A chamada da vez. |
Tudo teve seu reinício na já distante temporada de julho'2014. Na ocasião, apostando em episódios quinzenais, a Toei Animation trouxe uma vez mais Sailor Moon para o catálogo de animes, chamando a série como Sailor Moon Crystal. Além da periodicidade para exibição, foi apostado bem alto no enredo à ser trabalhado no retorno das Guerreiras Lunares. O mesmo dizia respeito ao mangá original da série, cuja história e eventos conseguem ser bem mais densos do que a série clássica de televisão fez pressupor.
De certa maneira, pode-se aqui enfatizar que houve um bom resultado no que tange ao enredo em si. Sem os chamados "episódios fillers" e certas nuances, o anime conseguiu canalizar muito bem o ritmo do mangá neste aspecto. Contudo, o mesmo não podia ser dito de sua animação que, mesmo tendo momentos louváveis e dignos de nota, acabou sendo um tanto quanto abaixo da média em boa parte dos episódios. Aliás, haviam frames de animação em que se notava facilmente as baixas no trabalho, sobretudo quando as personagens se aproximavam mais na tela. Era, verdadeiramente, um festival que acabou não sendo tudo aquilo que se esperava.
Quando a sequência se fez ao ar, batizada como Sailor Moon Crystal II Season (que abrangeu os eventos da fase Sailor Moon R de 1993 no mangá), a experiência acabou sendo muito parecida ao que foi relatado no parágrafo acima. Faltou a chamada consistência entre enredo, ambiente e apresentação visual, no qual o último quesito foi (novamente) o detentor das maiores críticas possíveis, à época (em 2015). Dito isto, quando se fez anunciar que haveria uma terceira temporada de Sailor Moon Crystal, um certo temor rondou o fandom das Guerreiras Lunares (não sem razão para tanto), graças justamente à tudo que já foi citado até aqui.
Esse tipo de cena estava fazendo muita falta (sério mesmo). |
Ao longo de seus treze episódios, a terceira saga de Sailor Moon Crystal trouxe dois elementos importantes à tona. O primeiro deles está no grande casal desta sequência, sendo este formado pelas Sailors Netuno (Michiru) e Urano (Haruka), que souberam chamar bastante a atenção desde o primeiro momento de sua aparição. Por sua vez, o segundo elemento esteve na triste história acerca de uma jovem chamada Tomoe Hotaru. Esta garota foi usada como um tipo de sacrifício pelo próprio pai, o Professor Tomoe, que após um grave acidente viu a própria filha morrendo na sua frente e envolveu a mesma em um tipo de "promessa demoníaca", visando a restauração dela. Porém, o que acabou ocorrendo foi algo muito acima disto e ele, Tomoe, acabou se tornando um grande servo do vilão desta série, sendo ele conhecido como Pharaoh 90.
Nesta saga, as Guerreiras Lunares deveriam encontrar os Três Talismãs e o Cálice Sagrado, para assim impedir que o Pharaoh 90 pudesse realizar as suas ambições. E, diga-se de passagem, o que se viu durante quase toda exibição desta obra foi uma densidade elevada em seu roteiro, sobretudo no que tangia ao sofrimento da jovem Hotaru e como a ChibiUsa acabou se tornando a maior alidada (e amiga) dela. Como se tal ponto não fosse o bastante, a aparição das Sailors Netuno e Urano também causou muitos cataclismos, em especial sobre a segunda guerreira citada, cujas ações e apresentação pessoal acabaram chamando a atenção nas mais variadas vertentes.
Da esquerda para a direita: Sailor Netuno, Plutão e Urano. |
A melhor síntese que pode ser aplicada para Sailor Moon Crystal III Season está no trabalho de direção da Chiaki Kon, juntamente ao fato da Toei Animation ter investido muito na obra, incluindo na mesma um visual deveras similar à série Pretty Cure. Tudo acabou combinando e se encaixando com muita qualidade. Não foi algo perfeito, é bem verdade, mas pode-se aqui ressaltar o quanto que este anime buscou satisfazer todas as ganas do fandom das Guerreiras Lunares e, nisto, até os temas de abertura e/ou encerramento tiveram um papel deveras fundamental. Isto sem mencionar a qualidade da trilha sonora do anime, que soube passar todos os momentos da alegria ao temor, no decorrer de sua exibição.
