Em pauta!

quinta-feira, abril 16, 2020

[Informação] Estado de emergência japonês


Rápidas explanações...

Atualmente, o mundo vive uma crise de saúde, que acarreta diretamente em dificuldades nos âmbitos do bem-estar, social e econômico. Tudo isto com a pandemia do novo coronavírus. Melhor conhecido pela nomenclatura Covid-19, este vírus é extremamente danoso ao sistema respiratório humano, podendo levar tanto a sérios agravamentos das condições de saúde já existentes pelo seu portador, como também fazê-lo chegar ao óbito (leia aqui melhores dados e explanações acerca deste vírus).

Os países ao redor do globo tem lidado com esta delicada questão, cada um a sua forma, por diferentes meios e/ou diretrizes. Não cabe neste post, muito menos para este blog, sequer opinar sobre "quem está certo ou errado" ou enfatizar/explanar sobre discordâncias acerca do fato. Não é paliativo fazer isto aqui.

Contudo, é chegado o momento do Netoin! falar um pouco sobre os impactos desta pandemia, uma vez que a base da existência neste humilde espaço na internet é a animação japonesa e, ocorrendo algo que impacte nisto, noticiar à você sobre tais fatos é o que pode ser feito nesta casa.

Momento de atenção (Hataraku Saibou - divulgação).

No dia em que post está indo ao ar, Shinzo Abe, o Primeiro Ministro japonês, decretou oficialmente o estado de emergência em todo o território nacional do Japão. Tal conjectura já existia em nove das províncias do país (exemplo), e agora está estendida a sua totalidade. O mesmo terá validade por um mês, a partir desta data (veja o enunciado aqui). Existe a possibilidade do estado de emergência encerrar-se em 6 de maio, mas para isso será necessário a redução de 70% a 80% no contato entre as pessoas segundo as palavras do próprio Shinzo (leia aqui a nota).

Anteriormente já circulava por diversos sites, blogs e fóruns ao redor do mundo, informes sobre a postergação de diversas obras - algumas anteriores ao estado de emergência ter sido decretado - de animação para datas a frente e/ou ainda indefinidas, em relação justamente à propagação e aumento nos casos de incidência do novo coronavírus.

Um bom exemplo do enunciado acima ocorreu com o filme da franquia Pretty Cure, intitulado como Eiga Precure Miracle Leap: Minna to Fushigi na 1-nichi, cuja data original de lançamento era 20 de março (leia aqui a nota) e que, mais tarde, acabou sendo alterada para 16 de maio, com a possibilidade de nova postergação. Animes da atual temporada já sentem o impacto imediato, sendo este os casos diretos de Houkago Teibou Nisshi (que entrará em pausa no terceiro episódio) e de Sword Art Online: Alicization - War of Underworld 2nd Part (postergado para a temporada de julho-2020). O filme animado de Given (aqui) e o live-action de Eizouken (aqui) foram igualmente postergados, em razão da pandemia.

Novo momento de atenção (Hataraku Saibou - divulgação).

Além dos enunciados acima, a curva crescente de casos do novo coronavírus, somado ao estado de emergência recém declarado, poderá fazer com que a temporada animística de julho-2020 sofra impactos diretos, seja de forma parcial ou na sua totalidade, sendo esta - de momento - apenas uma teoria. Isso tudo está a depender de como se sairá o Japão em seu combate à pandemia. Obviamente, não apenas trabalhos ligados aos animes estão entrando em pausa e/ou sendo postergados, mas sim diversas mídias de entretenimento neste meio estão passando agora por tais ocorrências.

Nobre visitante, a razão de existir deste post está ligada unicamente a informação e atualização de fatos precisos. Este humilde blogueiro não vai aqui ressaltar inconformidades, pois não é do costume. Além disto, deve-se ressaltar que toda e qualquer medida a ser tomada agora, nos âmbitos descritos - e com referências para apreciação - ao longo deste texto, são para garantir o prosseguimento futuro dos trabalhos mensurados.

O momento atual é de se cuidar, cada um fazendo sua parte da melhor maneira que lhe for possível. Esta frase não cabe unicamente aos japoneses, e nem poderia assim ser. E de fato, o controle de agora é essencial. Tão logo novidades sejam divulgadas, o Netoin! procurará trazê-las.

Aguardar é preciso...


Fontes desta matéria (clique nelas para visualizá-las, em inglês)

Área com informes da Covid-19 no site Anime News Network (em inglês)

Observação
Hataraku Saibou foi o anime escolhido para lustrar o post, 
dada a sua temática tão precisa para o atual momento.

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!