Em pauta!

segunda-feira, junho 20, 2016

[Semanal] 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki #12 (Final): fogos de artifício...

A despedida da ocasião.
Nos ares do término...

Pode-se dizer, com muita certeza nas palavras, que o último episódio de 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki apresentou uma despedida momentânea dentro daquilo que se podia esperar do anime, observando para tanto o ciclo que o mesmo apresentava desde o início de sua exibição, em abril. Isto não é um ponto negativo, mas sim uma característica que merece atenção.

Em si, este capítulo teve seu devido gancho feito nos últimos momentos dos eventos anteriores, onde o simpático casal Takao e Ayase assinalavam um desejo forte de verem juntos uma queima de fogos. E o momento propício estava se aproximando, isto é, não antes da garota mostrar possuir um temido dom para a insegurança e timidez. O grande receio dela sobre como convidar seu namorado para sair foi resolvido, unicamente, apenas uma das colegas de classe ter lhe emprestado um item no qual era possível gravar mensagens de voz.

Do outro lado, a jovem Aoi declinou o convite da Ayase para ir ao festival que se aproximava, alegando que teria academia no mesmo dia (quando, na verdade, ela queria apenas ver seus amigos em um encontro à sós). Aliás, uma vez que o Hiyama tinha tarefas para realizar também em tal data, a Aoi acabou se sentindo mais confortável com a situação, nos mais variados níveis. No meio disto tudo estava a figura sempre presente da Ogura, distribuindo seus sábios conselhos, no ensejo único de ver as suas amigas felizes.


 Os planos, os sonhos e as complicações de sempre para a Ayase...

Desta maneira, a dupla Ayase e Takao foram para o festival. A ideia de usar yukata causou um temor inicial na pequena garota, que logo foi contornado no momento em que ela viu o seu amado também trajando vestimentas propícias para a ocasião. De certa maneira, tudo corria bem até demais. Porém, se no episódio final a minha pessoa ressaltou a falta que a presença da Kokoa acabou tendo, nesta oportunidade a citada garota apareceu unicamente para "acabar" com o dócil momento vivido pelo simpático casal. O final disto é algo que tu já pode imaginar com amplitude, nobre visitante.

Enquanto isto, no outro extremo do episódio, lá estava a dupla Aoi e Hiyama. Ela tinha ido visitá-lo, fato este que acabou causando certo espanto no rapaz. Sem muito tato com as palavras, ele se surpreendeu ainda mais ao ver que sua namorada havia aceitado ajudá-lo na limpeza do estabelecimento de sua família. E assim ambos passaram a tarde daquele final de semana, nas tarefas, conversas e do desejo irrepreensível dela, Aoi, em poder ficar de mãos dadas com o seu namorado.

Visitante, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki apresentou um episódio final extremamente dócil e pacífico. Como foi ressaltado no início deste post, totalmente dentro das diretrizes e objetivos que este anime tinha de longa data. Para a minha pessoa, ficou a menção do dever uma vez mais bem cumprido. O título em pauta, por sua vez, foi proveitoso dentro de tais expectativas. Quem sabe, na temporada de outubro'2016, a segunda temporada da obra possa ser aqui comentada.

Aguardar é preciso...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


Encontro - o Takao aceita gentilmente a proposta da Ayase e, naquele final de semana, ambos teriam um encontro real no festival...


Olhares - ambos com vestimentas tradicionais. Os sentimentos já existentes intensificaram-se...


Auxílio - demorou, mas o Hiyama aceitou a proposta da Aoi e ela o ajudou na limpeza do estabelecimento de sua família...


Persistência - a Kokoa apareceu, tentando uma vez mais atrapalhar o casal Ayase e Takao. Mas...


Fogos #1 - para o casal Ayase e Takao...


Fogos #2 - para o casal Aoi e Hiyama...

A análise final de 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki...

Um simpático casal.
Quando este humilde blogueiro escolheu este anime para ser comentado semanalmente, já existia uma atmosfera daquilo que se faria aparecer. Até porque, os PVs da obra e as previews espalhadas pela internet deram uma clara imersão sobre ao universo vivido pela jovem Ayase e companhia ilimitada. O estigma infanto-juvenil, alinhado à premissa do cotidiano de uma garota com doze anos de idade (que ainda não é uma adulta mas que também já deixara de ser uma criança), tinha o seu apelo de curiosidade no ar.

Para a felicidade de minha pessoa, a citação ao final do parágrafo acima acabou sendo correspondido com eficácia. É difícil uma obra promover tanta sinceridade sem apelos variados atualmente, e isto é algo que 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki soube fazer com primor. Das dúvidas e incertezas dos protagonistas deste anime, passando pela inveja e mesquinharia de alguns elementos do elenco, incluindo nisto a participação de personagens que retrataram bem o que um grupo de garotos "incheridos" pode fazer, tudo acabou sendo mostrado com um amplo tom da vida real. Disparadamente, este foi o grande ponto positivo do anime ao longo de sua exibição.

Contudo, a obra falhou nos pontos técnicos. A animação, inconsistente em boa parte dos episódios, teve a simplicidade como fator aliado mas que, ainda assim, acabou pecando nos pontos de maior interesse. Se tu levar isso para a parte acústica do anime, notarás que não houve quase nada que mereça um claro respaldo neste aspecto, onde cada efeito sonoro e músicas de fundo eram bem básicas. Isto não é necessariamente ruim, ao contrário, mas por vezes este humilde blogueiro ficou imaginando como o anime teria se saído de outra forma. No que tange à abertura e encerramento da obra, ambas as sequências e suas respectivas músicas foram bem simples, porém objetivas e totalmente de acordo com a ambientação do anime em si.

De toda a forma, 12-sai Chicchana Mune no Tokimeki encerrou-se, ao menos na sua temporada inicial (uma vez que o anime terá continuação em outubro'2016). Antes disto, estes doze episódios iniciais serão reprisados à partir de julho, como um tipo de preparação para a sequência no final deste ano. O NETOIN!, assim, lhe agradece por ter acompanhado mais esta jornada deste humilde blog. E espera-se, desde agora, que tu possa acompanhar as novas aventuras semanais que haverão de surgir para breve.


12-sai Chicchana Mune no Tokimeki
Temporada: abril'2016
Estúdio: OLM  /  Total de episódios: 12

*** avaliação final: 6,0 pontos de 10,0 possíveis ***

Anime moderadamente recomendado pelo NETOIN!


"Em outubro'2016 terá mais!"

E na temporada de julho'2016...
Os comentários semanais assim seguirão...


Planetarian está chegando...

Esta simpática personagem lhe oferecerá um estranho 
ramalhete de flores, como sinal de boa acolhida e respeito.

Essa mesma personagem te apresentará o nosso sistema planetário, 
por mais que a Terra esteja vivenciando um período muito triste ao seu redor.

Uma bela história recheada de carisma, drama, densidade e, mais do que
obviamente, o selo de qualidade da Key Visual Arts. Apenas aguarde...

*** 

"E ainda haverá um anime surpresa..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. To me segurando aqui pra aguentar até outubro pra ver o desenrolar da série! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Seja bem-vindo, nobre.

      Realmente, a segunda temporada do anime tem tudo para manter este foco. Assim sendo, continuará em sua linha positiva de apreciação.

      Volte sempre que desejar a esta humilde casa na internet.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!