Em pauta!

sexta-feira, dezembro 22, 2017

[N! 11 Anos] O aniversário chegou!


Onze anos de atividade...

Mais um aniversário acabara de chegar para esta humilde casa na internet. Longe dos holofotes e com a essência mais simplória possível, o Netoin! já passou de sua primeira década no ar e, agora, soma mais um ano para o seu currículo de atividades. Por si só, isto é digno o bastante de ser comemorado. Para a minha pessoa, transborda muita satisfação e também aquele famoso sentimento de se sentir bem o que faz.

Contudo, a última afirmativa do parágrafo acima poderia ser ainda melhor. Se levares em conta o fato de ter existido épocas nas quais os posts eram diários (especialmente entre 2013 e 2014), logicamente o primeiro pensamento que virá em mente estará ligado com a diminuição dos textos aqui publicados, que se iniciou em meados de 2015 (cuja acentuação se deu no primeiro semestre de 2017). Não chegou nem perto das atividades quase escassas no segundo semestre de 2009, mas ainda assim é um grande ponto de atenção.

Nobre visitante, a vida deste humilde blogueiro viveu um grande turbilhão neste ano corrente, que está por se encerrar. Pontos altos e baixos sempre estiveram existindo em paralelo, por vezes fazendo com que certos anseios e vontades pessoais diminuíssem quase que drasticamente. Entretanto, veio a melhora e, de maneira lenta (bem gradual e cuidadosa), o blog foi apresentando seus trabalhos no decorrer do ano. Talvez isto soe como sem sentido ou similares, mas foi algo bem real.


Este ano, 2017, foi um divisor de águas em diversos aspectos, incluindo o próprio Netoin! em tal limiar de pensamentos. Contudo, pode-se aqui dizer que foi mais uma batalha vencida, com muita humildade e justiça. Apesar de todas as variantes e projeções que por vezes foram bem negativistas, este lar na internet pôde chegar muito bem ao seu décimo primeiro aniversário, fato este que não era sequer imaginado de vir à ocorrer quando o blog foi criado, no já distante ano de 2006.

Um ponto realmente crível e que deixa a minha pessoa bem feliz está, justamente, no tempo de vida que o blog possui. Estes onze anos, ao todo, colocam o Netoin! entre os blogs/sites brasileiros sobre cultura japonesa que estão em atividade há mais tempo. Alguns de tais lares na internet que estão com tão longínqua existência, inclusive, são parceiros desta casa. Desnecessário enfatizar o quanto tal fato, em todo o seu contexto, se faz digno de ampla apreciação.

No que tange aos trabalhos apresentados ao longo de 2017 houve apenas uma novidade, sendo esta a inclusão da seção Comentários Retrô, destinada à análises episódicas de algum anime que tenha sido exibido há algum tempo atrás (com um mínimo de três anos), no formato de dois capítulos por semana. Sua iniciação se deu com Onegai Twins e Kage Kara Mamoru!. A experiência foi bem positiva neste aspecto e, para janeiro de 2018, outras duas obras serão apreciadas com o mesmo direcionamento (você saberá quais serão elas nos próximos dias).


De momento, este humilde blogueiro não traça novos objetivos para o próximo ano, além do que foi enfatizado no parágrafo acima. O momento é da mais profunda cautela e, portanto, dar passos maiores do que a própria perna tem a tendência clara de ser algo muito arriscado e deveras perigoso. Isso não significa que o blog vá parar (ao menos esta não é a tendência inicial), mas também não quer dizer que voltará tão cedo a ter aquele fluxo de atividades constantes (como pôde ser observado há três anos atrás).

No mais, o que realmente importa é que o Netoin! chegou aos seus onze anos de existência. Sem badalação, longe de ser um dos ícones da área no Brasil, mas ciente de que tem o seu significado na mesma, por mais pequeno que este possa vir a ser. É o degrau no qual a minha pessoa consegue trabalhar, então é nele que se deve manter (até que novos andares possam vir à ser desbravados pelo blog em si).

A minha pessoa, com toda a alegria e humildade, agradece à cada visitante, blog parceiro e indicações recebidas, ao longo destes onze anos de atividades. Isso é justo e honesto. E que em 2018 este lar na internet possa estar comemorando o seu décimo segundo aniversário, mantendo perspectivas, anseios e direcionamentos. É como diz o slogan do Netoin!.

"Um jeito diferente de apreciar a cultura japonesa"
Netoin!  /  22-12-2006 --- 22-12-2017





Obrigado à todos!


Isto, sim, é Netoin!

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin11anos ]

Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Onze anos produzindo conteúdo! Isso é uma tarefa bem árdua que não pode ser feita por qualquer um.

    Parabéns pelo esforço de trazer matérias de qualidade. E que o Blog continue por muito mais tempo!

    Infelizmente o meu blog esbarra em uma das condições de parceria (contém link para conteúdo adulto), mas continuo dando o meu apoio, ainda que informalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradecido pelas suas palavras, nobre Usys. Significam-me bastante, para o blog em si especialmente.

      Entendo isso quanto ao conteúdo adulto...

      Uma vez mais, agradecido.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!