De toda a forma, Sailor Moon Crystal III Season buscou encantar e, na opinião de minha pessoa, conseguiu fazer isto com extrema valia. Elementos visuais, sonoros e de roteiro trabalharam juntos com ampla harmonia. Não se pode aqui afirmar algo como esta série sendo para o apreço de todos os gostos, pois isto soaria como uma grande inverdade. Contudo, é válido mensurar que as Guerreiras Lunares foram muito bem representadas, sendo este um ponto que ajuda a vislumbrar uma possível continuação da obra (desta vez, em referência à Sailor Moon SuperS). Para tanto, aguardar é preciso.
Anime muito bem recomendado...
Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...
"Usagi Tsukino e o seu semblante mais notório no anime..."
"Michiru, a Sailor Netuno, dona de uma técnica única na área musical..."
"Reverências e aplausos para momentos em sentidos opostos..."
"Duas grandes personagens nesta temporada do anime..."
"Michiru e Haruka (Sailors Netuno e Urano) em um momento único..."
"A cura e a dor..."
"Malvada... Vilão... Grandes lutas... Drama..."
"A Sailor Saturno em seu esplendor..."
Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal III Season
Temporada: abril'2016
Estúdio: Toei Animation / Total de episódios: 13
*** avaliação final do anime: 8,0 pontos de 10,0 possíveis ***
"A promessa de uma amizade verdadeira..."
Até a próxima!
[ made in NETOIN! ]
Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Como uma grande fã das guerreiras lunares eu só tenho 1 coisa a dizer: os 2 primeiros crystal tiveram uma animação zoada mas que foi corrigida no BD mas é bem melhor do que o anime dos anos 90... as duas primeiras temporaddas foram fielmente adaptadas tirando o fato do corte da embriaguez de Usagi e coisas do tipo... agora essa terceira temporada foi extremamente bem adaptada! a unica coisa que detestei nessa temporada foi a 2ª e a 3ª Ending (Mamoru num presta nem pra cantar!!!)...
ResponderExcluirNo Otaku vaidosa fiz um resumo da obra também!
http://otakuvaidosa.blogspot.com.br/2016/06/especial-spring-season-um-olhar-sobre_28.html
Saudações
ExcluirAinda verificarei vosso post, nobre. Garanto isso.
Contudo, apesar da versão BD ter melhorado as temporadas anteriores no visual, ficou a triste marca sobre aquilo que acabou sendo exibido originalmente, em meu ponto de vista.
Como apreciador de longa data desta franquia (desde 1996), digo que seria melhor a Toei ter investido mais seriamente na obra desde o início de Crystal.
Ainda bem que a mesma Toei acabou "arrumando a casa" muito bem em Crystal III, com um ponto extremamente positivo para a arte muito silmilar às séries PrettyCure.
Quanto às endings, prefiro a cantada pelas Sailors Urano e Netuno. Mas não achei a segunda exatamente ruim (mas oas amigas com as quais eu vi o anime, em call, adorou tal sequência).
Apareça por aqui sempre que desejares, nobre.
Até mais!
Continua pobre😔💩💩💩triste, mas continua pobre em todos os quesitos. Não há comédia, drama, seriedade e aprofundamento dos personagens. A animação é ruim até o talo! Economia de animação e suavização é o que mais se destaca! A deformidade nos personagens são gritante especialmente nos masculino, o cabeção da Chib Usa em desproporção ao corpo é a única menção cômica verificada. Enfim, ruim! Muito ruim. As lutas então.... Aff... Zzzzz😴😴😴. Nota de um a dez: 3.0
ResponderExcluirSaudações
ExcluirInfelizmente (talvez para ti, nobre) prevalece para mim o descrito no post que leste, com seguridade.
Agradecido pela visita e comentário.
Até mais!
Mas cara tá tão fielzinho.... tipo melhoraram horrores o 3 e vamos ser sinceros.... nem no anime antigo e nem no mangá os personagens são profundos, a comédia é bem visual e o drama é a tosquera da usagi e o mamoru.... sailor moon só é bom por causa das outras sailors!!! e eu to esperando até hoje a 4 temporada só por causa de mais sailors trap!
Excluir