramento. A atuação dos dubladores esteve um tanto acima do ideal, o que representa também um grande positivo à ser aqui citado.

Diante de tudo que foi aqui citado, Mahouka Koukou no Rettousei chegou ao seu final após vinte e seis episódios. Em si, o anime conseguiu agradar mais á minha pessoa do que desagradar, de maneira direta. Mesmo com a existência de episódios extremamente mornos e de pouco impacto no enredo do título, as aventuras proporcionadas pelo elenco de tal foram bem interessantes de serem acompanhadas no todo. Propositadamente, tal episódio deixou algumas lacunas em aberto, o que vem à sugerir que este anime deverá ter uma segunda temporada sendo anunciada. É bem verdade que isto está mais para uma teoria pessoal do que quaisquer outra coisa, mas isto não tira tal ideia de sintonia.

Aguardar é preciso...

Uma felicidade momentânea...
Mahouka Koukou no Rettousei
Temporada abril'2014 - Total de 26 episódios

Nota final: oito pontos de dez possíveis
Anime recomendado pelo NETOIN!

*   Nota Especial   *
Este foi o post de número #1500 da história do NETOIN!.
Agradecimentos à você, por todo o respaldo
 e atenção, nobre visitante.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Parabéns pela marca de 1500 postagens sempre com qualidade indiscutível dos textos. Sobre Mahouka lembro de ter comentado por aqui uma vez que o que me chateava mais ao assistir era aquelas explicações técnicas quilométricas sobre as magias e como elas funcionavam. O incesto por conta da Miyuki até que passa como um mal necessário para vender BDs e não me afetava tanto.

    Mas à partir do momento que as brigas se intensificaram na segunda parte do anime as coisas melhoraram, mesmo que muitas lutas me pareciam sem muita emoção achei um universo bem bolado e que merece uma nota mediana. E Não com tanto afinco, fico no aguardo da segunda temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Lhe agradeço pelas parabenizações, nobre. Seu blog segue em uma boa investida de posts e, em pouco tempo, superará esta humilde casa (o NETOIN!) no montante geral, também.

      E sim, estas lutas e outras definições acerca do universo de Mahouka me soaram extremamente pertinentes. Aguardarei com ansiedade pela continuidade do anime.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!