Em pauta!

domingo, junho 05, 2016

[Fim de Temporada] Abr'2016 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A chamada da vez.
Momento de grande atenção...

Mais um ciclo está a menos de três semanas do seu encerramento. Com base nisto, é chegada a hora do NETOIN! fazer valer uma série de posts aqui presente, desde a primeira temporada animística de 2014, baseando-se em um modal até então praticado por diversos sites da área, mas que acabou recebendo aquele toque deste humilde lar na internet.

Tendo o parágrafo acima como introdutório à causa, está na hora do especial da vez com os destaques em aberturas e encerramentos, desta vez centrados na temporada de abril'2016. O total desta oportunidade registra vinte e seis animes sendo assistidos, sendo este o dado que outorga (nas regras da casa) o direito de uma obra aparecer ou não nos dois top'5 em pauta. Em outras palavras, apenas os títulos vistos por este humilde blogueiro terão valia para ambas as listas. Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que este humilde blogueiro julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Entretanto, isso não significa que os animes fora do grupo total acima citado deixarão de serem citados aqui. Para tanto existe a área das menções honrosas, onde poderão aparecer obras dentro ou fora do lineup de minha pessoa. Embora o número de tais não pode passar de um total de cinco para cada tópico (abertura e encerramento), não existe a obrigação desta quantidade ser atingida (mas o mínimo de duas citações para cada é algo que pode ser definido como uma certeza).

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: 12-sai - Chicchana Mune no Tokimeki, Akatsuki no Yona (OVA), Anne Happy, Assassination Classroom 2nd Season, Bakuon!!, Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III, Boku no Hero Academia, Bungou Stray Dogs, Flying Witch, Gakusen Toshi Asterisk 2nd Season, Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu" Igi Ari!, Hakuouki: Otogisoushi, High School Fleet, Jojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai, Joker Game, Kuma Miko, Kuromukuro, Macross Delta, Magi: Sinbad no Bouken (TV)Mahou Tsukai Precure!, Mayogia, Pan de Peace!, Sakamoto Desu Ga?, Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge, Uchuu Patrol Luluco e Ushio to Tora (TV) 2nd Season.

Assim sendo, estarão listados mais abaixo os top's 5 de aberturas e de encerramentos. Tanto para a lista principal quanto às citações honrosas, prevalecerão características como o apreço pela melodia, sua harmonia com o anime e, também, no que tange à animação que segue ao fundo da mesma. Mantendo a conhecida escrita desde meados de 2015, não haverão as citações negativas nesta oportunidade.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos top's de abertura e encerramento inicia-se pelo quinto colocado, para então finalizar com o primeiro lugar. O pódio apresenta uma coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge.
 Kuma Miko
Música: "Datte Gatte Shite" (Maki Hanatani)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
Música: "Utatane Sunshine" (Unlimited Zone)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III
Música: "New Motion ni Koishite" (Etsuko Yabushimara)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Joker Game
Música: "Reason Triangle" (QUADRANGLE)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Flying Witch
Música: "Sharanran feat.96 Neko" (miwa)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Flying Witch.
A escolha para o top'5 de aberturas foi um dos mais difíceis de ser trabalhado, desde que este tipo de matéria passou a ser aqui publicada. Justamente pelo imenso agrado que a maioria delas acabou representando, além da qualidade que boa parte de tais ostentou, definir tanto a lista oficial quanto as menções honrosas foi uma tarefa árdua, mas extremamente sincera em seu resultado final.

Dando início, o quinto posto acabou nas mãos do anime Kuma Miko, obra esta que realmente merece as críticas à ela feitas (em especial para um certo personagem), cuja a abertura não deve ser desmerecida em razão de tal fato (a música é agradável, a sequência na tela é bem feita e existe uma harmonia ímpar com toda a ambientação proposta). Sendo um slice-of-life de respaldo e grande estima, Tanaka-kun acabou adentrando na lista com o quarto lugar, tendo uma melodia tão calma quanto a própria obra tem feito assim prosseguir (além do quê, a palavra "preguiça" ganha uma conotação muito forte, graças ao despreocupado protagonista da obra). Fixando-se no pódio na ótima terceira colocação, Sailor Moon Crystal III Season chega para emocionar com o seu tema de abertura, pautado na saga que as Guerreiras Lunares irão lutar muito (inclusive emocionalmente), sendo que a sequência inicial e sua melodia canalizam muito bem tal espírito.

