Em pauta!

domingo, novembro 03, 2013

Dossiê Crunchyroll: um ano no Brasil e maiores informações!

O logo da empresa.

No dia primeiro de novembro o Crunchyroll completou um ano de serviços oficiais no Brasil.

Muito embora seja verdade que o dito portal de streaming ainda tenha alguns pontos de melhora à se considerar (que variam desde o seu player principal, passando pelas legendas em alguns momentos, até alguns app's), é inegável afirmar que os serviços prestados pelo Crunchyroll vieram para ficar, isto à se julgar unicamente pela forma como o mesmo tem crescido desde então.

Pode-se aqui ressaltar a importância que este portal de streaming tem hoje, não apenas à nível Brasil como também no caráter global da questão. O site tem apresentado posts localizados, um fórum aberto às discussões e opiniões de seus usuários e, além disto tudo, deverá contar com novos títulos em seu acervo com o passar dos meses.

Este post poderia terminar aqui, agradecendo ao empenho dos serviços prestados pelo site Crunchyroll e lançando para o mesmo anseios de longa durabilidade. Entretanto, minha pessoa preferiu reunir um aparato de informações e trazê-las para você neste momento, amigo visitante, no intuito de ficares mais à par sobre o presente e o futuro do site aniversariante.

Tenha uma boa leitura.

Nas comemorações, surge One Piece

One Piece no Crunchyroll.

Quando ocorreu do Crunchyroll oficializar sua investida no Brasil (isto depois de ter ingressado no mercado latino-americano), muitos duvidaram do quanto tempo os serviços de tal site seriam mantidos no País. Pode-se enfatizar que, desde então, o portal de streaming para animes deu largos passos de efetivação em suas atividades, o que certamente culminou com um maior número de visitantes no mesmo.

O line-up oficial, atualmente, passa a barreira dos cento e dez animes para o público brasileiro (e alguns destes também direcionados aos visitantes portugueses). Só tal afirmativa já prediz muita coisa. É provável que outros animes estejam sendo estudados para ingressar na lista inerente ao Brasil (quem sabe estejam, entre tais, alguns de uma listagem que você verá no prosseguimento deste post). Mas um título de grande calibre acabou chegando ao Crunchyroll, recentemente, engrandecendo ainda mais as atividades do portal de streaming na região.

Trata-se de One Piece. Para alegria de grande parte do fandom animístico, este anime é um prato cheio para diversão. Sem o menor exagero, esta obra é hoje aclamada como uma das mais rentáveis e comentadas à nível mundial e, alguns anos atrás, chegou à ter alguns episódios exibidos na televisão aberta brasileira (pela emissora SBT). E para o agrado ainda maior dos fãs da série, um karaokê está disponível no anime (fato este extremamente raro, porém não inédito, vide que Hayate no Gotoku! também os possui).

Agora, as aventuras de Luffy e grande elenco estarão disponíveis no Crunchyroll. O anime está presente no line-up de usuários dos Estados Unidos, da América Latina (espanhola) e do Brasil. A chamada oficial poderá ser por você vista ao clicar aqui. As regras para a visualização do anime são aquelas já conhecidas, nas quais o usuário premium poderá ver o capítulo animado mais atual de forma mais rápida (sete dias à frente) do usuário no modo gratuito.

Para acessar a página de One Piece no Crunchyroll, bastará clicar aqui.

A questão dos mangás online

Magi: The Kingdom of Magic no Crunchyroll.

No último dia 30 de outubro, o Crunchyroll estreou oficialmente o seu mais novo serviço para seus visitantes. Trata-se da leitura de mangás online, na qual cerca de cento e setenta Países participaram da festa inaugural do mesmo. Entretanto, muitas nações ficaram de fora do lançamento do serviço.

* Leitura de mangás online - parte #1 ;
* Leitura de mangás online - parte #2 .

O Brasil está de fora da lista de nações com o serviço de mangás online em sua inauguração onde, segundo atualização presente no fórum do Crunchyroll (que pode ser aqui acessado), mais Países somaram-se à ele e os já anteriormente citados Alemanha, França e México. Neste mesmo grupo de IPs que ainda não contarão com o novo serviço do portal estão nações como Portugal, China, Filipinas e Itália. O que há mais de concreto para se ter como afirmativa, sobre tal fato, é que o acesso de todas estas localidades ao novo serviço do Crunchyroll está ainda em estudo, algo que certamente ainda renderá algum tempo de análise e que, coerentemente, os responsáveis pelo portal no Brasil haverão de informar à todos prontamente.

