Em pauta!

terça-feira, setembro 23, 2014

Volta ao Passado - Kagato, o vilão de Tenchi Muyo! Ryo-Ohki...

Alguém está experimentando um grande poder...
Um vilão digno de atenção...

Tenchi Muyo! foi um anime bem peculiar em certo quesito especial. O mesmo vem à se tratar de seu vilão maior, apresentado em duas séries desta obra com personificações levemente diferenciadas. Seja em Tenchi Muyo! Universe (primeira temporada para a televisão) ou em Tenchi Muyo! Ryo-Ohki (série em OVA), o nome de Kagato espalhou o terror supremo por onde ousou andar incluindo, nisto, o planeta Jurai e as proximidades da Terra. Neste post em específico será retratado um pouco do Kagato apresentado na segunda série citada.

No título indicado para análise, o vilão apresenta-se como ex-aluno da conhecida cientista "maluca" Washu. Após setecentos mil anos, Kagato reapareceu de frente aos integrantes da família real juraiana, nas proximidades do esquecido planeta Terra (localizado nos confins do universo, segundo o enredo da obra). A intenção dele está em se apoderar dos poderes maiores que a família real de Jurai ostenta. Como as Princesas Ayeka e Sasami estão muito distantes de seu planeta de origem, a oportunidade se tornou ótima para o vilão atacar. Além disto, reencontrar Yosho (o avô de Tenchi) já era um grande motivo para ele, Kagato, levar adiante as suas pretensões (no que tange à "energia mais poderosa do universo").

Um dos grande trunfos do Kagato, entretanto, está na pirata espacial Ryoko. Ela foi um experimento feito pela Washu com um de seus próprios óvulos, mas que o poderoso vilão acabou tomando conta por um bom tempo (domínio mental). Aproveitando-se da ligação dela com o Tenchi e também do fato de tal rapaz chamar pelo poder das Asas do Falcão da Luz, o Kagato acabou obcecado por obter tudo isto em um mesmo instante. A luxúria pela força máxima corrompe e, no caso de tal vilão, a prerrogativa faz sentido sem maiores ressalvas.

Quem usará um grande poder resolveu aparecer...
O grande oponente à ser combatido por Tenchi e companhia, nesta série em OVA, é detentor de grande inteligência e persuasão. Diferente da maioria dos vilões conhecidos, o Kagato pensa muito antes de agir. Suas ações são baseadas em uma lógica que foi se desenvolvendo com o passar dos séculos pelo universo afora. Para tal personagem o bom uso das palavras é também um ponto para ser considerado, pois saber explanar as próprias ideias (de maneira conclusiva) é uma de suas principais características.

O episódio seis de Tenchi Muyo! Ryo-Ohki acabou dando força à afirmativa exposta no parágrafo acima. Sua apresentação ao tocar no piano, dentro de sua nave de guerra, ressaltou bem o lado mais cultural que o Kagato possui (em um tom mais provocativo). Além disto, seus embates ante a Ryoko, Ayeka e Tenchi foram deveras satisfatórios (muito embora o final da luta contra o jovem terráqueo pode ter soado meio desapontador). Trata-se de um vilão bem trabalhado junto à proposta central do anime.

Seria possível aqui conceituar algo mais à fundo sobre tal personagem, porém manter o foco unicamente no episódio já citado soou bem mais satisfatório. Kagato foi um vilão bem construído para a série em OVA de Tenchi Muyo! e, mesmo possuindo diferenças à sua contraparte presente na série televisiva desta obra, suas características positivas acabaram soando muito mais poderosas e vantajosas do que as negativas. Um personagem que soube deixar a sua marca, certamente.

Nunca duvide de um vilão inteligente...

Recepcionando bem as visitas...
Tenchi Muyo! Ryo-Ohki (OVA) - Episódio #6
"Precisamos do Tenchi!"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Um comentário:

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!