O segundo lugar, simbolicamente ostentando uma medalha de prata, acabou nas mãos de Joker Game que, muito embora esteja distante de ser um anime badalado na atual temporada, possui suas qualidades honestas. Uma delas está justamente na sua abertura, carregada em melodia e sequência com tudo aquilo que a obra em si anseia mostrar para o seu espectador. De maneira honesta e bem-vinda, Flying Witch acabou ficando no topo da atual temporada, com uma música bem interessante e detentora de uma melodia que não apenas auxilia a apresentar o anime juntamente à sua sequência animada, como também foi feita com capricho em cada detalhe. É um claro convite que o anime, em si, lhe faz para que o acompanhe.

Menções honrosasJojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai (MyAnimeList, AniList) com "Crazy Noisy Bizarre Town" (THE DU); Kiznaiver (MyAnimeList, AniList) com "LAY YOUR HANDS ON ME" (BOOM BOOM SATELLITES); Boku no Hero Academia (MyAnimeList, AniList) com "The Day" (Porno Graffitti).

Top'5 - Encerramentos

Sakamoto Desu Ga?
 Sakamoto Desu Ga?
Música: "Nakushita Hibi no Sayonara" (Suneohair)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Magi: Sinbad no Bouken (TV)
Música: "Polaris" (Fujifabric)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Jojo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai
Música: "I WANT YOU" (Savage Garden)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Kuma Miko
Música: "KUMAMIKO DANCING" (seiyus da garota Machi e do urso Natsu)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III
Música: "eternal eternity" (seiyus das Sailors Urano e Netuno)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III.
Diferentemente do tópico anterior, a escolha do top'5 para encerramentos acabou sendo menos trabalhosa, porém tão importante quanto se faz pressupor. Isto porque, no montante da temporada, os términos das obras deste ciclo não foram tão contundentes, mas ainda assim houve o espaço para quem se destacou com primazia nisto. Este é um dado que acaba sendo imensamente positivo.

Tendo isto em mente, a lista tem início com o quinto lugar, sendo este o posto definido para o anime Sakamoto Desu Ga? e as incríveis desventuras no cotidiano de seu incógnito protagonista (sendo este um encerramento "estranhamente" calmo para a obra em si, mas que mostra toda sutileza existente no Sakamoto e seu modo de ser/viver). A quarta colocação, por sua vez, foi atribuída para o spin-off da série Magi, sendo este o anime Sinbad no Bouken, que apresentou uma sequência de encerramento bem chamativa, que contempla bem as aventuras do anime em si (com uma música muito boa e digna de quaisquer playlist). Seria impossível pensar em algo relativo a Jojo não aparecer em um top destes, e justamente seu encerramento desponta com a simbólica medalha de bronze, graças a uma sequência que mantém a ótima tradição da série em tais sequências, amparada por uma música que veio diretamente dos anos de 1980 para embalar os fãs desta obra.

Aparecendo novamente neste post especial da temporada, Kuma Miko desponta com o segundo lugar na lista de encerramentos, graças a sua criativa sequência de finalização episódica que faz uma alusão ao videogame em si (com uma música que combina amplamente com a ambientação da obra e a animação final em si). Por sua vez, o primeiro posto desta temporada acabou ficando em boas mãos, sendo estas pertencentes ao anime Sailor Moon Crystal III Season (talvez mais precisamente para duas de suas guerreiras). Trata-se, no todo, de uma melodia sentimental com tonalidade triste no seu acorde, cujas artes em sua sequência acabam mostrando que um dos poderosos sentimentos humanos estariam mais do que em pauta no anime. Além disto, trata-se do valor afetivo que também agrega inúmeros pontos para este encerramento em si.

Menções honrosas: Yu-Gi-Oh! Arc V ending #5 (MyAnimeList, AniList) com "Vision" (Kuso Iinkai); Mayoiga (MyAnimeList, AniList) com "Ketsuro" (Rina Katahira); Gakusen Toshi Asterisk 2nd Season (MyAnimeList, AniList) com "Ai no Uta ~ words of love" (Haruka Chisuga); Kiznaiver (MyAnimeList, AniList) com "Hajimari no Sokudo" (Sangatsu no Phantasia).

Top's em aberturas e encerramentos geral

Top's em aberturas e encerramentos nas temporadas de 2016

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!