Em pauta!

sexta-feira, março 15, 2013

Robotics;Notes episódio vinte e um: ilusões, sonhos e luta!

O sofrimento do jovem Kai...

Antes de traçar as linhas sobre o episódio em si, uma coisa deve ficar bem clara e explícita aqui. A mesma diz respeito à trama central do anime Robotics;Notes, pois se a concepção do mesmo fosse a de um drama desde o seu início, em outubro de 2012, muito provavelmente este seria um dos melhores animes da temporada com sobras. E tal afirmativa ganhou uma força muito grande, com o que pôde ser visto no mais recente capítulo deste anime.

O que se pode definir como início, meio e fim, foram bem aproveitados na trama deste capítulo mais atual. Por alguma razão, o Kimijima Kou (mesmo sendo apenas um tipo de "holograma vivo") passou a ser um personagem extremamente odioso para este blogueiro. Sua sina em querer levar tal experimento para  frente não conhece limites, ao passo que a Irmã Centípede (a Airi versão holograma) acaba sendo usada para uma finalidade nada honrosa que, no mesmo momento de ação, acaba sendo fortemente desobedecida pela mesma, resultando no pronto desespero do senhor Kimijima.

Contudo, antes disto o Kai havia passado por um teste brutal de sobrevivência. Ao entrar em contato com um dos itens experimentais presentes nos arredores da JAXA, o rapaz teve o seu mal súbito atacando-o fortemente, sem hesitação, com requintes de muita dor e preocupação por parte de seus amigos. Em especial, uma certa garota ficou aflita ao ponto de não crer muito nas ações seguintes de seu amigo...

A despedida da Irmã Centípede, de frente para a jovem Airi.

Para a jovem Aki, um sentimento forte de culpa a corroía por tudo pelo que o Kai havia passado, não apenas naquele momento como também em toda a sua vida. O rapaz aparecer em meio a uma reunião do grupo acabou chamando a atenção da moça, que mostrou-se estar ainda densamente preocupada com seu amigo de tanto tempo. Era a deixa propícia para que muitas verdades fossem ditas, de um para o outro, de forma única e verdadeira.

Além das ações provenientes dos jovens protagonistas da série, este capítulo de Robotics;Notes mostrou que ele, Kai, realmente havia amadurecido bastante no decorrer do anime.Um plano arriscado foi discutido, no qual ele se comprometera diretamente para levá-lo adiante, com todas as suas forças e conhecendo todos os riscos. Neste meio tempo, um determinado Kimijima Kou fazia questão de atormentar a mente da Misae-san, com todas as forças que podia.

Em tempo, a questão das cinco bilhões de vidas humanas em xeque não havia sido descartada, e uma dúvida pontual se fez surgir com este episódio. A mesma diz respeito às ações da Misae-san, se ela realmente está agindo de vontade própria neste esquema apocalíptico, ou se tudo não passa de uma artimanha crítica por parte do Kimijima Kou. Pode ser também a união dos dois fatores. Todo este esclarecimento ficou para o próximo capítulo do anime, que deverá dar números finais à esta saga que iniciou-se cinco meses atrás.

Destino: a grande batalha.

Este episódio de Robotics;Notes conseguiu mostrar, na forma derradeira, qual será o tipo de final que o anime terá. Se aqui for mensurado que todas as pontas soltas foram fechadas, isto não passará de uma grande e tortuosa mentira. Ao mesmo tempo, alguns dos eventos presentes neste capítulo realmente conseguiram impactar no íntimo sentimental deste blogueiro, fazendo com que muitos pontos positivos fossem atribuídos ao mais recente capítulo do anime. Entretanto, não se pode deixar de lado que esta obra tinha um propósito base em seu início que, ao final das contas, aparenta que não será levado muito em consideração (mesmo em seus momentos finais).

É possível que, no episódio da próxima semana sejam apresentadas ações que, de acordo com o escopo da trama, fossem mais plausíveis para o anime como um todo (desde o seu início). O lado dramático ganhou uma força descomunal na série, que chegou à ofuscar totalmente o teor sci-fi do enredo no geral. Com isto, Robotics;Notes deixou escapar o seu potencial de ser um anime à ser lembrado por muito tempo...

Serão vinte e três minutos de grande atenção na próxima semana. O limiar entre ter um final condizente (ou não) ganhará propriedade em Robotics;Notes. Unicamente, aguardar é preciso. E que venha um capítulo que possa, ao menos em tese, mostrar que o anime realmente consegue agradar ao seu modo.

Momentos extras

A Airi iniciará tudo aqui...

É a primeira vez, nestes comentários semanais de Robotics;Notes, que este humilde blogueiro abrirá um momento do tipo de fã de animação japonesa em compulsividade para relatar um certo evento. E o mesmo mostrou que, de uma forma ou de outra, aquilo que se mostrava tão perceptível desde o início do anime acabou realmente acontecendo com grande destaque e força.

Cena um.

A promessa é feita. A Aki quer que ver seu amigo retornando vivo da grande missão que o aguarda. Ele, obviamente, promete isto para ela. Mas há uma chance pequena de sobrevivência para o Kai...

Na conversa...

Uma declaração é feita. Ao seu melhor estilo de ser, o Kai diz o que pensa e o que quer para a Aki, com o mesmo tom de voz de sempre e a fisionomia descompromissada que o acompanha desde o início do anime.

Ainda na conversa...

Resposta pronta da Aki. Não se podia esperar algo diferente disto vindo da jovem protagonista do anime. mas, à bem da verdade, ela estava muito mais tímida do que qualquer pessoa ficaria ao receber certos tipos de palavras na face...

E na conversa...

O selo sacramentado. Aki e Kai se beijam de uma forma muito verdadeira e, querendo ou não, convincente. Por mais que muitos podiam esperar por um dueto Frau e Kai, a verdade é que o ato citado já se fazia esperar. Era só uma questão de momento.

O quê?

Momento verdade. Algumas paixões foram reprimidas após o ato consumado entre a Aki e o Kai. Na verdade, o Subaru e a Frau tinham as suas intenções sobre a dupla de protagonistas (muito embora o rapaz tenha surpreendido neste momento). Entretanto, minha pessoa está com muito anseio em ver o post deste episódio que, certamente, a nobre Roberta do blog parceiro Elfen Lied Brasil haverá de fazer...

O momento derradeiro.

Até a próxima, amigo visitante.

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!