Em pauta!

quarta-feira, setembro 03, 2014

Free! Eternal Summer - Episódio #10: verdades, lágrimas e vitória!

O olhar do espanto é real.
Confiança, amizade, perspicácia...

Até o presente momento todos os episódios de Free! Eternal Summer tiveram, em suas concepções, um personagem que se destacasse acima dos outros. Não que tal fosse homenageado ou algo do gênero, mas sim que a maior parte das ações de cada capítulo tiveram alguém como ponto maior de impacto. E agora a vez foi do Sousuke.

Diga-se de passagem, o décimo episódio do anime em questão teve no citado personagem o seu ponto de atenção máximo. Não apenas pela conversa franca que ele teve com seu amigo e rival, Rin, como também pela maneira que o rapaz acabou lidando com as adversidades, participando do revezamento e contribuindo para a explosão máxima do desporto nesta obra. Além disto tudo, certas recordações do passado se fizeram pertinentes uma vez mais, mostrando que o anime está mais do que disposto à mostrar a estória por detrás de seu elenco.

Pelo lado de Iwatobi, é compreensível ressaltar que o Haruka tornou-se ainda mais enigmático do que já era antes. Se no episódio anterior ele foi responsável por um dos momentos mais indecifráveis de Free! Eternal Summer, no capítulo desta semana ele acabou mostrando que possui o fator de atenção ao ambiente ainda em alta. Nada melhor para respeitar um adversário do que enfrentá-lo com o que tem de melhor, e isto o citado rapaz fez com maestria, na companhia de seus amigos de time.

Olhares da competição!
À bem da verdade, o presente episódio do anime mostrou tudo aquilo que se poderia esperar da obra nesta temporada. Desde seu início já havia ficado evidente o foco diferenciado (em comparação com 2013) no que tange ao enredo em si. E a cada nova semana, a obra foi mostrando que exaltar a competitividade com lições de amizade e confiança seria o seu grande trunfo, fato este que ficou bem em evidência com o episódio em pauta.

Outros personagens apareceram bem, fazendo seus papéis bem feitos (por assim exclamar). Este é o caso do Nitori e do Makoto, por exemplo. O Nagisa e o Rei competiram em suas especialidades individuais, mas o grande momento de todos acabou sendo mesmo o revezamento. Não é possível aqui dizer se o Haruka se arrepende do que fez no capítulo anterior, mas é de direito enfatizar que ele fez o possível para mostrar valor aos outros no décimo episódio. Seu anseio pelo "nado livre" é muito descompromissado, mas sua lealdade sobre certos atributos de vida permanece em alta.

De toda a forma, Free! Eternal Summer segue em seu percurso. O torneio regional teve o seu final registrado (antes do que se podia prever) e, em uma opinião bem pessoal, a obra deverá focar-se no encerramento do ano letivo. A despedida oficial se aproxima de todo o elenco deste anime, com passos largos e aquele anseio em não deixar lacunas abertas. Se haverão mais lágrimas e sorrisos, somente o tempo poderá responder.

Aguardar é preciso...

Trívia em Free! Eternal Summer #10


Exageros - o Sousuke tinha uma grande amizade com o Rin e, ao mesmo tempo, via tal rapaz como um rival direto em suas pretensões desportivas. Em razão disto, o Sousuke sempre buscou treinar cada vez mais, extrapolando os limites de seu corpo. Aproveitando a ausência do Rin (em seu período na Austrália) o rapaz forçou demais em seus exercícios, ao ponto de um dos seus ombros ter sentido de maneira vívida o resultado disto tudo. É uma lição que fica no ar...

Momentos...


Discussão - ainda pequenos, Sousuke e Rin tiveram suas desavenças, muito em razão do primeiro proferir palavras que o segundo não suportava...


Verdades #1 - o Rin utilizou de sua perspicácia para tirar a verdade do Sousuke. O que ele soube não soou nada bem...


Atento - o Haruka acabou, sem querer, escutando a conversa entre o Rin e o Sousuke. Era o momento de verdades sendo ditas...


Lágrimas - o Sousuke preferiu esconder tudo do Rin por saber como ele reagiria à tais palavras. Poucas semelhanças entre o Rin de agora e aquele da temporada passada...


Verdades #2 - o Haruka se encarregou de explanar para a equipe, antes do revezamento, o que havia com o Sousuke. E ali mesmo foi lançado o ultimato respeitoso ao adversário...


Revezamento #1 - a prova seguiu a sua mais profunda exaustão possível...


Revezamento #2 - o Sousuke sentiu no ombro a potencialidade da prova. Entretanto...


Vencedores #1 - esta é uma imagem da vitória, aguerrida e merecida...


Vencedores #2 - esta é uma imagem da vitória, aguerrida e merecida...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!