Em pauta!

terça-feira, julho 21, 2020

[N! Drops] Jul'2020 #27: Demetrios e a guerra


O início de um ciclo...

O anime Bessatsu Olympia Kyklos exibiu o seu nono episódio nesta semana. A previsão é para que se encerre com um total de vinte e quatro capítulos animados. Como já se faz saber, este título é de curta duração episódica, não passando dos cinco minutos totais, mesmo somando abertura e encerramento. Com um humor na medida e pautas centradas no viajante temporal Demetrios, que basicamente vive alternando entre sua residência natal, na Grécia Antiga, e a cidade de Tóquio em 1964, onde "aprende" algo de novo e tenta adequar isto em sua própria época. Tudo isto abraçado sob uma vertente olímpica, que sempre está em foco de alguma forma.

Porém, Olympia Kyklos ousou um pouco além do que trazer mais do seu habitual, na presente oportunidade. Embora seja verdade que no início teve o Chefe da Vila provocando novamente o Demetrios, pois o rapaz não gosta muito de olimpíadas - em seu modal da época, o breve momento de humor deu lugar a uma chamada básica sobre os conflitos entre vilas serem atrativos, pelos motivos já conhecidos da parte do líder de Tritônia. Enquanto andava por uma feira na vila, o Demetrios foi parado por um senhor que mostrou um pouco de que, naquele lugar, ele era efetivamente o único a não gostar de guerras.

Ir até Tóquio de 1964 foi a oportunidade perfeita - para o jovem afortunado da Grécia Antiga - de se tirar dúvidas sobre as guerras em tal ano, especialmente ao se tratar de Toquiopólis. O professor Iwatani sentiu-se um tanto quanto sensibilizado pela pergunta do Demetrios, justamente sobre as guerras naquela cidade, e convidá-lo para sair daquele apartamento, em direção ao cinema, mostrou ser uma ótima ideia. Pois ali, em um filme, o visitante de Tritônia conheceu um pouco das guerras da Era Moderna. Embora nada tenha sido dito após as mostragens dos conflitos bélicos e suas sequelas sociais, Demetrios limitou-se a olhar fixadamente para o Iwatani. Provavelmente, neste episódio começou um pequeno arco no anime.

É correto afirmar que Olympia Kyklos segue agradando bem, em especial pela sua narrativa e visual mais simples. E sim, tratar de um assunto como as guerras pode significar da obra partir para o famoso "algo à mais", sem esquecer de sua espinha dorsal já conhecida. Desde agora, o Netoin! está no aguardo do próximo episódio, para assim verificar até onde irá o contexto introduzido no anime, tal qual o post relatou nos parágrafos acima.

Aguardar é preciso...

Momentos...



"O Chefe da Vila jamais poupa o Demetrios. Em nada..."


"Ir para Tóquio, em 1964, já virou rotina..."


"O professor Iwatani, prestes a mostrar algo novo para o Demetrios..."


Olympia Kyklos
Episódio #9 - "Erga um tropaion!"


"Demetrios, muito impressionado com as cenas de guerra moderna..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!