Em pauta!

sexta-feira, março 01, 2013

Robotics;Notes, décimo nono episódio: "Kagome, Kagome, o pássaro engaiolado..."

A fúria robótica...

É simplesmente impossível abandonar da mente toda e qualquer concepção de enredo que este anime, Robotics;Notes, tem tentado demonstrar desde a segunda metade de seu primeiro cour, ainda em 2012. Desde tal momento, a obra tem oscilado entre bons e maus episódios, mostrando possuir um medo terrível de seguir mais à frente, ao mesmo tempo no qual a mesma conseguia mostrar momentos de real impacto em alguns de seus capítulos.

O décimo nono episódio, que foi ao ar recentemente, manteve a mesma base descrita no parágrafo anterior, mas com o chamado "quê à mais" de atenção. No mesmo episódio foi possível evidenciar que todo o escopo anteriormente discutível, sobre as explosões solares e a alçada robótica no planeta Terra, não passava de uma ação pertencente a um grupo específico. Um tipo de "apocalipse interno", proposital e intenso.

Para resumir uma longa opereta, o Comitê dos 300 estava à frente de um ambicioso e perigoso projeto. O mesmo era realmente capaz de afetar mais de cinco bilhões de pessoas em toda a Terra, privá-las de suas vidas normais e causar o caos no pequeno planeta. O nome de tal ideal era Projeto Átomo, que seguia sob uma premissa escura de alterar drasticamente o fator magnético do planeta e, com isso, causar os efeitos de verdadeiras explosões solares em potencial.

Airi e a dúvida humana...

Infelizmente, uma certa pessoa se faz participar ativamente de tal conspiração (deveras este é o melhor que minha pessoa pôde encontrar para tal ideal). Misae-san, a irmã da Aki, é uma verdadeira co-responsável pelas ações que ocorreram neste episódio e que, irrefutavelmente, haverão de acontecer nos próximos episódios que darão os pontos finais à este anime. Se você assiste Robotics;Notes e nutriu um  sentimento negativo por tal jovem (a Misae), certamente o que pensas à respeito de tal personagem deverá unicamente  fazer com que a mesma tenha respeito zero para ti.

Logo em seu início, o episódio mostrou que a Misae não está dando a mínima para o que a Aki faz ou deixa de fazer. Não apenas por pedir constantemente que o Kai cuide de sua pequena irmã, mas sim por ter mostrado da pior forma possível que os sonhos dela nunca poderão ser alçados, ao menos não como se pensava até pouco tempo atrás. Aliás, no que tange a própria Aki, ela acabou se convertendo na peça principal do efeito drama lançado por tal episódio.

Este blogueiro nunca pôde esperar que a Aki colocasse, para fora, palavras tão fortes e de alto impacto sobre a sua paixão de infância. Tudo que ocorria ao seu redor, durante o evento de robótica, só dava a entender que ela estava o tempo todo errada sobre aquilo que mais acreditava, que mais queria levar adiante. Não se tratou de um efeito supressivo, mas sim de algo que mexeu fortemente com os sentimentos da garota e que fez o Kai agir prontamente.

Uma verdade para a Frau...

Um episódio que não apenas marcou o reaparecimento da Frau, mas que também mostrou onde a personagem estava durante o tempo no qual não se permitiu aparecer no anime. Pesquisas incessantes em prol não apenas da causa da Aki, mas que também serviam de gatilho para traçar uma busca mais sólida por sua mãe. Mas alguém estava de olho nela. Alguém que atende pelo nome de Misae-san...

A inocência da Airi deixou de existir temporariamente. Aliás a própria construção de seu ser, alinhada aos manuscritos presentes no Relatório Kimijima, acabaram mostrando que a definição de sua existência poderia não passar de algo puramente surreal. Entretanto, Robotics;Notes mostrou que ela, a Airi, não era exatamente a única personagem que estava à mercê de tal realidade. Com base nisto tudo, pode-se definir que o anime assumiu um compromisso deveras arriscado para os seus momentos finais.

Os fundos musicais muto cooperaram com a ambientação de toda a trama. As falas estiveram pautadas em temores e anseios resguardados pela curiosidade de personagens como o Kai. O apocalipse aparenta estar para ocorrer, mas não se tratará de uma manifestação espacial propriamente dita. Este episódio, o décimo nono de Robotics;Notes, manteve a pegada de seu capítulo anterior e abriu novos portões para o seu sucessor. Um bom episódio, mas que provavelmente pouca diferença poderá fazer a esta altura dos acontecimentos...

"Kagome, Kagome, o pássaro engaiolado...
Quando, ó quando ele sairá?
Na véspera do amanhecer, o guindaste 
e a tartaruga escorregaram..."

Até a próxima, nobre visitante!

O NETOIN! está presente no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. mais um ótimo post!
    Fico imaginando o que eles farão em 3 episódios, como vão fechar está historia que oscilou tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Obrigado, jovem cheffercs.

      Contudo, a oscilação no enredo do anime já é um fato mais do que consumado. A questão, na realidade, é bem a que colocastes: sobre até aonde tudo isto levará...

      Até mais!

      Excluir
  2. Olá!!

    Mais um animê que infelizmente não estou acompanhando... Assim fica difícil até de de comentar n_n''

    Contudo, está anotado para quando surgir uma oportunidade.

    Até!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Não te preocupes com isto, amiga Naty.
      Para tudo tem o seu tempo e momento, mesmo para se ver animes...^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!