Em pauta!

domingo, setembro 14, 2014

[Fim de Temporada] Jul'2014 - Destaques em aberturas e encerramentos!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun.
Mais uma chamada para destaques em aberturas e encerramentos...

É a terceira incursão deste tipo de post aqui no NETOIN!, nobre visitante. Trabalho este que iniciou com a temporada de janeiro e, mais tarde, teve prosseguimento com a temporada de abril deste ano corrente. Dada a boa recepção que ambos os posts tiveram, se tornou mais do que saudável continuar com o mesmo na temporada de julho, que não apenas dividiu opiniões quanto à qualidade de suas obras exibidas como, doravante à isto, deve ter também agrupado questionamentos sobre as aberturas e encerramentos nela presentes.

É bem verdade, contudo, que este humilde blogueiro sentiu falta de algo com um maior impacto no que tange a uma ligação mais sucinta com música e sequência, seja ela da abertura ou do encerramento. Desta maneira, os tops que se seguirão mais abaixo deverão apresentar alguns diferenciais neste aspecto, em uma comparação direta com os textos referentes às duas temporadas anteriores. Os destaques naturais irão muito mais para as músicas em si do que para a sequência de abertura e/ou encerramento à elas co-ligadas.

Dentre os animes vistos nesta temporada (incluindo os que iniciaram em abril e que continuam em exibição), poderão aparecer neste post: Abarenbou Kishi!! Matsutarou, Ai Mai Mi Mousou Catastrophe, Akame ga Kill!, Aldnoah Zero, Ao Haru Ride, Baby Steps, Captain Earth, Dramatical Murder, Free! Eternal Summer, Gekkan Shoujo Nozaki-kun, Glasslip, Haikyuu!!, Hanamonogatari, Hanayamata, Jojo's Bizarre Adventure Stardust Crusaders, Mahouka Koukou no Rettousei, Rail Wars!, Rokujouma no Shinryakusha!?, Sailor Moon Crystal, Shirogane no Ishi Argevollen, Yama no Susume Second Season e YamiShibai 2.

Com as explicações dadas e obras vistas citadas o convite fica, assim, oficialmente feito para que você acompanhe o post com o ranqueamento da atual temporada, nobre visitante. Se quiser deixar seu próprio ranking à vista de todos, ou opinar assertivamente sobre o que tu concordou ou discordou à respeito deste post, fique à vontade para fazê-lo na área de comentários deste texto. Tenha uma boa leitura.

Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo quinto colocado e encerrando com o primeiro. O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente). Ainda haverão citações honrosas para as aberturas e encerramentos da temporada.

Top'5 - Aberturas

Aldnoah Zero.
Aldnoah Zero
Música: "Heavenly Blue" (Kalafina)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

Glasslip
Música: "Natsu no Hi to Kimi no Koe" (ChouCho)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Sailor Moon Crystal
Música: "Moon Pride" (Momoiro Clover Z)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Ao Haru Ride
Música: "Sekai wa Koi ni Ochiteiru" (CHiCO and HoneyWorks)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial 

* Gekkan Shoujo Nozaki-kun
Música: "Kimi ja Nakia Dame Mitai" (Masayoshi Ooishi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Sailor Moon Crystal.
* Menções honrosas em aberturas 
Akame ga Kill! - "Skyreach" (Amamiya Sora)
Hanayamata - "Hanaha Odori Reya Iroha ni Ho" (Team Hanayamata - seiyus do anime)
Mahouka Koukou no Rettousei - "Grilletto" (GARNiDELiA)

A listagem de referência em aberturas na presente temporada não mostrou nenhum trabalho que, em comparação aos outros, tenha obtido uma grande disparidade na classificação geral. Para ser um pouco mais direto sobre isto, os quatro primeiros colocados tiveram uma diferença mínima entre um e outro, ao passo que o quinto colocado e as três menções honrosas podem ser colocados em um grupo cujo o empate técnico pode, de alguma maneira, soar mais justo.

Mesmo com falta compasso entre música e cenas, a abertura de Aldnoah Zero adentrou no top'5 em detalhes mínimos. Neste quesito, Akame ga Kill! e Hanayamata por pouco não a sobrepujaram. Kalafina sempre demonstra grande eficácia nas suas músicas e a oportunidade não representou uma exceção à regra. Glasslip aparece um posto acima, com uma melodia bem calma e tranquila, tanto quanto a própria sequência de abertura, que em si mostrou muito daquilo que o anime viria à trabalhar. Faltou pouco, entretanto, para que tal trabalho adentrasse ao pódio final.

