Em pauta!

domingo, março 01, 2015

[Meio de Temporada] Jan'2015: deixando a casa em ordem!

Death Parade.
Momento de desconstruir parâmetros...

A temporada de janeiro'2015 passou da sua metade. Os momentos finais se aproximam com força. O tempo corre de maneira rápida e constante. Para este humilde blogueiro, resta trabalhar na base das possibilidades e tentar fazer com que as ideias que surgiram há algum tempo sejam apresentadas como se deve.

Algumas semanas atrás, a nobre Nayara (dona do blog parceiro Alchemist Nany) contactou a minha pessoa para traçar um plano. O mesmo era sobre a temporada de animes, com foco em levar adiante uma ideia que foi outrora das maiores características do blog Hajimari no Sora (antigo parceiro desta casa e de atividades já encerradas) e que atualmente se perpetua no também parceiro Intoxicação Animentar. Em resumo, tudo dizia respeito a traçar opiniões sobre o meio da temporada em percusso.

Como já foi citado, não é uma ideia originária desta casa, mas é algo que soa tão interessante quanto promissor. E atendendo ao chamado feito pela jovem blogueira do parágrafo mais acima, então o NETOIN! irá trazer aqui as opiniões que mantém sobre os animes que está acompanhando no período presente. E para saber quais são estas obras, bastará seguir no lik abaixo.

Dica de leitura aqui do NETOIN!

A grande questão está sobre como levar adiante esta proposta nos padrões deste espaço na internet. Felizmente, a resposta para tal dúvida foi rapidamente encontrada e você, nobre visitante, acompanhará a execução dela neste exato momento. Como se trata de algo experimental para o NETOIN!, então a sua opinião será mais bem-vinda do que nunca, pois seguir adiante é preciso.

Tenha uma boa leitura.

Temporada jan'2015 - Do miolo para frente...
...com os animes que estrearam agora

Assassination Classroom.
* Aldnoah Zero 2nd Season 
avaliação: 4.5/10 - episódios vistos: 8
[maçante, arrastado, incógnito, curioso]

As palavras acima são as que melhor resumem a atual temporada desta obra. Se para alguns o episódio inicial soou igual a chamar os telespectadores de bobos, para outros acabou dando a ideia do desafio pela curiosidade. E tudo apenas porque a dupla Slaine e Inaho ainda consegue criar seus embates de popularidade (ou do ódio coletivo). O enredo passa de maneira muito lenta. Quando mechas se enfrentam, a alegria transborda por naturalidade. E a Princesa de Verns acordou para a realidade (antes tarde do que nunca). O momento da finalização, enfim, se aproxima.

* Assassination Classroom
avaliação: 7,5/10 - episódios vistos: 7
[divertido, insano, hilário, carismático]

Jamais confie em um professor com tentáculos de polvo que pode dizimar a Terra quando bem entender. Mas é difícil demais não gostar do personagem Kuro-sensei, o excêntrico mestre da turma 3-E, os ditos "estudantes incompetentes". Na verdade, os episódios mostraram o quanto ele quer aperfeiçoar seus pupilos, ao mesmo tempo em que eles demonstram possuir um respeito cada vez maior pelo seu ilustre professor. Ele, Kuro, sabe que está na mesma sala de potenciais assassinos seus Estes, por sua vez, têm conhecimento que deverão matar o mestre deles no prazo de um ano. O nonsense à favor da diversão plena.

* Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE!
avaliação: 6/10 - episódios vistos: 8
[insano, maluco, sátira, divertido]

Talvez seja mais fácil definir este anime como uma sátira ao gênero mahou shoujo (garotas mágicas) em si. Não é todo o dia que cinco rapazes ganham poderes de um ser extraterrestre, cuja forma vem de um parente das capivaras, e que devem lutar para restabelecer o amor na região onde moram e estudam. O enredo do anime é exatamente isto. Detalhe para o professor morto, que usado pela "capivara rosa" como meio de locomoção, além dos nomes totalmente únicos para os nomes dos golpes deste grupo de mahou shounen (garotos mágicos). Assistir este anime em grupo é uma experiência das mais válidas.

Dog Days".
Death Parade
avaliação: 8,5/10 - episódios vistos: 8
[chamativo, pensativo, simbolismo, interessante]

Este anime consegue ser envolvente sem apelar para isso. Ele trás temas bem concisos sobre a sociedade humana, que são trabalhados em um tipo de bar no pós-vida, no qual as pessoas chegam e devem jogar para definir os seus destinos à partir dali. Decim é o nome de destaque em Death Parade, que conta ainda com uma arte primorosa e sequências de abertura e encerramento simplesmente memoráveis.

