Em pauta!

domingo, março 29, 2015

[Fim de Temporada] Aldnoah Zero 2nd Season...

A chamada da vez...
Uma projeção desconcertante...

Quando a primeira temporada de Aldnoah Zero encerrou-se em setembro do ano passado, surgiram inúmeros questionamentos sobre como o anime iria se sair em sua sequência. A maioria, porém, eram positivos (graças aos eventos do último episódio de tal). As personalidades de Inaho e Slaine haviam carregado, oficialmente, a responsabilidade de conduzir os episódios seguintes do anime agora, na temporada de janeiro. A Princesa de Verns também lá estava, porém como um alicerce de sustentação para as motivações da dupla citada mais acima.

Passaram-se onze episódios de Aldnoah Zero 2nd Season e, de maneira sincera, afirma-se aqui que os mais céticos tinham razão total sobre o que seria a sequência da obra. Diálogos monótonos, poucas cenas de ação e um contrabalanceamento do elenco acabaram fazendo com que o anime entrasse em uma perigosa espiral, do tipo sem retorno, em que nem mesmo algum tipo de milagre poderia salvá-lo do ostracismo. O ponto alto acabou ficando na fanbase da obra, estabelecida entre as causas do Inaho e do Slaine. Tudo isto levava a dúvida sobre como iria se seguir o último episódio do anime, o que ele apresentaria e de que maneira o desenvolvimento seria trilhado.

Talvez tenha sido um capricho do destino, mas a verdade é que Aldnoah Zero 2nd Season acabou apresentando um episódio final decente. Os diálogos, que sempre se apresentaram como um temível ponto fraco deste anime, não foram tão cruéis à compreensão neste capítulo de encerramento. As silhuetas de motivação levadas adiante pela dupla Inaho e Slaine acabaram em choque definitivo. Junto disto, a Princesa de Verns acabou tendo uma participação dentro daquilo que se esperava, muito embora tardia por demais.

Que inicia-se a derradeira batalha!
O grande destaque deste episódio final ficou, sem muitas dúvidas, para os embates entre os catafractários terráqueos e marcianos. As lutas que foram sendo mostradas em desenvolvimentos foram muito boas. Obviamente, um combate em especial acabou atraindo toda a atenção mais do que bem-vinda, pois a dupla Slaine e Inaho colocaram frente a frente suas ambições em meio ao local onde, antes, havia o satélite natural da Terra. Palavras até seriam desnecessárias, mas a verdade é que as que foram entoadas pelos dois personagens corresponderam bem às suas personalidades.

O final deste cenário acabou fazendo com que as ditas facções, citadas no início deste post, ficassem divididas entre a alegria e a tristeza. Um pequeno timeskip (pulo temporal) acabou sendo bem-vindo ao propósito e, com base em tal, Aldnoah Zero 2nd Season acabou encontrando o seu final. Agradar à todos é muito difícil e não seria este anime que conseguiria fazê-lo, de pronto. De toda a forma, o episódio final acabou sendo o melhor de toda esta sequência do anime, por mais que os eventos nele inseridos tenha divido ainda mais a fanbase da obra.

Para a minha pessoa, ficou a sensação de que todos os últimos cartuchos que o anime tinha foram lançados, indeferidamente, neste capítulo final. Não soou ruim e nem tampouco apelativo, porém poderia sim ter sido melhor (assim como todo este anime em si). Aldnoah Zero 2nd Season encerrou-se como podia, fechou o enredo e o lacrou. Este anime, que poderia sim ser lembrado como um dos melhores ao final de suas duas temporadas, guardará unicamente o legado de potencial utilizado de uma maneira rasa e simplória demais.

Assim terminou o anime...

Momentos do último episódio...


"A descrença dentre os Cavaleiros Orbitais, mediante e nova ordem da Princesa..."


"A beleza das luzes, em meio ao conflito, proporcionando a beleza para alguém..."


"O pedido pelo perdão, antes da entrega definitiva..."


"A entrega baseada na luta por uma causa..."


"Inaho versus Slaine..."


"O olhar da constatação..."


"A lembrança da temporada anterior vem à tona nesta imagem..."


"A cena derradeira..."


"As lágrimas após sérias palavras..."

Avaliação final de Aldnoah Zero 2nd Season...

A Princesa de Verns em toda a sua seriedade.
Passadas as palavras acerca do episódio final, é chegado o momento de tecer as opiniões sobre esta segunda temporada em si. Fica difícil, para este humilde blogueiro, trazer para você alguns termos que vem à mente com grande e impetuosa velocidade. Então, o método tradicional de análise será mantido, para o bem ou para o mal, assim fazendo com que esta casa não se perca em um vórtice sem fim como o anime em pauta conseguiu fazer.

Em um primeiro momento, destaca-se aqui o quanto que Aldnoah Zero 2nd Season foi mal trabalhado no quesito elenco. Mais do que nitidamente, um personagem foi o âncora dos castigos à partir dos malefícios de seus sonhos (Slaine), um jovem acabou atraindo para si o rótulo de herói mesmo sem nem pedir por isto (Inaho) e uma moça acabou muito subaproveitada e entregue aos mal tratos do próprio enredo (Princesa de Verns). Soma-se à tudo isto a aparição do homem que seguiu o Slaine do início ao fim, extremamente dedicado à causa de seu mestre. E também deve-se adicionar a irmã da princesa marciana, largada à sorte pela mesma sociedade que se dizia intelectualmente mais desenvolvida que a humanidade terráquea. Tudo isto sem citar os personagens que, outrora com maior presença anterior, ficaram sucumbidos às sombras nesta sequência do título.

