A chamada da vez... |
Se há um anime no qual cada palavra sobre elenco e enredo tem de ser citada com cuidado, este é Boku Dake ga Inai Machi (conhecido também por Erased). Após um episódio inicial que apresentou todo o escopo da trama, a sequência revelou-se mais surpreendente do que este blogueiro antes imaginava. A temática é forte. As ramificações são tão poderosas quanto. E, felizmente, a obra está sendo conduzida de uma maneira justificada e profunda.
Em si, o terceiro episódio do anime fez questão de lançar cada emoção humana, conflitante ou não, a uma dura prova de resistência. Por mais que seja sabido o fato do Satoru ter voltado involuntariamente dezoito anos no passado (para 1988, no tempo do anime), ele é agora um adulto aprisionado no corpo de uma criança no ensino fundamental. A profundidade disto tudo começa quando ele, aos poucos, recobra as lembranças desta época e acaba tentando entender, à partir de tais, a real razão do próprio ali estar. É uma tarefa deveras complicada, pois para evitar um triste acontecimento no "tempo presente" dele, o Satoru tem que evitar certas ocorrências no passado onde se encontra.
Para tanto, a jovem Kayo é mais do que uma vítima. Trata-se de uma garota que não consegue ter um convívio social sadio, sendo até discriminada na escola por vários dos seus colegas de sala. Chame de bullying se assim preferir (embora o termo não existisse na época), nobre visitante, mas a moça em pauta sofria com algo que conseguia ir além da característica citada. As marcas vermelhas em seu pequeno corpo tudo enfatizavam. Quase ninguém conseguia notá-las, pois a pessoa que as provocara soube esconder muito bem cada uma das evidências dos seus atos cruéis.
Infelizmente, não é uma ocorrência distante daquilo que se nota (em diversos casos) no mundo real, mas o modo com o qual o tema é trabalhado no anime (até o momento) é digno de nota. Isso ganha pontos extras de veracidade, à partir do momento no qual você sente um grande asco das provações pelas quais a pequena Kayo tem de passar, seja com a violência física (familiar) ou social (na escola) que ela tem de enfrentar quase que diariamente. Não é saudável, nem belo, muito menos contagiante de maneira positiva, mas é uma pauta que serve para a racionalização, compreensão e entendimento dos níveis que isto pode atingir.
O Satoru ao presenciar algo muito cruel... |
Boku Dake ga Inai Machi deixou bem nítido, para quem assiste o anime, qual foi a parte do episódio mais desagradável, irritante e cruel. Talvez o ponto de vista difere consideravelmente, visitante, mas não muda o fato de foram quase quatro minutos humanamente repugnantes. Por outro lado, o jovem Satoru aparenta ter o auxílio do seu professor para a causa mais do que justificada. Existiram momentos no terceiro episódio, especialmente em seu final, que deixaram no ar a ideia de que uma reviravolta poderá vir à tona. Como nota feliz neste capítulo tão drástico no enredo em desenvolvimento, o Satoru conseguiu proporcionar minutos de alegria e confortamento à sua amiga, Kayo.
A raiva existiu. As lágrimas desceram pelo rosto. A ansiedade e o assombro se fizeram presentes. Tudo isto ocorreu com a minha pessoa ao ver o terceiro capítulo do anime em pauta. Não poderia ser diferente disto. Vale-se aqui refletir sobre "o todo", que ainda não terminou, e como tais fatos serão trabalhados daqui por diante. Esperar até a próxima semana pode ser cruel, mas não é nada em comparação tudo aquilo pelo qual passa a Kayo (e de certa forma o próprio Satoru).
Boku Dake ga Inai Machi é uma das grandes pérolas da atual temporada, com total justiça na afirmação. Com uma parte técnica que trabalha harmoniosamente com o enredo e elenco da obra, que mostra seguir sob a tutela de um diretor e equipe muito bons, este anime mostra ter as ganas de ser um dos melhores de janeiro'2016 (e talvez até pré-candidato para o top máximo do ano no todo). Por agora, pensar na missão do Satoru e no duro cotidiano da Kayo é o essencial.
E assim o anime prosseguirá...
Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...
"A face de alguém que tem um longo caminho pela frente..."
"O olhar da mais pura maldade em pessoa..."
"Um momento para a compreensão..."
"O esboço de um tímido sorriso..."
"Uma árvore de Natal em fevereiro..."
Até a próxima!
[ made in NETOIN! ]
Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Ficou muito bem detalhado diversas partes deste episódio, boku dake ga inai machi está se tornando realmente uma perola desta temporada de anime, que por sinal está aparentemente melhor que a do final de ano, espero que ao menos a serie ou a temporada se concluem de forma agradável.
ResponderExcluirSobre o episódios 3 a minha opinião se resume no que vi neste post, apesar de ter sido um episodio bem triste(que por sinal não piora a obra) ele se sobressaiu nas cenas finais de Satoru e Kayo.
Mas vem sempre aquela vontade de ler o mangá pra saber o que vai rolar kkkkkkkkkkkkkkkk
Saudações
ExcluirRapaz, controle-se e seja forte. Não vá atrás do mangá, caso contrário o anime (talvez) não lhe cause mais o impacto do "efeito surpresa".
Até mais!
Hai Hai.
ResponderExcluiro/
Fica a Dica. ^^
até.