De antemão, é possível dizer para você que este serviço de mangás online já conta com uma divisão que pode ser apreciada por todos. Chamado de "Beco do Artista", esta área está pronta para a apreciação de todos, sendo dedicada às obras de pessoas comuns que queiram dividi-las com todo o mundo. Até o momento não foi apresentado uma restrição de localidade (muito embora todas as obras ali presentes estejam em inglês), mas certamente esta é uma boa oportunidade de fazer co que usuários do Crunchyroll ao redor do globo vejam o seu trabalho, amigo visitante.

A página "Beco do Artista" pode ser aqui acessada. Para você enviar o seu mangá que queira mostrar ao mundo, basta clicar aqui e preencher todos os campos selecionados.

Disponibilidade no Brasil, em inglês!

Hayate no Gotoku! no Crunchyroll.

O line-up do Crunchyroll tem crescido muito nos últimos meses, onde é possível verificar uma tendência bem forte surgindo à vista sobre isto. Contudo, há títulos na lista norte-americana do site cujos IPs brasileiros não possuem acesso, estando nomes de grande peso neste grupo. Minha pessoa pode citar, por exemplo, obras não tão antigas como Ef - A Tale of Memories, Ef - A Tale of Melodies e Gosick. Obras mais atuais como Katekyo Ritman Reborn! e  Mashiro Iro Symphony também entram neste grupo. Isso sem falar de animes mais antigos mas simplesmente enquadrados como verdadeiros hits em seus gêneros estando, entre eles, A Rosa de Versalhes.

Entretanto, o contrário ao descrito acima também acontece, pois há títulos da lista norte-americana que podem ser vistos por IPs brasileiros estando todos eles apenas com disponibilidade da legenda no idioma inglês. Basta você mudar o idioma local no rodapé do site principal para [English (US)] e clicar na aba [Shows], presente no menu superior. Automaticamente o Crunchyroll mostrará para você um line-up completo de seus animes que podem ser vistos, no caso, para o IP estrangeiro que o está acessando no momento (o brasileiro neste exemplo).

São muitos os animes disponíveis em tal listagem. Desta forma, minha humilde pessoa resolveu ajudar à você um pouco, amigo visitante, listando mais abaixo algumas obras que podem ser vistas por IPs brasileiros, suas condições para tanto dentre outras características de apoio. Serão dez animes selecionados que se seguirão para a sua pronta informação.

Chihayafuru no Crunchyroll.

Chihayafuru - esta obra está disponível em sua totalidade, tanto para usuários gratuitos quanto os pagos. Presente no Crunchyroll desde outubro de 2011, a página desde anime pode ser aqui vista.

Chihayafuru (segunda temporada) - o anime em questão só pode ser visto por usuários premium (os assinantes, em outras palavras). Está online no site desde janeiro de 2013 e sua página poderá ser aqui acessada.

Hanasaku Iroha - este anime se encontra liberado para usuários gratuitos e pagos. Está presente no Crunchyroll desde abril de 2011 e sua página pode ser aqui visualizada.

Otome Yokai Zakuro no Crunchyroll.

Hayate no Gotoku! - este anime está liberado à todos os usuários do Crunchyroll. Presente no site desde agosto de 2010, o anime pode ter a sua página aqui acessada.

Myself;Yourself - esta obra está liberada para todos os usuários (nos modos gratuito e pago). Está presente no Crunchyroll desde julho de 2009. A página deste anime poderá ser aqui visualizada.

Otome Yokai Zakuro - o anime está disponível em sua totalidade para usuários gratuitos e premium. O mesmo foi anexado ao site em novembro de 2010. Acesse aqui a sua página.

School Days - este título está aberto à todos os usuários do Crunchyroll. Presente no site desde abril de 2009, o anime pode ter a sua página aqui visualizada.

Usagi Drop no Crunchyroll.

