Em pauta!

domingo, janeiro 15, 2017

[Especial] Destaques da animação japonesa (2016) - Parte #1: o legado de baixo


Caça às bruxas...

Nobre visitante, é chegado o momento do NETOIN! trazer, para você, o especial em duas partes com os destaques da animação japonesa em 2016. Tradicionalmente, o post desta linha é aqui feito desde 2010, porém o sistema de divisão para dois textos teve início em 2014, assim perdurando até hoje.

Por mais que 2016 tenha sido um ano no qual os animes tenham sido de bom reconhecimento, em sua maioria, isto não impediu que obras de qualidade geral menor aparecessem. Até mesmo os ditos títulos mais representativos apresentaram momentos e/ou personagens que mereceram, de alguma foram, estarem neste primeiro post especial do tema.

Sim, pois você está convidado à acompanhar a jornada direcionada para os destaques negativos do ano passado. Em outras palavras, o chamado "legado de baixo" por parte deste humilde blog. Para as obras que forem citadas neste post, levou-se em consideração atributos técnicos e concisos, com o plus value atribuído para aquilo que tais animes transmitiram para a minha pessoa.

Acredite, visitante, o quão é difícil para este humilde blogueiro fazer posts com citações ou dados abaixo de uma média e/ou com críticas severas, mesmo sendo sabido que muitos animes fazem por merecê-los (alguns destes, inclusive, sem grande esforço). Esta foi a maior razão para ter adotado a divisão destes especiais em 2014, o qual foi mantido em 2015 e que terá uma pequena expansão neste momento.

Tenha uma boa leitura...

Uma pequena introdução

Phantasy Star Online 2 The Animation.
Como já se fez citar, este tipo de post especial (visando citar os destaques do ano anterior) segue uma regra peculiar aqui no NETOIN!. Na verdade, um conjunto que totaliza quatro destas, visando dar maior facilidade para o momento das escolhas serem feitas, além de auxiliar muito na divisão dos tópicos inseridos em tal.

Para você saber quais são os animes elegíveis para este especial sobre 2016, o link a ser citado mais abaixo irá elucidar muito a situação no geral. O mesmo apresentará as regras e terá um pequeno resumo sobre a animação japonesa no ano que passou.

Dica de leitura aqui no NETOIN!

Após ter visualizado o post acima citado, você estará preparado para acompanhar as escolhas feitas para esta primeira parte do especial. Não se esqueça de enviar as suas opiniões (e citações que julgam mais condizentes) na área de comentários do blog, podendo usar dos formulários Blogger ou Disqus para tanto. Se preferir, poderá mandar suas considerações para o e-mail oficial do NETOIN! (em blognetoin@gmail.com).

Que venham os destaques...

Demência do ano
-   SwinSwin, do anime Mahou Shoujo Ikusei Keikaku   -

Mahou Shoujo Ikusei Keikaku.
A demente de 2015 foi uma personagem hilária, vinda de um anime que buscava fazer uma crítica direcionada à sociedade politicamente correta, com ênfase no solo japonês. Para o ano de 2016, o ano teria de ser passado para alguém que representasse como ninguém a dita "demência". Não faltaram candidatos para a causa em pauta, por mais que nenhum deles tenham sido exatamente hilários.

O simbólico título do ano passado acabou ficando nas mãos da Swin Swin, uma das garotas mágicas presentes em Mahou Shoujo Ikusei Keikaku. Sua personalidade era quieta e até admirável nos três primeiros episódios de tal anime. Porém, após uma certa ocorrência com a líder de seu grupo, ela começou a levar adiante as ideias implantadas em sua mente por um longo tempo, o que acabou dissimulando a Swin Swin, ao nível de não se incomodar com os resultados de suas ações.

Ela continuou quieta. Permaneceu sendo uma personagem de poucas palavras. Mas suas ideias e aplicabilidade das mesmas acabaram corroendo-a, literalmente.

Pior personagem
-   Hinazuku Akemi, do anime Boku Dake ga Inai Machi   -

Boku Dake ga Inani Machi (Erased).
O pior personagem de 2015, na visão do NETOIN!, tinha sido um cidadão que resolveu mudar o curso da Terra ao bel prazer (sendo que no início a preocupação dele era mais séria e justificável), com o doentio intuito de achar a mulher ideal para ele e, assim, persuadi-la para criar aquilo que chamaria de mundo perfeito. Um perfeito lunático.

O bastão foi passado por ele, em 2016, para uma personagem que havia sofrido muito no seu passado, mas que acabou descontando sua fúria e irritação em quem não devia, ou seja, em sua única filha. Trata-se da Hinazuku Akemi do anime Boku Dake ga Inai Machi (também conhecido por Erased). Os mal tratos por ela praticados na pequena Kayo foram irritantes, do início ao fim. Ver a garota não interagindo com os colegas na escola tinha este triste fundo no seu ser. E até que descobrissem de onde provinham os machucados na garotinha, muita coisa já tinha acontecido à ela.

