Em pauta!

segunda-feira, janeiro 25, 2016

[Volta ao Passado] Um professor bem desesperado...

A chamada da vez.
O desespero é real...

Sayonara Zetsubou Sensei é um título ímpar na animação japonesa. Seus traços (apresentação visual) aquém do bonito fazem um peso perfeito na balança da obra, onde do outro lado estão a grande qualidade do enredo e seu elenco rico em diversidade. É um anime que fez conflitos dentro si próprio, sendo este o maior charme de toda a obra. Pegando o nome deste título e traduzindo-o para o português literal, você notará que o adeus para o professor desesperado é algo muito singular e objetivo.

A primeira temporada deste anime, com doze episódios (exibida no último trimestre de 2007), apresentou cada um de seus capítulos contendo duas histórias, perfazendo vinte e quatro enredos diferentes no total. Este foi um anime que soube apresentar seus personagens, principalmente ao se levar em consideração a grande quantidade do seu elenco. Este post, especificadamente, trará à tona o quarto episódio deste anime, que apresentou duas histórias que resumiram bem o espírito da obra em si.

Uma das alunas presentes na turma do Itoshiki (o professor desesperado) vivia machucada. Sempre aparecia com muitos curativos pelo corpo e, no ponto de vista de terceiros, ela era vítima constante de violência doméstica por parte do próprio pai. Esta era a Kobushi Abiru, uma garota que simplesmente amava animais, ao ponto de trabalhar em um zoológico. Mas tal paixão não era sadia, pois ela gostava muito era de puxar as caudas/rabos de todo e qualquer animal que via. Disto é possível tirar, com tranquilidade, a razão pela qual a jovem sempre aparecia tão "quebrada" fisicamente.

 Duas vertentes do problemático professor desesperado...

Já na outra metade do episódio, a história dá passagem para uma outra estudante. Neste caso, alguém que simplesmente não conseguia emitir uma única palavra sequer. Tratava-se da Otonashi Meru, uma jovem que se comunicava com os demais através do seu celular, enviando e-mails aos interessados. O anime explica mais adiante a razão da jovem assim ser, mas de momento basta você saber, visitante, que por detrás de sua aparência frágil e tímida estava escondida uma pessoa que pratica o perigoso bulliyng virtual. Desnecessário enfatizar que o Itoshiki tinha mais uma razão, assim, para se desesperar por completo (neste caso ele não era o único).

Os dois parágrafos acima não resumem o episódio, mas apresentaram para você as facetas das duas metades que o compõe, cada qual designada a uma das estudantes na sala do professor mais desesperado na Terra. Assistindo ao mesmo, visitante, tu notará como o anime se saiu bem ao mostrar não apenas as vertentes em pauta, mas também como todo o conjunto da obra em si trabalhou em paralelo. É algo bem digno de nota.

Sayonara Zetsubou Sensei é um anime que merece ser indicado. É bem verdade que não é perfeito, mas executa muito bem o trabalho ao qual se propõe. O NETOIN! tem uma review da obra (que pode ser aqui lido). E com base no que você acabou de ler neste post, tenha a mais franca certeza de que esta obra soube mostrar as facetas de uma sociedade, em companhia de um humor dos mais bem-vindos.

Zetsuboushita...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Alguém aqui não acredita que será atacada por um tigre..."


"A Kobushi ama os animais..."


"Uma coleção de caudas. Cortesia da Kobushi..."


"A Otonashi aparenta ser frágil..."


"Assim fica a Otonashi quando o seu celular não tem sinal..."


Sayonara Zetsubou Sensei
Episódio #4: "Do cotovelo ao joelho / Não consigo viver sem uma antena"


"Uma 'homenagem' à Final Fantasy no final do episódio. Épico..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. interessante eu vi umaa informacoes, Zetsubou foi feito plea Shaft, pela sua descrição ele me lembrou em alguns pontos (tais como os personagens de personalidades distintas e as criticas siciais da qual envolve a serie, comedia) o Arakawa Under the bridge adaptado pelo mesmo estudio .

    no mais nao sei se ele irá ocupar o espaço de arakawa porém, assim que eu termimar o arakawa, mas pretendo dar uma olhada neste anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Acredito que tu gostará muito desta obra, tão logo resolva assistir à mesma, nobre.

      Altamente recomendável.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!