Saki - o anime está totalmente liberado aos visitantes do site (nos modos free e premium). Presente no Crunchyroll desde abril de 2009, a página desta obra pode ser aqui acessada.

Usagi Drop - o título está disponível para usuários gratuitos e pagos do site. Presente no mesmo desde julho de 2011, o anime pode ter a sua página aqui visualizada.

White Album (primeira temporada) - este anime está liberado para todos os usuários (gratuito e premium). A obra está no Crunchyroll desde outubro de 2009 e sua página pode ser aqui acessada.

Informação atual

Golden Time no Crunchyroll.

Uma visita ao blog parceiro Shoujo Café (clique aqui para ver a chamada) levou minha pessoa à ficar em estado de ampla curiosidade, pois consta que o Crunchyroll havia sido vendido nos Estados Unidos. Em si, tal fato já é deveras representativo e digno de muita atenção, nobre visitante. Contudo, algumas coisas precisam ser ponderadas.

Segundo diz o comentário do jovem Panino Manino no post supracitado, parece que o site não foi exatamente vendido, mas sim foi passado para as mãos de acionistas (que deverão investir no portal). Desta forma é possível conciliar um pensamento claro e direto, no qual o portal continuará funcionando como sempre até então, porém tendo que reportar tudo que nele ocorrer para tais pessoas que se tornaram sócias dele (nisto incluem-se lucros e prejuízos).

De forma imediata, o que vem à mente é que este grupo de pessoas poderá fazer um indicativo de futuro próprio para o portal. Isto varia em demasiado, pois pode representar desde questões levantadas sobre a entrada ou saída de alguns Países até culminar com uma mudança nos serviços prestados. Entretanto, tal ideia lançada nesta frase pela minha pessoa não vai além da especulação e, neste caso, o mais concreto à se pensar é que esperar por um informe oficial do próprio Crunchyroll.

Agradecimentos à Valéria do Shoujo Café e ao Panino Manino pelo informe.

Desta foram encerra-se este post especial.
Minha pessoa, uma vez mais, agradece ao Crunchyroll pelos 
seus serviços e aguarda, com ansiedade, pelas novidades
acerca do mesmo.

Até a próxima, visitante!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. é "em nivel de brasil" e nao "à nivel de brasil" , mas o texto é muito bom, parabens hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlírio! Ótimo texto! Fez um bom apanhado de tudo o que envolve o Crunchy no Brasil, além de me tirar algumas dúvidas e trazer informações que eu não conhecia. Achei muito interessante esse negócio de nós podermos acessar alguns dos animes disponíveis em inglês... Deixa o leque de opções mais amplo, e a assinatura mais atraente. Se tudo der certo, até o final do mês assinarei o serviço, =). No mais, continuo na torcida para que o serviço de mangás online deles apareça por aqui também. Talvez daí possamos ter acesso às obras que as nossas editoras ignoram, porque supostamente "não vendem". E esse Beco do Artista pode ser uma boa oportunidade para novatos divulgarem os seus trabalhos, dependendo de como o/a pessoa usar o serviço.
    A única coisa que me preocupa um pouquinho é essa tal "venda"... Espero que seja mesmo como o Panino falou, e o serviço não sofra grandes mudanças (para pior, claro; se for para mudar para melhor, podem começar! rss).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é o caso do Crunchyroll, mas é mais do que comum ocorrer de pequenas empresas (que apresentam grande lucratividade e potencial de crescimento) serem parcialmente ou totalmente compradas por investidores/grandes portais, de forma que o pessoal que comandava anteriormente continue na ativa, só não sendo mais os acionistas majoritários. Esperemos que este seja ou caso, ou então, que a nova direção seja tão efetiva ou melhor do que a anterior...

      Excluir
    2. Saudações

      Sim, Angelica, tem muito anime do line-up norte-americano que pode ser visto por IPs brasileiros (mesmo que apenas com legendas em inglês).

      O Beco do Artista é muito bom, também. Acho-o digno!^^

      Que bom teres gostado do texto. Grato por seu comentário.^^

      ***********

      Nobre Eduardo, a verdade é que, aparentemente, uma join-venture foi estabelecida. Até segunda ordem o Crunchyroll continuará operando como sempre, porém sem muito alarde.

      Grato à ti, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!