Embora seja verdade que a Hinazuku tenha encontrado uma certa paz de espírito em certo ponto do anime, a verdade é que o mal já estava feito. E as penalidades direcionadas para ela foram severas.

Pior final
-   Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE! LOVE!   -

Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE! LOVE!.
No ano de 2015, esta simbólica citação ficou para um anime que soube enganar o fandom (e muito bem). Desde o primeiro episódio de sua sequência, era bem notório o enredo prosseguir de manira um pouco desnorteada. O seu final, embora tenha agradado à várias pessoas, não teve o mesmo chamariz de atenção para a minha pessoa.

Agora, tal primazia ficará para o pessoal de Binan Koukou Chikyuu Bouei-bu LOVE! LOVE!. Se no ano anterior uma obra de temática mais séria tinha ficado com o pior final, desta vez a chamada "versão alternativa às garotas mágicas" é que ficou no topo. Seu episódio final apenas evidenciou o quanto o anime começou a desandar no próprio roteiro, desde o sétimo episódio do mesmo.

Contudo, é necessário você saber que este anime não é ruim, nobre visitante. Seu elenco possui um grande carisma, e as citações bizarras nas quais se fazem inserir merecem atenção, em boa parte. Porém, isto minimiza o fato da obra em pauta ter tropeçado em si própria. E como se fez ressaltar, o último episódio apenas coroou isto, de uma maneira bem pouco honrosa.

Pior episódio
-   Mayoiga, episódio #1   -

Mayoiga.
Momento para um breve relaxamento, principalmente ao se levar em consideração que o pior episódio de 2015, no ponto de vista do NETOIN!, pertenceu ao mesmo anime que teve o dito pior final de tal ano. Aliás, a explicação dada para o ressurgimento de um dos protagonistas, na ocasião, realmente fez com que muitas pessoas deixassem a sua referida obra de fora.

Nesta oportunidade, tal primazia acabou nas mãos do episódio inicial de Mayoiga. Nobre visitante, no ponto de vista deste humilde blogueiro, a melhor cena de tal capítulo foi uma música entoada durante a viagem de ônibus, na qual os hipopótamos eram o centro das atenções. Se tu partir deste princípio e adotá-lo como sincero/verídico, então poderá ter a ideia de que a descida sequencial foi ainda pior. Mas este não foi o principal fator do todo.

A bem da verdade, apresentar tantos personagens em um curto espaço de tempo pode equivaler-se a uma loucura de momento. E de fato, os responsáveis pelo anime tentaram levar este ideal adiante, que acabou sendo ainda mais frustrado, isso na visão de minha pessoa. O resultado final acabous endo apático, beirando a monotonia.

Pior animação
-   Days (TV)   -

Days (TV).
Esta primazia não existiu oficialmente em 2015, mas acabou sendo incorporada para o pleito de 2016. E acredite, nobre visitante, não faltaram candidatos para serem aqui listados, mesmo em um ano tão repleto de ótimos animes como foi o anterior.

A primazia deste tópico, para o ano passado, acabou indo para um anime do gênero esportivo. O mesmo trazia o futebol como alicerce, mas longe de ser um espetáculo para os olhos. Com a sua parte técnica bem abaixo da média, Days (TV) acabou levando esta simbólica taça. Leve em consideração, para tanto, o fato de imagens estáticas serem usadas à esmo até mesmo nas partidas mostradas no anime, fato este que deixou a minha pessoa simplesmente sem reação. Além disto, a animação dos personagens foi bem fraca na maior parte dos episódios desta obra.

Contudo, se você levar em consideração unicamente o roteiro e os personagens de Days (TV), poderá notar que o anime em si é interessante. Porém, como o tópico em pauta diz respeito a uma parte técnica do mesmo, então a simbólica (e triste) taça acabou ficando para este título.

Expectativas não correspondidas
-   Durarara!!x2 Ketsu   -

Durarara!!x2 Ketsu.
No ano de 2015, uma história interessante e repleta de boas perspectivas acabou levando esta simbólica premiação, justamente pelo trabalho final apresentado ter ficado muito aquém do que se fazia esperar. Não chegou ao cúmulo da desilusão animística, mas chegou perto de tal feito.

Para 2016, Durarara!!x2 Ketsu acabou ficando com a primazia em pauta. Novamente, destaca-se aqui o fato de que muito se esperava da temporada derradeira deste anime, por mais que a sua série anterior à esta tenha decepcionado um pouco (no que tange ao roteiro). A bem da verdade, foram tantos diálogos confusos e situações destoantes que nem mesmo os bons últimos episódios livraram o anime de tamanha situação. Não foram raras as vezes nas quais tudo que se podia fazer era apenas olhar e assistir, sem conseguir entender enfaticamente o que se passava naquela ambientação.

Interessante frisar que Durarara!!, na totalidade de sua franquia, é uma ótima obra à ser vista e apreciada (especialmente a sua primeira temporada). Contudo, a série em pauta conseguiu destruir aquele sentimento bom que fazia aguardar pela mesma e acompanhá-la, semanalmente, com o grupo de amigos (que acabaram tendo similar sensação final com o anime).