O pódio acabou tendo uma definição digna. Existiam várias outras possibilidades de consumação para o mesmo, que acabou sendo composto por Sailor Moon Crystal (obtendo o bronze com um misto de saudosismo e uma melodia avassaladora na abertura), Ao Haru Ride (tendo a prata com uma melodia que combinou perfeitamente com a sequência animada e a atmosfera da obra em si) e Gekkan Shoujo Nozaki-kun (a grata surpresa da temporada julho'2014, em todos os sentidos possíveis e imagináveis, merecendo o ouro). Vale destacar que Nozaki-kun é uma obra das mais dignas deste ano de 2014, num todo, e que a sua abertura envolvente e carismática representa apenas uma pequena porcentagem de todo o potencial exibido pela obra.

Top'5 - Encerramentos

Free! Eternal Summer.
Mahouka Koukou no Rettousei
Música: "Mirror" (Yasuda Rei)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Free! Eternal Summer
Música: "Future Fish" (Style Five)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Akame ga Kill!
Música: "Konna Sekai, Shiritakunakatta" (Miku Sawai)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Haikyuu!!
Música: "Leo" (Tacica)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

* Aldnoah Zero
Música: "aLIEz" (Sawano Hiroyuki)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Haikyuu!!
* Menções honrosas em encerramentos
Gekkan Shoujo Nozaki-kun - "Ura Omote Fortune" (Ozawa Ari)
Sailor Moon Crystal - "Moon Rainbow" (Momoiro Clover Z)
YamiShibai 2 - "Shijuukunichi Me" (Nashimoto Ui feat. Hatusne Miku)

Tudo que foi explicado sobre o top'5 de aberturas acaba encaixando-se com perfeição para os encerramentos á serem destacados. Existem poucos diferenciais no contexto mas, de toda a forma, a regulamentação acabou sendo a mesma. Os quatro primeiros colocados ficaram muito próximos uns dos outros, sendo critério de desempate fatal a música entoada em cada sequência. Com isto, o quinto colocado e as menções honrosas estiveram muito próximos também, uma vez que o último posto no top poderia ter sido, honrosamente, de quaisquer um deles.

Mahouka Koukou no Rettousei teve uma música deveras interessante que lhe valeu o quinto posto e a presença no top, que combinou perfeitamente com o status atual da obra em exibição. Entretanto, a performance não foi boa o bastante para dar ao anime uma chance de assegurar colocações melhores. O quarto lugar ficou com Free! Eternal Summer e a música "Future Fish", que já tinha a difícil missão de superar a chamativa do encerramento do anime em 2013 e que acabou fazendo jus a fama da obra (uma vez que a temática do anime está no fim de um ciclo, e os sonhos/aspirações de cada personagem ficou em evidência na sequência).

O pódio dos encerramentos foi bem disputado. Qualquer uma destas obras poderia ter ficado em posições diferentes às conquistadas por tais, mas a colocação estabelecida acabou soando bem. O bronze, no caso, ficou à cargo e competência de Akame ga Kill! e sua triste melodia, condizente com os últimos eventos promovidos pela obra e, principalmente, pela sequência mostrada em seu encerramento. A prata ficou com Haikyuu!! e sua proposta mais diferenciada na música, que abandonou um pouco o ritmo frenético imposto pelo anime  e resolveu interver na concepção metódica de um dos personagens. Por fim, a medalha dourada ficou com Aldnoah Zero e sua excitante melodia, que tem acompanhado a obra nos momentos mais precisos possíveis. Embora lamenta-se aqui o fato do anime não explorar todo o seu potencial, a OST do mesmo como um todo é digna o bastante da mais profunda atenção.

Destaques negativos...

Ai Mai Mi Mousou Catastrophe.
Abertura em citação
* Ai Mai Mi Mousou Catastrophe
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Encerramento em citação
* Captain Earth
Música: "Faith!" (Misawa Sachika)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList / site oficial

Captain Earth.
Os destaques negativos acabaram sendo escolhidos pela simplória eliminação. Na verdade não haviam grandes concorrentes neste quesito. Muito embora a abertura escolhida não seja totalmente ruim (sendo apenas grotesca) o encerramento deixou à desejar na combinação entre composição e cenas amostra na sequência.

Ai Mai Mi Mousou Catastrophe teve uma abertura totalmente condizente com a ambientação e proposta lançadas pela obra em si, mas que acabara tão grotesca quanto a própria em sua formatação mínima. Por sua vez, Captain Earth representou muito mais uma escolha "à dedo" do que quaisquer outra coisa. Entretanto, convém aqui citar que a sequência de encerramento anterior deste mesmo anime havia sido bem melhor trabalhada que a presente, sendo então citada neste post.

Assim encerra-se o especial com os destaques em aberturas e 
encerramentos da temporada julho'2014. No mês de dezembro terá mais, desta
vez com os destaques promovidos pela temporada de outubro'2014.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!