Em pauta!

sexta-feira, março 27, 2015

[Fim de Temporada] Shirobako...

A grande chamada.
De algo "desconhecido" para o "bem conhecido" em seis meses...

Quando Shirobako estreou na temporada de outubro'2014 algumas ideias vinham, apressadamente, à mente do fandom. A maior parte delas convergiam para um mesmo ponto em comum, estando este na alusão de que tal anime tinha muitos ingredientes para acabar sendo facilmente esquecido, sem atrativos que o colocassem em um patamar rigidamente mais digno de atenção. Era uma perspectiva cruel esta, ao ponto de poucas pessoas pensarem o contrário e verem, na proposta lançada pela obra, algo que realmente valeria a pena em se apostar.

O enredo central deste anime girou em torno de cinco protagonistas (Miyamori Aoi, Yasuhara Ema, Sakaki Shizuka, Toudou Misa e Imai Midori). A concepção se desenvolve desde a amizade entre elas até o mesmo trabalho em comum, mostrando como funciona o cotidiano da famosa indústria da animação japonesa. As mais diversas vertentes foram trabalhadas ao longo dos vinte e quatro episódios fazendo, de Shirobako, um dos slice-of-life mais altamente recomendáveis de que se tem notícia, o que acabou contrariando de maneira impetuosa o prognóstico inicial que era dado por muitos para esta obra.

A melhor pergunta que você pode fazer, no caso de não ter visto este anime, paira sobre o porque da obra ter agradado tanto e impulsionado a curiosidade massiva de quem a assistia. Isto se deve, essencialmente, a dois fatores bem importantes. O primeiro deles era a concepção do cotidiano, mostrando que a dureza e as dificuldades em se trabalhar diretamente com a indústria da animação estavam ali para serem devidamente vencidas, com direito a um sentimentalismo e um drama deveras real vivido pelo elenco em boa parte da obra.

Momento de decisões.
Por sua vez, o segundo fator foi ainda mais poderoso. Até porque, Shirobako simplesmente ousou em mostrar o âmago da indústria da animação em si, com todos os sobressaltos, desavenças, irregularidades e "picuinhas" que podem existir durante a produção de um anime. Desde a escolha de um estúdio, passando pelo time de seiyus (dubladores) até chegar aos trabalhos da animação em si, todas as características e pontos de atenção acabam envolvendo muito mais do que a gana em fazer um projeto ir adiante.

O que antes era pré conceituado como um enredo chato e sem glamour acabou convertendo-se, logo nos seus primeiros episódios, em algo que realmente poderia marcar toda uma época ou momento. Este anime, Shirobako, entregou ao seu final muito mais do que havia prometido e agradou de uma maneira tão simples e singela que, seguramente, este anime já entra categoricamente no grupo das obras que concorrem ao posto do melhor anime de 2015 desta casa na internet. E a prova mais atual disto tudo acabou sendo mostrada em seu último episódio, exibido na última quinta-feira e que soube emocionar elegantemente.

Em si, o capítulo final enfatizou a realização e satisfação pelo chamado dever bem cumprido. Todo o planejamento e execução do anime em progresso estava chegando ao seu momento derradeiro e, para coroar toda a tensão e exaustiva dimensão de responsabilidade dada para a causa, uma grande celebração acabou sendo feita. Todo o corpo de pessoas que colaboraram com a obra acabou tendo o seu momento de apego e gratidão. Um contraste com as lágrimas de alegria que puderam ser evidenciadas no episódio vinte e três, o qual foi muito bem dissertado no blog parceiro Alchemist Nany (clique aqui para visualizar o post).

Falando para todo o grupo.
E mesmo para um episódio final mais festivo, Shirobako ainda fez questão de mostrar alguns pormenores referentes à indústria. Isto é fácil de se deduzir, uma vez que a conclusão de um trabalho também pode passar por imprevistos, ordens apressadas, decisões e uma correria sem precedentes. Tudo em nome do chamado entretenimento. Não apenas as cinco protagonistas brilharam neste aspecto, como vários outros personagens acabaram tendo uma parcela saudável de responsabilidade no êxito deste anime em si.

Tratando dos temas mais técnicos pertinentes à obra em si, Shirobako conseguiu sobressair-se. A P.A.Works desenvolveu um trabalho bem digno com o visual e a animação desta obra. Muito embora não tenha mostrado o vislumbre visual de outros animes deste mesmo estúdio, seguramente o resultado final foi o mais digno de elogios possível. O mesmo pode (e deve) ser aplicado à parte acústica da obra, extremamente fiel ao propósito básico do enredo e que, carregada da mais pura simplicidade, sempre soube aparecer nos momentos mais precisos. Os temas de abertura e de encerramento não marcarão época de nenhuma maneira, porém são tão sinceros com o anime quanto o próprio acabou sendo com quem o assistiu.

Como menção final, pode aqui ser ressaltado que "o único ponto negativo" da obra pode ser aplicado à lentidão com a qual alguns episódios acabaram se desenvolvendo. Mas perto da imensidão de características positivas, tal aspecto acaba sendo facilmente perdoado. Shirobako é um anime para se ver com calma, tranquilidade e muita atenção. Merece respaldo e recomendação positiva. Além disto tudo, o anime deu um "nó tático" na desconfiança inicial de muitos e provou ter imensurável e digno valor.

Até qualquer dia, Shirobako!

Momentos...


"Conceituando e aprovando o script..."


"Um ambiente memorável..."


"Imagino pelo que ele passou até conseguir entregar o episódio final..."


"Na correria. Primeira parte."


"Na correria. Segunda parte."


"Os agradecimentos de todos..."


"Um novo projeto pronto para ser discutido..."


"União!"

Shirobako
Temporadas: outubro'2014 e janeiro'2015 - Total de 24 episódios

***   avaliação final: 8,5 pontos de 10,0 possíveis   ***


"O olhar dirigido para o amanhã..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]

Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!