Dog Days"
avaliação: 8/10 - episódios vistos: 7
[divertido, fofo, cativante, carismático]

A terceira temporada de Dog Days está entregando, ao seu conhecido modal, aquilo que se fazia esperar na sua série predecessora de dois anos atrás, ou seja, a explicação sobre o universo deste anime. Cinque, Rebecca, Nanami e companhia estão presentes como heróis de seus reinos e, agora, estão lutando pelas mais diferentes razões (além da "guerra amistosa"). Ponto fraco para o fanservice que, em alguns momentos, se mostrou bem desnecessário (mas divertido em outros tantos). Além da abertura e encerramento extremamente cativantes e dignos de aplausos, o anime tem uma das mais belas artes da temporada. Ótimo.

Durarara!!x2 Shou
avaliação: 7,5/10 - episódios vistos: 8
[inteligente, chamativo, desconcertante]

Pode soar ridículo, mas a minha pessoa está vendo o anime sem ter assistido totalmente a série predecessora. Porém, isto não impede o fato da obra estar sendo muito bem avaliada. O fato de estar vendo tal anime em grupo ajuda ainda mais na experiência. Apesar de diversos mini plots estarem sendo trabalhados paralelamente (e às vezes ao mesmo tempo), Durarara!!x2 Shou está se mostrando um anime digno de nota. E com destaque para um certo casal extremamente carismático e simpático que, por vias diversas, cisma em não se afirmar como deveria.

Go! Princess Precure.
Go! Princess Precure
avaliação: 8/10 - episódios vistos: 4
[fofo, carismático, infantil, inocente]

Apenas questionamentos surgem na mente da minha pessoa, pois o universo de PreCure merecia ter sido explorado inicialmente há muito tempo atrás. Após ter assistido a HeartCatch PrettyCure, é chegada a vez da série atual, Go! Princess Precure, mostrar todo o seu valor e graça. A obra segue à risca todas as regras de um genuíno mahou shoujo, sendo este direcionado a um público infanto-juvenil. As transformações, falas, lutas, o visual, tudo combina perfeitamente. Com previsão de encerramento no início de 2015, este anime tem totais condições de seguir agradando na medida até lá.

Jojo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders 2nd Season
avaliação: 7/10 - episódios vistos: 8
[extravagante, chamativo]

Talvez este humilde blogueiro não seja o mais indicado para falar deste anime precisamente, porém tal obra está sendo ainda muito desatenta ao nível de suas lutas, sendo esta uma observação similar a de sua temporada anterior (de abril'2014). Tirando os combates que seguem devendo bastante, a arte caricata e os toques de humor (às vezes bem pesado) seguem sendo os pontos mais positivos desta aventura de Jotaro e companhia limitada.

* Kamisama Hajimemashita 2
avaliação: 8/10 - episódios vistos: 7
[romântico, chamativo, fofo, carismático]

Depois de um período no qual muitos não acreditavam mais na sequência em anime desta obra, eis que 2015 reservou esta bela surpresa para o fandom de tal. Kamisama Hajimemashita 2 está merecendo muitos pontos de apreciação, seja pela sua arte simples mas eficiente, pelos diálogos tão sérios quanto extrovertidos de seu elenco e, principalmente, pelo enredo que sabe muito bem como cativar. Tudo isto devidamente alinhado, junto e misturado, proporcionando uma das melhores experiências em animes que a presente temporada está oferecendo.

Kuroko no Basket 3rd Season.
Koufuku Graffiti
avaliação: 6,5/10 - episódios vistos: 7
[fofo, chamativo]

Koufuku Graffiti teve uma nota maior em seus dois primeiros episódios. O anime usa da culinária como atributo para desenvolvimento de um enredo focado na amizade, típico do gênero slice-of-life (um dos preferidos deste blogueiro). Entretanto, existe um ponto deste anime que afugenta possíveis telespectadores da obra, sendo este o fato de como as personagens saboreiam aquilo que preparam (diga-se de passagem, de maneiras um tanto quanto sensuais). Contudo, o elenco exibe forte carisma e, com uma das artes mais bonitas da temporada, o anime é candidato certo a ter uma avaliação final para ser publicada aqui no NETOIN!.

Kuroko no Basket 3rd Season
avaliação: 7/10 - episódios vistos: 7
[insano, maluco, extravagante, divertido]

A continuação do campeonato, que havia iniciado na temporada anterior, é o grande ponto de chamada nesta sequência. Não existe necessariamente uma grande novidade aqui, mas o anime segue agradando como sempre, na medida mais do que bem conhecida.

Rolling Girls
avaliação: 6/10 - episódios vistos: 7
[especulativo, interessante]

Pense em um anime cujos primeiros dois episódios iniciaram com elevada nota, por merecimento indiscutível. Agora, imagine que a mesma obra foi descendo demais na sua qualidade desde o terceiro capítulo. Pois bem, nobre visitante, Rolling Girls está sendo (infelizmente) um claro exemplo disto. Toda a insanidade divertida de seu início está sendo, gradativamente, substituída por um nonsense bem sem graça em ser vista. Contudo, a minha pessoa espera que o anime melhore daqui até o seu final.

