Em pauta!

terça-feira, março 05, 2013

Curtas em geral - parte #191: a moda de kimonos e lolitas...

Uma beleza em trajes tradicionais.

A cultura japonesa costuma ser tão vasta quanto se faz pensar. Não se aplica aqui o ideal centrado em que tudo da terra do Sol nascente seja bom, mas não se pode deixar de lado a exuberância com a qual certas tradições são tratadas no citado País. Em clara evidência, nesta ocasião, uma expressão de arte conceitual ganhará o seu espaço no NETOIN!.

São bem variadas as expressões tradicionais provenientes do Japão. E os kimonos, uma das mais clássicas vestimentas, conseguem representar muito bem tal semblante cultural. Possuindo uma história que pode ser tão apaixonante quanto diversificada, os kimonos possuem uma taxa de beleza simplesmente magnífica. Isto para não mencionar os seus significados e importância existentes.

Dentre os padrões mais característicos existentes um certo nome tem imensurável papel. Trata-se do Kaga Yuzen, uma expressão artística por meio de kimonos com mais de três séculos de existência. Uma longa e interessante história. Entretanto, a atualidade dos jovens nipônicos mostra que o dito tradicional para não mais importar, e nisto se faz incorporar o conceito dos kimonos.

Uma expressão artística, à partir de um desenho...

Visando aumentar a atração dos jovens pela arte e a beleza que os kimonos podem produzir, algumas empresas da região de Ishikawa (por sinal este é o local de onde provém, originalmente, o Kaga Yuzen) fizeram um concurso de desenhos para tais vestimentas. Garantindo-se com a chamada moda lolita, foi lançado o Kaga Yuzen Lolita Fashion, que foi um verdadeiro desfile de moda no qual os melhores desenhos foram "transformados" em kimonos, e os mesmos se fizeram passear à frente de todos com belas jovens. Os desenhos mostrados receberam o simpático nome de "Kaga-Loli".

O intuito principal de tal desfile estava um pouco além de atrair a atenção dos jovens para a arte tradicional dos kimonos, pois havia também a questão de perpetuar o interesse geral por tal vestimenta e, com isso, fazer com que uma nova geração de seguidores do ofício ali surgisse. Quatro segmentos fizeram parte do programa do evento, que arrancou uma boa aceitação do público presente.

Você poderá ver mais imagens e informações deste interessante evento no portal de streaming Crunchyroll (em inglês), clicando aqui. A sequência de imagens consegue chamar muito bem a atenção, graças a beleza que se faz transmitir nelas por  intermédio dos exuberantes kimonos presentes. Em absoluto, tudo que é bonito e chamativo merece ser visto e, no caso, as vestimentas tradicionais japonesas (junto à moda lolita) conseguiram dar um grande fator de veracidade para a afirmativa.

Até a próxima, amigo visitante.

Veja todas as imagens deste evento no site Ihoku (via Crunchyroll), ao clicar aqui

O NETOIN! no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Muito interessante esse seu post.

    A moda lolita é linda, como as bonecas que usam vestidos cheio de babados. E os kimonos, porque remetem à um Japão tradicional.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Entre as duas sou disparadamente mais fã de kimonos, amiga Naty. Mas não se pode negar o poder da moda incorporada pelas lolitas, que realmente sabem chamar a atenção.^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!