* Menção ´"honrosa" quanto às expectativas não correspondidas: Rewrite.

O bottom'5 de 2016

YamiShibai 3rd Season.
Kuromukuro 
Temporada: abril'2016

Pan de Peace! 
Temporada: abril'2016

YamiShibai 3rd Season
Temporada: janeiro'2016

Phantasy Star Online 2 The Animation
Temporada: janeiro'2016

Mayoiga
Temporada: abril'2016

Mayoiga.
A listagem final com aquilo compreendido como sendo os cinco piores animes de 2016, pela minha pessoa, finalmente chegou. Muito embora alguns destes fossem citações certas para aqui se fazerem presentes, outros acabaram listados pela regra da pontuação, equivalência de notas e, sobretudo, o apreço deste blogueiro (que acabou contando como critério de desempate).

Kuromukuro e Pan de Peace! entraram "de gaiatos" nesta lista, especialmente a segunda obra citada que, mesmo tendo episódios com apenas três minutos de duração, conseguiu ser bem fraca no seu propósito real. YamiShibai 3rd Season não chega a ser uma surpresa em larga escala, uma vez que tal anime acabou sendo no mesmo nível de sua segunda temporada.

Phantasy Star Online 2 The Animation talvez não fosse ser citado aqui. Até porque, a minha pessoa já tinha sido previamente alertada sobre o anime em si. Ainda assim, o mesmo foi visto até o fim e como resultado final, a presença nesta lista final. Se ao menos o elenco tivesse se salvado, esta aventura estaria fora do bottom'5 do ano, mas infelizmente nem isto ocorreu.

Por fim, Mayoiga, um anime de mistério que pouco do seu enredo convenceu este humilde blogueiro. O drama e os fatores psicológicos presentes em sua história também ficaram abaixo do que se poderia esperar, muito embora seus dois últimos episódios tenham valia. Em si, este anime poderia ter sido muito melhor e tinha um potencial realmente enorme para tanto. Mas o resultado final, do todo, foi bem desestimulante.

Nobre visitante, tenha em mente que nada aqui citado pode ser colocado como uma verdade absoluta. Tratam-se de opiniões próprias deste blogueiro, que podem sim serem avaliadas como isoladas por sua parte, o que não aplicará nenhum fator de mérito ou demérito. Por isto, suas palavras, ideias e listas próprias serão mais do que bem-vindas, caso deseje aqui compartilhá-las.

Dica de leitura aqui no NETOIN!

Nobre visitante, fique no aguardo da segunda parte deste 
especial, que apresentará os destaques positivos de 2016. 

A publicação do mesmo se dará, 
no máximo, até 22 de janeiro de 2016.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Discordo de vossa Excelência sobre o melhor momento do primeiro episódio de Mayoiga, pra mim foi a cena do Jack agredindo o motorista. Problema desse anime foi roteiro, excesso de personagens, personagens interessantes como Jack e Lion, foram esquecidos frente a dupla de protagonistas bem fraca.
    Eu não vejo pan de Peace como um dos piores do ano, anime curto mesmo se for ruim a gente perde pouco, teve muito anime de 20 e poucos minutos ruim igualmente, até mesmo tivemos curtas piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      De fato, esta cena poderia ter sido citada no texto, também...
      Mas acredite, a parte da música me deixou filosofando sozinho enquanto via a sequência das ocorrências no anime.

      Sim, Mayoiga é uma obra na qual vi muitos problemas. Incrivelmente, é o pior anime do ano de 2016, para mim, apenas no famigerado detalhe...

      Bom...
      Quanto aos curtos, e levando em consideração que só poderiam ser ranqueados animes que eu tinha visto no ano, poderia ter colocado Onara Gorou, por exemplo, no lugar de Pan de Peace!. Soaria justo, também.

      Todavia, por mais que Onara Gorou (no exemplo por mim citado) fosse feio visualmente e com um áudio quase inexistente, ele me fazia rir e, não sei como, não ficava entendiado com aquela história bizarra. Isso acabou pesando no critério final, para entrar ou não no bottom'5 do ano.

      Mas sério, nobre Mister. Coloque aqui suas citações. Estou curioso em delas saber. E falo sério.

      E agradecido por sua visita e comentário, rapaz. Fazia tempo que tu não aparecia por aqui, nobre. Volte sempre que desejar.


      Até mais!

      Excluir
    2. Dos curtas piores que pan de peace, posso citar Crane Game Girls, kaijuu girls, onigiri, ragnastrike angel, waganama.
      Dos grandes citaria HXH, Hitori no Shita, Ace Attorney, big order, sensei cerberus, endride.
      No pior primeiro episódio citaria Kono Bijutsubu.

      Excluir
    3. Saudações


      Interessante, nobre.

      Alguns destes animes não cheguei a assistir mesmo.

      Olhe...
      Devo admitir que faltou pouco para Ace Attorney ter entrado no bottom'5 do ano, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!