As motivações dos personagens acima, sendo bem trabalhadas, poderiam ter feito deste anime um dos melhores com muita tranquilidade. O resultado final, infelizmente, acabou sendo um trabalho que entregou algo que se coloque entre as linhas do ridículo e do minimamente razoável. Por mais que soe clichê e até um tanto quanto sem graça, Aldnoah Zero 2nd Season perdeu a grande chance de, não apenas apagar alguns eventos propiciados pela sua série predecessora, como também de fazer com que a responsabilidade para si atribuída fosse consolidada da maneira mais positiva possível.

Momento crucial do combate definitivo.
E no segundo plano está o próprio enredo do anime, que já havia dado sinais de desencontro na temporada anterior e que, agora, acabou se intensificando de maneira vertiginosa e alarmante. Já havia sido consolidado o desperdício de potencial no elenco, e o mesmo se alastrou facilmente para os eventos e história do anime em si. Não se pode negar aqui que existiu algum esforço em tentar entregar um enredo mais chamativo, mas o modal utilizado acabou servindo de lição sobre como não maltratar um anime em seu prosseguimento.

Por fim, o terceiro ponto fica com a parte técnica de Aldnoah Zero 2nd Season. Esta sim foi não apenas bem trabalhada como principalmente se destaca como o maior ponto positivo do anime em si. A tangente aqui vai tanto para os cenários e animação (mesmo com a presença de um CG deveras exagerado em alguns momentos), como também se encaixa à OST da obra (viciante e de muito bom gosto). Para alguns pode ser interpretado como um tipo de potencial largado e desperdiçado, uma vez que estes belos trabalhos foram implementados em um anime não correspondente à tais. Contudo, a minha pessoa prefere aqui apenas citar este como o grande e real ponto positivo desta obra, sem o menor exagero nisto.

Fica aqui a lembrança de que Aldnoah Zero 2nd Season acabara entrando no hall de animes que servem de exemplo, outrora negativos, sobre como não desperdiçar enredo e elenco. A minha pessoa não se cansará de enfatizar sobre o quanto este anime poderia ter sido melhor e mais vibrante, digno de ótimas recordações e também para mensurações positivas, Entretanto, a realidade acabou sendo outra e, ao menos na opinião deste humilde blogueiro, este anime acabou sendo indigno de recomendação.

O retrato de alguém que definitivamente desconhece o significado de um sorriso.
Aldnoah Zero 2nd Season
Temporada: janeiro'2015 - Total de 12 episódios

***   avaliação final: 4,0 pontos de 10,0 possíveis ***


"O retrato da perdição nas próprias ambições..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. Permita-me agradecer por essa ótima análise, Carlírio. Posso dizer inclusive que ela substituiu toda minha curiosidade pra, um dia, conferir esse pequeno desastre que foi aldnoah. Eu sinceramente fiquei muito decepcionada, principalmente por que é mais uma história levando o nome do Sawano, e pra quê? Claro, não tiro o mérito da ideia por trás de aldnoah, da trilha sonora (óbvio), mas sua construção foi deprimente, e isso já se notava na primeira temporada. É uma pena. Imagino o tanto de dinheiro gasto nisso.. Tanto investimento pra nos entregar mais um clichê...
    É, caro.. Espero que esse seja só mais um anime a ser esquecido. Se continuarem a deixar a indústria ditar as regras do jogo, infantilizar animações, roteiro.. Teremos mais aldnoahss, mais hype, então.. Prepara o sofrimento e paciência pras análises. Não vai ser fácil. ~.~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Olhe...
      Eu assisti este anime em call no Skype junto de um grupo com bons amigos. Trocávamos ideias, todo sábado, sobre o que ocorreria neste anime e o quanto ele podia ser melhor...

      Mas, infelizmente, Aldnoah Zero (em especial a segunda temporada) mostrou-se como sendo um desperdício de investimento, talentos e enredo.

      Não vejo problemas em infantilizar enredos, mas sim em trabalhá-los de maneira grotesca e com atropelos no próprio, sem força externa que distingue isto.

      Nobre Adrielle, tenho meu pensamento igual ao seu, pois "novos Aldnoah's" surgirão com o tempo e, talvez, não possamos nutrir muita esperança sobre isso.

      Fico bem feliz em poder ter lhe sido útil em algo nobre, com sinceridade. E agradeço pelo seu comentário.


      Até mais!

      Excluir
  2. Eu queria era que o Inaho tivesse um romance com a Asseylum no final :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Tenho alguns amigos que iriam apreciar muito a sua ideia, nobre. hehe...


      Até mais!

      Excluir
  3. Fiquei triste com o fim. Inaho é só mais um personagem forte genérico de anime. Quiseram fazer ele parecer o tipo indiferente, mas erraram feio na mão, ele está longe de ser um Chrollo Lilcifer (HxH). Havia muitos outros personagens com potencial, que não foram utilizados, o professor traumatizado e alcoólatra é só um, a Rayat merecia mais destaque, e o pobre do Elaine, é o mais injustiçado, não concordo com as decisões dele, foi muito longe em sua causa, mas ainda prefiro ele a Inaho, porque Slaine é humano, digo o Humano, em relação as suas emoções etc. O fim dele foi triste, merecia morrer do que ficar preso, teria sido melhor morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Um ponto posso tecer sobre seu comentário, nobre: na época, a divisão de preferência e/ou de injustiça quanto ao final do anime, entre Slaine e Inaho, foi deveras gritante. Trocas de opiniões com algo de "farpas" era até uma constante nas mídias sociais.

      Grato pelo seu comentário.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!