Yuri Kuma Arashi.
Saenai Heroine no Sodatekata (Saekano)
avaliação: 5,5/10 - episódios vistos: 7
[insano, maluco, extravagante, divertido]

O anime foca na famosa vertente do harém e usa muitos dos artifícios conhecidos para trabalhar esta temática. O foco está nisso e a obra não tenta esconder tal detalhe em nenhum momento. Entretanto, o protagonista não é necessariamente um personagem dos mais carismáticos. Neste sentido, ele poderia ter tido umas aulas disto com o Masaki Tenchi ou o Urashima Keitarô.

Yuri Kuma Arashi
avaliação: 7,5/10 - episódios vistos: 8
[yuri, chamativo, simbolismo, atrativo]

Yuri Kuma Arashi aborda diversos temas coligados ao romance e, sobretudo, a maneira na qual tal sentimento é visto dentro da sociedade (japonesa), com muito simbolismo e tudo aquilo que se pode esperar de uma estória escrita pelo Ikuhara. A vertente está no sentimento homossexual. E o anime consegue encaixar de maneira extremamente proveitosa cada uma das características citadas. É necessário atentar-se aos detalhes que o anime lança na tela. Qualquer coisa, o "Growl! Growl!" acaba sendo uma saída das mais válidas, ao lado do já famoso "Kuma Shock!" e do incógnito "Shadabadu".

Absolute Duo
avaliação: 5/10 - episódios vistos: 3
[bonito]
Status: droppado

O anime não é exatamente ruim. À rigor, o enredo é até chamativo e o desenvolvimento ao longo dos episódios iniciais foi satisfatório. Contudo, esta obra e outras três acabaram sendo deixadas de lado, permanentemente ou provisoriamente, uma vez que muitos animes em andamento estão sendo acompanhados de momento. Destaque para a sua sequência de abertura que, mesmo não adentrando no top final aqui do NETOIN!, merece elogios.

Outros animes droppados: Military! e Shiunmai Maou no Testament (três episódios vistos para cada).
Anime para ver futuramente (on-hold): Kantai Collection: Kancolle (três episódios já vistos)

Kamisama Hajimemashita 2.
Dica de leitura parceira do NETOIN!

Nobre visitante, opine sobre este modal de trabalho aqui
no NETOIN!, faça suas sugestões e críticas, além de 
aproveitar para expor as suas impressões pessoais daquilo
que está assistindo na temporada nos comentários.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Não vou opinar sobre Aldnoah, Binan, Precure, Jojo e Kuroko porque não as acompanho. Ansatsu Kyoushitsu não é uma obra prima, mas é bem divertido e as anormalidades do professor muito mais.

    Esperava mais de Death Parade depois do OVA, acho apenas mediano. Dog Days cumpre o que prometia e considero essa a melhor temporada da série. Durarara ainda não empolgou como a primeira série, mas agora que vai começar os reais conflitos.

    Kamisama Hajimemashita é outra que esta abaixo da primeira temporada, mas mantém se fiel a base e por isso esta mediana, mas pode melhorar. Descordo de ti em relação a empatia das personagens de Kofuko Grafiti, acho que a falta de carisma de ambas que não deixa o anime emplacar.

    Rolling Girls também gostei dos primeiros episódios que parecia meio Kill la Kill e ficou idiota posteriormente e Saikano mesmo que tenha uma premissa interessante esta muito focado no quarteto harem e deixando de lado a criação do jogo em si.

    Yurikuma Arashi não passei do quarto episódio, como não gostei de Penguindrum e este segue a mesma linha, ainda mais sexualizado. Absolute Duo estou vendo sem muita esperança que saia disso.

    Notei que você dropou Shinmai Maou no Testament que acho superior a Absolute Duo e nem citou Junketsu no Maria que não é uma obra prima, mas melhor na minha opinião que muitos desta lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Bom, Junketsu no Maria não citei por não estar assistindo. Quaisquer palavra minha sobre tal anime soaria como mentira no post, nobre.

      Yuri Kuma Arashi estou julgando melhor do que Penguindrum (e este foi muito bom para mim), justamente pela mensagem sobre preconceito sexual no Japão que ele carrega (parede, ursas, humanas, sexualização, yuri, romance, drama).

      Shinmai Maou não gostei. Droppei sem o menor arrependimento. Absolute Duo talvez eu reveja um dia, mas não posso nisto apostar.

      Kamisama julgo muito superior à primeira temporada. Deatha Parade é o melhor anime da temporada para mim, com todos os méritos possíveis (na mesma linha de Dog Days" e de Assassination Classroom).


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!