Em pauta!

quinta-feira, outubro 09, 2014

[N! Drops] Out'2014 #60: Shigatsu wa Kimi no Uso e...

O logo da obra.
Piano, bloqueio mental, serenidade e resgate de confiança...

Música. Eis uma das expressões artísticas que mais fascinam as pessoas desde longa data. Ela tem o poder de manipular os sentimentos de acordo com o momento, fazendo valer de sua melodia para tanto. Serve para a pura descontração e também possui outras diversas finalidades. No histórico da animação japonesa muitas obras ousaram trabalhar a parte musical com as características já citadas. E atrelado à tais costuma estar presente o conceito da vida de alguém em pauta, não como risco mas sim para se entender e ponderar de acordo.

Shigatsu wa Kimi no Uso, nesta temporada de outubro'2014, possui justamente a definição mensurada ao final do parágrafo acima. Seu enredo possui na música um ponto não apenas de partida como também de alicerce. O elenco está envolto por tal segmentação, uma vez que toda a estória da obra se faz contar à partir de um ponto bem interessante. O mesmo está definido pela atual vida de um jovem chamado Arima Kousei, antes considerado um prodígio na arte musical mas que acabou abdicando de seu talento nato em razão de certas circunstâncias de sua vida.

Kousei era um pianista nato e tinha na figura de sua mãe a pessoa que o instruía nesta fina arte. Infelizmente esta pessoa tão importante para ele veio à falecer e, durante seu último recital, o rapaz deixou de escutar o som que saía do próprio piano. Enfaticamente a saúde dele é perfeita desde sempre, porém o ocorrido com sua mãe mexeu com seu subconsciente, criando um tipo de bloqueio em sua mente que o impede de continuar na prática instrumental. Agora com catorze anos, este rapaz possui uma vida denominada como "sem cores". Mas o apoio de seus amigos acabam valendo muito para ele em seu cotidiano.

Uma bela visão...
A jovem Sawabe Tsubaki é extremamente alegre, o oposto de seu amigo Kousei neste sentido, e está sempre tentando fazer com que o citado rapaz busque sorrir mais em sua vida. A figura do Watari Ryouta está presente para tudo balancear, sendo ele alguém que não perde a oportunidade de conhecer novas garotas e tentar alguma aproximação mais direta com elas. Os dois, em suas vertentes, fazem um excelente papel junto do Kousei, que acaba instigado pela Tsubaki a conhecer uma pessoa que ela deseja lhe apresentar. A ligação musical surge uma vez mais, pois esta desconhecida jovem possui um grande talento para a citada arte e para o sofrido rapaz isto poderia servir de alento para um retorno às suas origens (ao menos fazia-se assim pensar a Tsubaki, que anseia em ver seu amigo sorrindo e vivendo a vida alegremente).

Com a apresentação da jovem Myazono Kaori o anime ganha o seu ponto de fluxo real. Trata-se de uma garota muito bonita, incrivelmente talentosa na arte da música, mas que esconde um forte temperamento que poucos já ousaram ver. O Kousei, com circunstâncias de vida ao acaso, acabou conhecendo esta garota antes da apresentação formal de sua amiga Tsubaki, resultando em uma situação nunca antes por ele imaginada. Ainda assim, poderá estar na figura da Kaori o elo do qual o rapaz tanto precisa para não apenas tentar vencer o seu bloqueio mental, como principalmente para "voltar a ver as cores do mundo".

Shigatsu wa Kimi no Uso possui uma arte que, ao longe, lembra um tanto a conhecida obra Honey and Clover. Possui um visual deveras caprichado e bonito de se notar. A parte musical também impressiona, não apenas pelas sequências de abertura e encerramento como também pelas melodias que acompanham o episódio em seu andamento. Sendo uma obra do gênero shounen com drama e romance, este anime já mostrou possuir credenciais o suficiente para ir ainda mais além do que sua premissa fez mostrar. Certamente, este anime aparecerá mais vezes nesta ação do NETOIN!, nobre visitante.

Aguardar é preciso...

Momentos...


"Um prodígio em ação..."


"Não tire fotos comprometedoras..."


"Oh! Você está escutando esta música!"


"Momento da séria conversa..."


"Um passado triste vivo na mente..."


"Um mal-entendido..."


"A chamada para o amanhã..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!